Programa do espetáculo que estreou na cidade de São Paulo, SP no Teatro da Cia. Paideia, em 2010

 

 

 

 

 

 

 

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Cia Paidéia de Teatro
apresenta

NA ARCA ÀS OITO

de Ulrich Hub,
Tradução: Christine Röhrig
Direção: Amauri Falseti

(Interior)

Na Arca às Oito

Em um dos encontros semanais do grupo de estudos, Christine Röhrig, a coordenadora, trouxe para a leitura e análise o texto Na arca às oito. Foi o amor à primeira vista. Todos tinham algo a dizer, comentar, analisar, ponderar. O texto tocou a todos de formas diferentes e concluímos que ele não poderia ficar “escondido”. Deveríamos mostrar ao maior número de pessoas, montá-lo, coloca-lo no palco para o nosso público. Nossas crianças deveriam conhecê-lo e aproveitar de suas “delícias”.

Com o convívio entre nossa companhia e nosso público, relação que a cada dia se aprofunda, percebemos que textos como este ganham importância e se tornam necessários na vida de muitas pessoas. Suprir essa necessidade é uma das funções dos artistas e faz parte de sua prática. Na montagem desta peça buscamos trazer as discussões sobre religião, solidariedade e amizade, não como frequentemente aparecem nos meios de comunicação, mas como outra forma de olhar, como apoio na construção de um novo mundo e de novas relações entre os homens. Com muito carinho e orgulho, estas são algumas das razões da apresentação de nosso espetáculo Na arca às oito.

Quando perguntamos para um pinguim: quem é Deus? Ele nunca sabe direito o que responder. É provável que ele seja grande e poderoso, mas é invisível. Então, como saber se ele existe de verdade?

Pinguins adoram discutir e foi durante essa discussão, entre três pinguins, que o dilúvio começou. Mas uma pomba entrega para eles dois bilhetes para a arca de Noé.

Apenas dois bilhetes…

Nessa história turbulenta sobre amizade e solidariedade, com leveza e humor, o autor Ulrich Hub, formula uma nova maneira de falar de Deus.

O texto foi Vencedor do Prêmio de Peça Radiofônica Infantil de 2006 e do Prêmio Literário Infantil de 2008.

Elenco

Aglaia Pusch
Camila Amorin
Fábio Coutinho
Flavio Porto
Manoela Pamplona
Rogério Modesto

Músicos
Marcos Iki
Timon Schilling

Ficha Técnica

Texto: Ulrich Hub
Tradução: Christine Röhrig
Direção: Amauri Falseti
Preparação de Ator: Juliana Jardim
Cenário e Figurino: Márcia de Barros
Assistente de Figurino: João Monteiro
Confecção de Figurinos: Projeto Ofício Moda Geração de Renda – Movimento Comunitário Estrela Nova
Músicas: Marcos Iki
Iluminação: Wagner Freire
Assistente de Iluminação: Alessandra Marques
Operação de Luz: André de Azevedo e Dominik Langenbeck
Programação Visual: Ieda e Geninho

Duração: 50 minutos.

Cia. Paidéia de Teatro

A Cia. Paidéia entende o teatro como uma ação capaz de transformar o indivíduo e sua realidade. Mostra os avessos do palco, as várias etapas da construção do espetáculo, é a sua forma de alcançar e disseminar a vontade de conhecer, experimentar e reinventar o teatro.

Contemplada, pela sexta vez, pelo Projeto Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, a Cia. Paidéia, com o apoio da Subprefeitura de Santo Amaro, consolidou seu espaço físico, o Pátio de Coletores de Cultura, como um centro cultural que, muito mais do que um lugar de exibição, tornou-se um polo de agentes culturais.

Os profissionais da Cia. Paidéia de Teatro realizam ações criativas permanentes com jovens e crianças, buscando a sua inserção na sociedade. O objetivo do núcleo não é a formação de atores e sim o de multiplicar o número de “apaixonados” pelo teatro, arte e cultura, que possam ampliar as perspectivas culturais de sua própria comunidade.

Todas as ações são realizadas em conjunto com a comunidade local e com escolas particulares e públicas, integrando estudantes e a população jovem, público em geral, professores, educadores e profissionais de arte.

A Paidéia Associação Cultural foi fundada em 1997, pelo diretor Amauri Falseti e a atriz educadora Aglaia Pusch, e se divide em dois núcleos principais: A Cia. Paidéia de Teatro e a Paidéia Cidadã – que contempla cursos, parcerias e diversos projetos, entre eles a Cia. Jovem Paidéia de Teatro, o Ponto de Cultura Paidéia Cidadã e o Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude “Uma Janela para a Utopia”, realizado anualmente.

Saiba mais: www.paideiabrasil.com.br

(Última Capa)

(Logos) Associação Paidéia, ABT, Clemente Gauer, Escritório de Comunicação CrisBrito, Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners, Gol Textil, Fotógrafo Pipo Giolluisi, Programa Municipal de Fomento Teatro, Secretaria de Cultura Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Prefeitura de São Paulo, ProAc, Governo do Estado de São Paulo.
Projeto Realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de estado de Cultura – Programa de Ação Cultural – 2010.

Agradecimentos

Amalia Altenburg, Andrea Gronemeyer, Armazém da Luz, Bebê de Soares, Elio Amorin, Equipe Paidéia, Esiquiel Tiburcio, Marcelo Tosta, Maria da Gloria Martins, Renata Ribeiro, Paulo César Dias, Wellington Cardoso