Sandro

Matéria publicada em O Jornal 
Por Maria Sampaio – Rio de Janeiro – 19.12.1948

Estreia hoje no Fênix , O Anel Mágico, para crianças

A opinião de Maria Sampaio sobre a peça de Rebelo de Almeida

Só pode ser recebida com a maior simpatia, a nova iniciativa de Sandro, em primeira mão já anunciada por estas colunas: de também fazer com seus, artistas, espetáculos para crianças, hoje as 10 da manhã, no Fênix, não haverá um lugar vazio, pois com O Anel Mágico de Alberto Rebelo de Almeida, inicia o nosso teatro suas celebrações de Natal. Santa Rosa executou os cenários e desenhou os figurinos. Sandro não tem poupado esforços, no sentido de que o espetáculo de O Anel Mágico se revista de toda a beleza e do máximo esplendor. Nilson Penna, que se revelou como cenógrafo em O Casaco Encantado, onde também participava como “Relógio” lembram-se dele não? – fará o “Mágico” na fantasia de Rebelo Almeida. Nilson Penna confessou-nos: – “Tenho a certeza que as crianças e os adultos gostarão muito de O Anel Mágico. Tem a graça e o mistério e a poesia dos livros que a gente leu quando e não os esqueceu nunca mais. Dona Itália Fausta dirigiu a peça, com mão de mestre”.

Maria Della Costa que voltou a semana passada de Porto Alegre, onde estava filmando Os Caminhos do Sul, será a “Princesa” do conto. – “É uma grande experiência para mim, pois de fato nunca representei para pequeninos. Meu papel os interessará. Não só o meu papel, mas a peça toda, que é realmente muito bonita.”

Joseph Guerreiro, com seu tipo de menino, esta contente – “Até que afinal posso também representar para a garotada: criança acompanha a ação com interesse integra-se ao que vai acontecendo no palco e na tem vergonha, de aplaudir, mostrar que gostou ou não gostou No caso de O Anel Mágico vai gostar, e muito”.

Augusto Anibal

A opinião de Santa Rosa

O pintor ilustre é também um dos nossos mestres de cenografia. A ele, o nosso teatro deve muito de sua atual desenvolvimento. Tem uma imensa cultura voltada ao teatro e seus múltiplos problemas. Fez agora, os cenários de O Anel Mágico, e desenhou seus figurinos que serão tão lindos como aqueles que recentemente foram vistos e amados, no Festival Martins Pena, no Ginástico, realizado sob os auspícios do S.N.T.

Santa Rosa não esconde a alegria que lhe causa a iniciativa de Sandro, de também representar especialmente para crianças.

Alem de o teatro ser um meio educativo, há também uma vantagem imensa na presença de meninos nas nossas casas de espetáculos de: a formação do hábito de se ir ao teatro e consequentemente a criação de novos espectadores de plateias para o futuro. O Anel Mágico tem todas as qualidades para interessar os miúdos e os grandes. É muito bonita.

Maria Sampaio fala-nos sobre a peça de Rebelo de Almeida

Maria Sampaio há meses que não aparece em nenhuma peça. Mas vai a todas, nas “primeiras” acompanhadas da sua mãe, D. Maria Eduarda. Em qualquer movimento de teatro está presente. Dizem que embarcará brevemente para Lisboa, onde vai filmar e representar Luz de Gás e A Família Barret. Maria Sampaio leu, em primeira mão a peça de Rebelo de Almeida, O Anel Mágico – “Achei-a interessantíssima. E sonhei, num futuro próximo, eu mesmo encená-la. Vejo que Sandro tomou a si a iniciativa. E fez muito bem O Anel Mágico, é um prazer para os olhos e os ouvidos. Obra de um grande poeta será compreendida – e muito bem – pelas crianças. Isso me faz lembrar uma reportagem li a respeito da representação de Shakespeare, na Inglaterra, especialmente para crianças. Houve quem dissesse ser isso errado. Mas as autoridades educacionais responderam: “Essas peças estão cheias de poesia e as crianças vivem naturalmente por seu estado de pureza, ingenuidade e graça, mais próximas da poesia que os adultos, para bem compreendê-las.”