Matéria publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 16.04.2013

Barra

Estripulias na fábrica de brinquedos

Programe-se. De quinta a sábado da semana que vem, dias 6, 7 e 8, no Auditório Ibirapuera, Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Franjinha estarão ajudando o Papai Noel a criar os brinquedos que serão distribuídos neste Natal. E você pode presenciar toda a bagunça que eles vão fazer na oficina do bom velhinho.

Para contar um pouco mais sobre o espetáculo, que reúne 11 atores, 16 números musicais e se chama Turma da Mônica em A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, conversei com Mauro Sousa, que assina a direção geral da peça, é diretor da empresa de shows e eventos Mauricio de Sousa Ao Vivo e é filho do Mauricio de Sousa.
Crescer: Qual foi sua principal contribuição neste espetáculo que usa personagens muito queridos por toda a garotada?

Mauro Sousa: Este espetáculo é a remontagem de um pocket show criado para o Parque da Mônica quando ele ainda estava em funcionamento e foi um tremendo sucesso na época! Por isso, resolvemos remontá-lo e minha principal contribuição foi de modernizá-lo e deixá-lo ainda melhor através de novos arranjos musicais, novos desenhos dos figurinos, cenários maiores, mais bailarinos em cena e uma melhor elaboração do roteiro.

Crescer: A ideia do enredo é mostrar qual o verdadeiro sentido do Natal. Qual seria esse sentido e por que é importante falar disso para as crianças da atual geração?

Mauro Sousa: Hoje é muito comum nós, principalmente as crianças, associarmos o Natal apenas como uma época de ganhar presentes. Isto faz parte desta data sim, mas no nosso espetáculo buscamos mostrar outros sentidos do Natal … ATurminha, através de um enredo fácil e lúdico, descobre que dar presentes é tão legal quanto recebê-los e passam a brincar de “ser Papai Noel”. Eles gostam tanto dessa nova brincadeira que passam a ensiná-la aos coleguinhas da plateia também. Com isso, pretendemos levar aos espectadores o lindo sentimento de solidariedade e amor ao próximo, extremamente importantes para a educação da criança e a para a vida de qualquer um.

Crescer: Que características de cada personagem da Turma da Mônica você fez questão de realçar em sua direção e por quê?

Mauro Sousa: Mantivemos as características principais de cada personagem: a Mônica continua bravinha, o Cebolinha continua esperto, o Cascão fedidinho, a Magali comilona e o Franjinha o inteligente da Turma. Essas características são aquelas que todo mundo conhece e por isso os espectadores esperam por elas. Então, o nosso espetáculo de Natal não é diferente, todos poderão rir e se divertir muito com as características desses personagens tão queridos pelos brasileiros.

Crescer: Em sua opinião, por que musicais cativam tanto as crianças, bem mais do que espetáculos de teatro sem canto?

Mauro Sousa: Em minha opinião, os espetáculos sem canto podem cativar tanto quanto os musicais. A música é, sim, um elemento que pode enriquecer muito e trazer muita emoção e animação do público, mas acredito que, com um bom roteiro, bons atores, boa direção e uma boa concepção geral, um espetáculo sem canto pode ser tão cativante quanto um musical. No nosso caso, A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel tem de tudo um pouco e é por isso que todos gostam tanto do espetáculo.

Crescer: O que Papai Noel poderia trazer de presente este ano para quem, como você, batalha muito para valorizar o teatro musical feito para crianças e jovens? Ou seja, o que mais está em falta nas atuais produções do gênero?

Mauro Sousa: Assim como aprendi em nosso próprio espetáculo, mais legal do que receber, é dar presentes e, por isso, eu adoraria sempre levar muito sorriso, aprendizado e educação para todas as crianças do país através da Turma da Mônica. E não só isso, espero que outras produtoras de teatro também possam proporcionar alegria e entretenimento às crianças com espetáculos infantis de qualidade, que hoje ainda são poucos.

Serviço

Turma da Mônica em A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel

Dia 6 de dezembro (quinta-feira), às 16h
Dias 7 e 8 de dezembro (sexta-feira e sábado), em duas sessões, às 16h e às 18h30
Duração: 55 minutos. Livre
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

Auditório Ibirapuera
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
Tel. (11) 3629-1075

*Este texto foi publicado anteriormente em 30.11.2012, no Blog Pecinha é a Vovozinha.