Acesso Restrito Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024
Prefeitura do Rio de Janeiro Assitej International

Glossário

Aqui você poderá conhecer e pesquisar todos os termos teatrais existentes em cinco línguas. Em português você encontrará a definição e a respectiva tradução em espanhol, inglês, francês e alemão. Este Glossário, pesquisado e realizado por Geir Campos, participou do "Prêmio Brício Campos" no VII Concurso Nacional de Monografias dos anos 1983/84, ganhando a Menção "Recomendação Especial" da comissão julgadora formada por Sábato Magaldi, Yan Michalski e Décio de Almeida Prado.



G

GABINETE:

M.S. Cenário armado com grandes trainéis, para reproduzir o interior de alguma habitação. Esses trainéis atacam sempre nos contra-reguladores.

Zimmerdekoration
Interior
Décor d’intérieur
Chambre Set/Interior Set
Scena di Camera

GAG:

F.S. Palavra inglesa (pronuncia-se guég) que designa o caco.

GALERIA:

F.S. Parte da sala, mais alta e mais distante do palco, onde o público às vezes nem acha lugar para sentar-se, tendo então de assistir de pé ao espetáculo.

Galerie
Galería
Paradis
Gallery
Second Balcony Galleria

GAMBIARRA:

F.S. Caixa de luzes horizontal, suspensa entre bambolinas e fora das vistas do público, para iluminação do palco de cima para baixo, completando ou reforçando as luzes da ribalta. Também se dá esse nome à vara de projetores.

Oberlicht
Sombras
Herse
Lighting Batten, Limes
Bilancia

GAMBIARRA DE FUNDO:

F.S. Gambiarra que se instala e acende no fundo da cena, junto ao ciclorama ou à cúpula de Fortuny, com luses de cores adequadas ao ambiente que se deseja sugerir.

Beleuchtungazug
Sombras del Panorama
Herse de Lintain
Sky Batten, Cye Batten
Luci-cielo

GAMBIARRA DO PROSCÊNIO:

F.S. Barra ou armação horizontal, pendente do teto da sala, sobre a qual se montam ou instalam projetores destinados à iluminação do proscênio.

Rahmen-oberlicht
Puente de Iluminación
Herse Zéro
Proscenium Batten
Luci del Proscenio

GAMBIARRA ZERO: 

F.S. Gambiarra do proscênio.

GAZE:

F.S. Tecido leve e transparente, usado às vezes na confecção de véus para efeitos de fantasia em cena.

Schleierstoff
Gasa
Gaze
Gauze (scenic)
Garza

GELATINA:  

F.S. Material de que às vezes são feitos os filtros de cor para luz. Nome que também se dá ao filtro feito desse material.

Gelatine
Gelatina
Gélatine
Gelatine
Gelatin
Gelatina

GRADE:

F.S. Armação de trainel. Também lhe dão os nomes de: Caixilho e Châssis.

GRELHA:

F.S. Ampla grade horizontal no alto da caixa de teatro, de onde pendem manobras e os fios de sustentação do cenário, das cortinas, etc. Alguns dão-lhe o nome de: teia.

Schnurboden
Parrilla
Gril
Grid
Soffito del Palcoscenico

GUARDA-ROUPA:

F.S. Pessoa que tem, num teatro, a função de guardar e manter prontas para uso as roupas dos personagens e de cama e mesa; a mesma pessoa pode eventualmente executar os figurinos destinados ao espetáculo.

Garderobiere
Java de Vestuario
Costumière
Wardrobe Mistrese
Capo-carta

GUIA:

F.S. Cabo de guia