Programa, 2007

Barra

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Cia. Paidéia de Teatro apresenta

O SORRISO DE ANA

Texto Original: Christine Röhrig
Dramaturgia: Cia. Paidéia de Teatro
Direção: Amauri Falseti

(Interior)

Sinopse

Ana é uma adolescente, assistente de cozinha, que mora num castelo. Entediada e sonhadora, troca o sal da salada por sapólio. Isso faz com que ela acabe sendo expulsa do castelo. A partir daí ela tem como missão descobrir um produto inovador que tempere a salada ou encontrar um príncipe que se case com ela.

Ao longo de sua jornada, Ana encontra diversos seres e passa a viver experiências com as quais ela tem de aprender a lidar. Ao mesmo tempo em que vai se deparando com os acontecimentos e aventuras, Ana vai construindo o seu eu.

Trata-se de uma história de iniciação, de passagem da fase da adolescência para a vida adulta com todas as surpresas, percalços e dúvidas que a vida pode trazer.

Elenco

Aglaia Pusch
Camila Amorin
Fábio Coutinho
Flávio Porto
João Marcelo Szwec
Manoela Pamplona
Maria Fernanda Santoro
Rogério Modesto

Ficha Técnica

Texto Original: Christine Röhrig
Dramaturgia: Cia. Paidéia de Teatro
Direção: Amauri Falseti
Assistente de Direção: Márcia Rodrigues
Direção Musical: Ricardo Zohyo
Preparação Corporal: Adriana Almeida Paes
Cenografia: Aloísio Salles
Figurinos: Márcio Vinicius
Assistentes de Figurinos: Sofia Lopes e Ulisses Dourado
Costura: Cleide Mezzacapa Hissa
Iluminação: Rogério Modesto
Operadora de Luz: Mariana Porto

Agradecimentos

Claudia Hamra, Marina Kenan, Teatro Faap e Rubens Marcelo Volich

O Sorriso de Ana

O Sorriso de Ana e os contos de fadas

O texto original de Christine Röhrig, O Sorriso de Ana, por suas características é uma estória, um conto de fadas e, como escreveu Guimarães Rosa, as estórias são invenções saídas do imaginário.

O texto foi adaptado para o teatro pelo grupo de atores da Cia. Paidéia de Teatro, durante oficina de dramaturgia realizada ao longo de ano de 2006. Em 2007, o grupo apresenta o espetáculo ao público infanto-juvenil com a firme proposta de resgatar o papel dos contos de fadas no cotidiano por sua enorme importância na existência humana.

Segundo Bruno Bettelheim, enquanto divertem, os contos de fadas trazem esclarecimentos sobre o próprio eu, favorecendo o desenvolvimento da personalidade e enriquecendo a sua existência em diversos níveis. São obras integralmente compreensíveis, como nenhuma outra forma de arte. Como arte, os contos de fadas têm muitos aspectos dignos de serem explorados em acréscimo ao significado psicológico. Nossa herança cultural, por exemplo, encontra expressão em contos de fadas, e através deles é comunicada à mente infantil.

Os contos de fadas, por descreverem um mundo pleno de experiências, de amor, de destruição, de ambivalências, realizam plenamente quatro tarefas: fantasia, escape, recuperação e consolo. São essenciais, pois delineiam a base humana universal.

Tempo de duração: 60 minutos

Faixa etária: a partir de 5 anos

Projeto Gráfico: Lee Dawkins

(Logos) Flats Laundry Service, Água Mineral Vidagua, Weleda, Fotógrafo Pipo, Boavista Shopping, ABT, Sesc SP Santo Amaro, Programa Municipal de Incentivo ao Teatro para a Cidade de São Paulo, Prefeitura da Cidade de São Paulo

(Última Capa)

www.paideiabrasil.com.br
ciapaideia@paideiabrasil.com.br

Local: Pátio dos Coletores de Cultura
Rua Darwin, 153, Alto da Boa Vista, Santo Amaro, CEP 04741-010
Reservas e Informações: 11 5522-1283

Agendamos espetáculos para escolas

Estacionamento grátis ao lado, no Boa Vista Shopping, entrada II, Rua Darwin, 47, Piso G6