Cartaz, 2010

Programa, 2010

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Cia Stravaganza 22 anos

apresenta

ÓPERA MONSTRA

Melodrama Musical Infantil de Ricardo Severo

Direção de Adriane Mottola

(Verso da Capa)

As crianças adooooram monstros. Nós, da Stravaganza, também. Então, reunimos cinco monstrinhos carismáticos num espetáculo que nos recorda de como somos únicos, originais e… às vezes monstruosos.  Viva a diversidade! Como numa das canções da peça, para a Cia. Stravaganza… O que parece horroroso / pode ser só singular / cada um de nós é espantoso / quem diz que não vai dançar / Nós somos monstros / mas quem não é?

Adriane Mottola – Diretora

Quando comecei a escrever este musical, eu estava envolvido em mil trabalhos diferentes… E, dentro desse aparentemente caótico universo criativo, lá surgiram os monstros que a Adriane queria, cantando o rock indie que eu estava ouvindo, e desfilando com a linguagem de melodrama do texto que eu estava relendo – A Maldição do Vale Negro, do Luís Artur Nunes e do Caio Fernando Abreu –  carinhosamente citado na narração final.

O medo é uma ilusão, e por isso mesmo, ao propor esse jogo com a plateia, quero deixar o público à vontade para perceber e brincar com o teatro na sua forma mais pura.

Nada mais prazeroso do que trabalhar novamente com a Cia. Stravaganza, depois de tanto tempo, e retomar essa parceria que rendeu peças deliciosas: Por um Punhado de Jujubas, A Lenda do Rei Arthur, O Ovo de Colombo e Decameron. Neste grupo, nada é desperdiçado, a troca é constante, e o resultado é sempre surpreendente. Então, venham para o nosso jogo teatral , e não tenham… Medo!!!

Ricardo Severo – Texto e Música

A Cia. Stravaganza figura entre os melhores coletivos brasileiros. Estreou no Festival (Palco Giratório – SESC RS) sua última produção destinada ao público infanto-juvenil, reafirmando a alta qualidade do seu trabalho. Com a mistura do vampiro, lobisomem, múmia e a “criatura” do Dr. Frankenstein, a Ópera Monstra em vez de apavorar diverte as crianças e também os adultos. Intérpretes talentosos cantam, dançam e imprimem humanidade nestes personagens, por natureza, caricatos, estereotipados. Evidentemente isto não ocorre por acaso, ou por inspiração adventícia, e sim mediante estudos profundos e exaustiva busca de solução aos problemas detectados no processo de criação. O texto de Ricardo Severo, que também assina a partitura musical, é classificado com propriedade  “melodrama infantil”. Desse modo, estudar o melodrama, como teoria e prática cênico-interpretativa, foi um dos recursos básicos utilizados pelo grupo. Isso possibilitou fugir às armadilhas da psicologia pessoal , que não serve à análise dos personagens, e encontrar meios de lidar com emoções primárias sem cair em vulgares clichês. A direção de Adriane Mottola mostra-se não apenas hábil, mas extremamente criativa, conduzindo o elenco e todos os acontecimentos para instaurar, sem qualquer maniqueísmo, o universo onde a imaginação supera a fantasia, transformando o medo em humor fino, requintado, de modo a dissipar as sombras ”monstras” que atormentam o ser humano desde a infância. Torna evidente que o desconhecido não é necessariamente mau, apenas outra forma de ser – ou seja – o diferente não é uma ameaça.  E o faz com recursos expressivos – música, dança e cenografia – extremamente vinculados à imagem.

Sebastião Milaré – Pesquisador e Crítico Teatral, Revista ARTESESC RS, agosto 2010

(Página 1)

Ópera Monstra

Elenco

Rodrigo Mello: Frank
Duda Cardoso: Castorf
Lauro Ramalh: Dom Skeletor
Sofia Salvatori: Valéria Dracul
Fernanda Petit (Stand By): Valéria Dracul
Janaína Pellizon: Mama Lupina

Ficha Técnica

Direção: Adriane Mottola
Texto e Música: Ricado Severo
Cenografia: Zoe Degan
Figurinos: Cassio Brasil
Iluminação: João Acir
Maquiagem: Georgia Reck e Grupo
Preparação Vocal: Simone Rasslan
Animações e Programação Visual: Rodrigo Mello
Preparação Melodrama: Daniela Carmona
Coreografias: Carlota Albuquerque
Prótese Dentária: Dr. Ricardo Cusato
Criação de Objetos Cênicos: Cris Bastos
Operação de Som: Morgana Kretzmann
Operação de Luz: João Acir
Operação de Vídeo: Adriane Motolla
Direção e Produção Musical: Ricardo Severo
Direção de Videos: Bruno Gularte Barreto
Direção de Animações: Rodrigo Mello
Voz em Off: Rubens Caribé
Fotos: Vilmar Carvalho e Bruno Gularte Barreto
Divulgação: Lauro Ramalho
Realização: Stravaganza

(Página 2 – Desenho do Castelo)

(Páginas 3 à 5 – História em Quadrinhos)

(Última Capa)

Apoio:
(Logos) TVE, 107.7 FM Cultura, RBS TV, Tvcom, Clube do Assinante, Clubinho, AlgoMais, Kiza, Moeda, Via Imperatore, Restaurante Marco’s, Applebee’s, Balaio das Artes, Al Dente Ristorante, Mantra,  Julio Hahn Estética, Severa Sounds, Imaginária Produção Musical, Radioativa

Apoio Especial:
(Logo) SESC RS

Financiamento:
(Logos) FUMPROARTE, Secretaria Municipal de Cultura Prefeitura de Porto Alegre