Matéria publicada no Jornal do Brasil – Caderno B
Sem Identificação – Rio de Janeiro – 02.12.1966

Barra

Perseguição ao Homem em Ópera de Fantoches

Dois inocentes amantes são perseguidos pelos mouros, de repente, Q. Quixote que assistia à trama resolve interferir a mostrar a glória da cavalaria, destruindo os perseguidores que são nada mais que simples bonecos de um teatro de fantoches. Inserido por Cervantes no seu livro D. Quixote, o episódio expressa como seu herói deixava-se envolver por situações irreais.

Desse episódio, Manuel de Falla, compôs uma ópera de um ato, El Retablo de Maese Pedro, e que será apresentado pelo Teatro de Marionetes de Ilo e Pedro, amanhã, na sala Cecília Meireles, sob a reg6encia do maestro Isaac Karabitchevsky e direção de Gianni Ratto, que considera uma experiência nova e válida oito pessoas desenvolvendo a ação de 70 bonecos, tudo isso a 16 mãos.

A Ação

Três personagens principais aparecem em El Retablo de Maese Pedro: D. Quixote, Pedro e o narrador, que é seu filho. Os bonecos que expressam essas figuras cantam, em música de câmara, o desenrolar dos fatos, procurando mostrar a não admissão, por parte D. Quixote de qualquer perseguição que se faça ao ser humano, mesmo em situações criadas por um autor. O Teatro de Marionetes de Ilo e Pedro apresenta os cenários e bonecos de uma maneira moderna, onde outras inovações está a utilização de varas e não dos fios, para controlar os gestos dos bonecos. Todas as figuras do teatro, inclusive Melisandra e Gaifeiros, os amantes, foram criados por Pedro Duron, enquanto os cenários ficaram a cargo de Ilo Krugli. Os outros responsáveis pela ação Cecília, Silvia, Helena, Vicente e Marita, fazem parte do grupo de Ilo e Pedro, a maioria estudantes como eles da Escola Nacional de Teatro, onde já apresentaram. O Senhor Rei Mandou Dizer, também de marionetes. Outra experiência do grupo foi com a inauguração, em abril de 1965, do Teatro de Fantoches e Marionetes no Aterro do Flamengo.

Depois do Tenor (Pedro), barítono (D. Quixote) e soprano (filho de Ilo), as figuras que aparecem na ópera são as do Rei Carlos Magno, o amigo de Quixote, Rolden e os guerreiros, cavaleiros, carrasco, e curiosos dos acontecimentos.