Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 16.04.2013

Barra

Uma divertida viagem no tempo

Viajar no tempo é um tema que sempre exerceu fascínio tanto para escritores quanto para leitores, tanto na literatura quanto no cinema e no teatro. Temos em São Paulo, até o fim do mês, a chance de ver esse tema explorado de forma criativa em peça para crianças, A Linha Mágica, escrita sob encomenda por Sean Taylor, em processo colaborativo com o diretor Eric Nowinski e com o elenco. A ideia de todos era adaptar o conto homônimo incluído em ‘O Livro das Virtudes’, de William J. Bennett.

Vejam as perguntas que o espetáculo pretende responder, de acordo com o próprio diretor: “Por que temos a sensação de que o tempo passa mais rápido ou mais devagar, dependendo do momento em que estamos vivendo? E por que temos a sensação de que às vezes nossa imaginação nos leva para frente ou para trás? Quem nunca teve vontade de controlar o tempo?”

Apesar do tom filosófico dessas questões de fundo, a peça é brincalhona, fluente, com muita música boa e ao vivo (a cargo de André Vac). Aliás, um dos pontos altos é mesmo a trilha sonora, com a qual também colaborou o ator principal da peça, Thomas Huszar. A canção assobiada pelos dois atores (Thomas e Beatriz Mentone), na hora em que os dois personagens estão a caminho da escola, é sensacional.

A dupla de atores, Thomas Huszar e Beatriz Mentone, está muito bem. Os dois são carismáticos, cantam afinados, convencem como crianças sem cair em caricaturas, acertam nos gestos, nos tempos de comédia, nas cenas de interação com a plateia. É uma dupla que, ao que tudo indica, chegou para ficar.

A Linha Mágica é o primeiro espetáculo do grupo A Fabulosa Companhia, que existe desde 2010, fundada por Simone Grande (As Meninas do Conto) e Eric Nowinski. Vale a pena prestigiar.

Repare também na perfeita integração entre a dramaturgia, a interpretação e as ilustrações projetadas no telão. Essa harmonia atuação-projeção é rara. Isso se dá em boa parte pela eficiência dos desenhos e das animações criados pela diretora de arte Adriana Meirelles. São um show à parte.

Um pouquinho do enredo: Pedro é um menino ansioso que só quer brincar e não aguenta ficar sentado por muito tempo dentro de uma sala de aula. Na floresta, surge uma mulher misteriosa que entrega a ele um novelo capaz de transportá-lo para o futuro. Como nos pergunta o talentoso diretor Eric Nowinksi: “Quem resistiria a usar a linha mágica ?”

Serviço 

Teatro Alfa – Sala B
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro
Tel.: (11) 5693-4000
Sábado e domingo, às 17h30
Ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Até 25/11

*Este texto foi publicado anteriormente em 01.11.2012 no Blog Pecinha é a Vovozinha.