Barra

Conceituo linguagem cênica como sendo a forma como se expressa no palco uma ideia ou um tema que geralmente começa na cabeça do autor, continua na do diretor, na dos atores e dos demais criadores de um espetáculo.

O teatro que idealizo deve propiciar às crianças a conexão de tudo o que acontece em cena com a sua realidade objetiva e íntima. Acredito num teatro para crianças onde a ação e o sensível é mais importante que o verbal explicativo.

Acredito num teatro povoado pela música, pela cor, pelo movimento e pelo brilho. Um teatro onde habitam os sonhos, os desafios e as realizações. O silêncio e o jogo. Um teatro simples e profundo onde reine a Poesia. Um teatro que busca o equilíbrio do lúdico, do mágico e do real, sendo esse último a ponte que une os outros dois.

Teatro para crianças é antes de tudo TEATRO e, sendo assim, o fundamental é que haja comunicação. Quanto mais isso ocorrer, quanto mais comunhão houver entre o palco e a plateia, quanto mais esta comunicação for isenta dos truques fáceis, obviedades e apelações, quanto mais incluirmos neste universo a criança que existe em todos nós, mais estaremos nos aproximando do universo infantil e do verdadeiro teatro para crianças.

Curitiba, Julho de 1997.

Barra

Fátima Ortiz
Autora, diretora, atriz e arte educadora

Barra

Obs.
Texto retirado da Revista do FENATIB, referente ao 1º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (1997)