Matéria publicada em O Globo – Segundo Caderno
Por Roberta Oliveira – Rio de Janeiro – 20.03.2006

Mais uma Habilidade de Maria Clara Machado

Exposição no Flamengo reúne 20 aquarelas inéditas da autora de Pluft, o Fantasminha. Nos anos 70, a autora e diretora Maria Clara Machado começou a fazer análise. Na tentativa de aliviá-la da angústia de ter tantos personagens na cabeça e tão pouco tempo para levá-los ao palco, o psicólogo a aconselhou a pintar. A aquarela foi a técnica escolhida. O resultado pode ser visto a partir de hoje no Arte SESC, no Flamengo. Ao todo são 20 aquarelas pintadas entre a década de 70 e a de 80 que retratam personagens de Maria Clara, como o Dragão Verde, Pluft, o Cavalinho Azul, o Gato de Botas, além de desenhos que remetem à infância, como flores, pombas e anjos.

– Como esses desenhos ainda eram inéditos, quis mostrar o que ela retratava e, ao mesmo tempo, esses personagens que representavam a obra dela – conta Antonio Bernardes, curador da mostra e presidente do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ).

Pelos 55 anos de fundação do Teatro Tablado, Maria Clara Machado é a grande homenageada do 4º Seminário SESC-CBTIJ, que começou ontem e que hoje comemora o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude.

O Seminário termina na quarta-feira com a mesa-redonda ” O teatro na Contra mão”. O Tema será debatido pelo diretor Hamilton Vaz Pereira, pelo psicanalista Eduardo Rozenthal, pelo escritor Luiz Antônio Aguiar e por Jailson de Souza e Silva, fundador do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e coordenador do Observatório das Favelas do Rio de Janeiro.