Matéria publicada no Jornal do Brasil – Caderno B
Por Rachel Almeida – Rio de Janeiro – 20.03.2006

Hoje é dia de pensar teatro

As comemorações pelo Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude, celebrado hoje, começaram no fim de semana, no Largo de Machado e na Lagoa, com a apresentação de companhias de linguagens diversas. Agora chegou o momento da reflexão. Com organização do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), que comemora uma década de atividades, acontece de hoje a quarta-feira o 4º Seminário SESC CBTIJ de Teatro para a Infância e Juventude, a partir do tema ”Tudo que é sólido desmancha no ar – teatro versus jovem”.

– Nos seminários anteriores, as discussões ficaram centradas no teatro infantil. Agora, queremos refletir sobre a produção feita para os jovens entre 12 e 17 anos, que ainda é bem escassa – explica o diretor de projetos do CBTIJ, Antonio Carlos Bernardes.

Oficinas e leituras dramatizadas também fazem parte do evento, que acontece no Art SESC, no Flamengo – as oficinas serão dadas na sede do CBTIJ. Hoje, o destaque é a oficina Palavras do silêncio, com Álvaro Assad, diretor e fundador do Centro Teatral Etc e Tal. Amanhã, tem oficina de confecção de adereços com material reciclado com o cenógrafo Eduardo Andrade; Fórum de Leituras Dramatizadas, com comentários e análises da escritora Maria Helena Kühner, do crítico de teatro infantil do JB Carlos Augusto Nazareth e da dramaturga Márcia Frederico; e Fórum Latino-Americano de Teatro para Infância e Juventude, com representantes da Argentina, Uruguai e Venezuela.

Quarta-feira é o dia do Fórum de Teatro-Educação e da mesa-redonda O teatro na contramão, com palestras do diretor Hamilton Vaz Pereira, um dos fundadores do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, do psicanalista Eduardo Rozenthal e do escritor Luiz Antônio Aguiar, presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.