Marcela Coelho e Aline Jones. Fotos: Demetrio Nicolau

Duração: 45 minutos
Classificação etária: livre
Recomendado para crianças de 4 a 9 anos

Marcela Coelho
Aline Jones

Direção e Dramaturgia Demetrio Nicolau
Direção de Movimento Nara Keiserman
Cenário Carlos Alberto Nunes
Figurinos Carlos Alberto Nunes
Direção Musical Demetrio Nicolau
Iluminação Demetrio Nicolau
Produção Maravilha Criações & Produções Artísticas Ltda.
Produção Executiva Alcaparra Produções Artísticas
Realização Companhia Pop de Teatro Clássico

Informações sobre o espetáculo

No Jogo do Caipora Curupira Joga Agora é o título do mais novo espetáculo infantil da premiada Companhia Pop de Teatro Clássico. É um jogo que se dá entre a plateia e a cena através do sorteio – realizado pelas crianças – de letras do alfabeto. Cada uma das 26 letras corresponde a uma determinada manifestação da Cultura Popular Brasileira.

Uma vez sorteada, encenam-se cantigas, lendas, fábulas, parlendas, adivinhas, etc. Entre elas as lendas do Lobisomem, da Mula-sem-cabeça, do Uirapuru, cantigas como Teresinha de Jesus, Alecrim, Itororó, contos como A onça e o bode, A tartaruga e a lebre, Sapo com medo d’água e parlendas como Cadê o toucinho, Hoje é domingo, e outras.

Não há uma pré-definição do número de letras sorteadas. Em determinado momento, considerando o tempo de duração adequado à faixa etária dos espectadores, soam diversos despertadores espalhados pelo espaço cênico. É, então, encenada a última lenda, a do Caipora/Curupira.

O espetáculo No Jogo do Caipora Curupira Joga Agora completa a trilogia formada pelos bem sucedidos espetáculos O Misterioso Caso da Tanajura Francesa e as Árvores que Cresciam num Instante e A Aranha Arranha a Jarra a Jarra Arranha o Trava-Língua.

Os três espetáculos têm em comum a proposta linguística e a forma de encenação, que traz para o palco dois atores e um tapete. A linguagem prioriza a comunicação direta com o espectador, através da expressão corporal do ator e da música, sem a intermediação de outros recursos cênicos. O tapete é adotado como símbolo da representação teatral, que abre espaço para a imaginação e para o espírito lúdico do universo infantil – é o lugar onde tudo pode acontecer.

No Jogo do Caipora Curupira Joga Agora a 6ª montagem feita pela Cia. Pop de Teatro Clássico para as crianças, foi um dos espetáculos contemplados em 2012 pelo FATE (Fundo de Apoio ao Teatro), da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, que elegeu 52 projetos, entre novas montagens, circulação e manutenção de Companhias de Teatro.

Contato

Demetrio Nicolau
E-mail: demetrionicolau@yahoo.com.br
Telefones: (21) 99352-785 e (21) 2537-0156