Matéria publicada no Jornal A Noite
Sem Identificação – Rio de Janeiro – 04.10.1948

O Teatro para Crianças dos Artistas Unidos

A “Companhia Artistas Unidos”, de que a senhora Henriette Rister Morineau, ora representando magistralmente a peça: Só nós três! É a primeira figura, vai apresentar na segunda quinzena deste mês, o seu Teatro das Crianças. É um teatro infantil feito, como deve realmente ser e é, nos países bem orientados sobre o assunto, por atores adultos e não por crianças.

As crianças não tiram com toda a propriedade os efeitos cômicos das peças, nem são capazes de um jogo burlesco com, os atores adultos. A representação para crianças deve ter um tom caricatural, de exagero de gestos e de recursos, que só os atores experimentados são capazes de realizar.

Assim, ninguém pode contestar que atrizes com o tirocínio de Madame Morineau, Flora May e Maria Castro representem melhor os papeis de uma peça infantil do que bisonhos amadores infantis, entre os quais não é todos os dias que surge uma revelação como o de Teresinha, a assombrosa e minúscula interprete de Mulheres.

A estreia do Teatro das Crianças dos Artistas Unidos vai revelar, ao mesmo tempo, um novo talento de autor, – o de Lucia Benedetti (a tradutora de Mulheres); um novo diretor, – Graça Mello; e um cenógrafo, – Nilson Penna. Tanto Graça Mello como Nilson Penna figuram também no elenco de O Casaco Encantado, ao lado daquelas três atrizes e dos atores, Jacy Campos, Dary Reis e outros.

A peça de Lucia Benedetti, original e movimentada, terá ilustrações musicais do festejado maestro italiano Renzo Massarani, que colaborava com Pirandello e Louis Jouvel, assim como fez as ilustrações musicais de Elizabeth da Inglaterra e de Lua de Sangue, O Casaco Encantado não é a primeira incursão de Lucia Benedetti nas letras infantis, pois já publicou, antes, o livro de narrativas para crianças Chico Vira Bicho e Outras Histórias, escrito em colaboração com R. Magalhães Junior e lançando no Natal de 1943 pela Livraria do Globo, de Porto Alegre, com verdadeiro sucesso.