Crítica publicada no Jornal Última Hora
Por Maria Teresa Amaral, Rio de Janeiro, 02.09.1982

Barra

A Fada que Tinha Ideias

O forte do espetáculo são os atores, a música e o texto: elenco ótimo escolhido a dedo para uma peça muito bonita, cheia de graça e de conteúdo simpaticíssimo. Só não concordo com a conversão brusca da rainha. E ditador lá fica bonzinho com aquela rapidez? Estas conversões súbitas, tão comuns na política brasileira atual, não me convencem. Aquela rainha ia ter que provar boas intenções numa longa prática para eu poder acreditar nela. Minha opinião é que houve tragédia depois da peça: a rainha das fadas achou um meio de engrupir a fada que tinha ideias, deu um golpe e fez tudo voltar ao que era, se ainda não ficou pior. A fadinha devia era ter ficado de olho, não ir assim na primeira: se desmobilizar é levar ferro logo depois. Mas tá no direito da autora resolver seu texto como bem quiser.

As bonitas músicas não conseguem disfarçar o fim fraco, que quase não se percebe que aconteceu.

Falta também mágica e poesia no cenário, figurino e direção, mesmo que seja poesia crítica. Mas os caminhos de Sérgio e Lídia mesmo nos vales de ideias são sempre interessantes.

Elvira Rocha produz com cuidado. Desta vez ela caprichou nos atores. Vale a pena ver tantos jovens atores e atrizes bons de teatro. É educativo para as crianças aprender desde cedo a apreciar um profissional que pesquisa, com carinho e seriedade, os meandros de seu ofício.

Neste deserto de bons espetáculos infantis A Fada deve ser um dos melhores, senão o melhor espetáculo infantil em cartaz.

Autora: Fernanda Lopes de Almeida. Diretor: Eduardo Tolentino. Cenógrafo e Figurinista: Lídia Kosovski e Sérgio Silveira. Músicas e Diretora Musical: Beatriz Bedran. Iluminador: Eduardo Aldenucci. Elenco: Alice Viveiros de Castro, Aline Molinaro, Beth Berardo, Bia Montez, Claudia Guimarães, Eduardo Wotzic, Elvira Rocha, Ernani Moraes, Fátima Valença, Ilse Rodrigues, Luciana Makowiechy, Nádia Carvalho e Suzana Kruger. Diretor de Produção: Graça Gomes

Avaliação: Dois sinais positivos