Monica Biel e Ana Barroso se saem bem como autoras, atrizes, diretoras, cenógrafas e figurinistas

Crítica publicada em O Globo – Segundo Caderno
por Marília Coelho Sampaio – Rio de Janeiro – 09.05.2004

 

 

Barra

A Estreia de Lasanha e Ravioli: Espetáculo em cartaz no Maria Clara Machado esbanja qualidade

Cinderela para meninos e meninas

A romântica história de Cinderela já foi contada de várias maneiras, por diferentes gerações de atores. Em A Estreia de Lasanha e Ravioli, em cartaz no Teatro Ma­ria Clara Machado/ Planetário, o conto de Charles Perrault ganha uma versão mais cômica e menos adocicada na interpretação das atrizes Ana Barroso e Monica Biel, criadoras dos palhaços que dão nome ao espetáculo.

Apesar de Cinderela agra­dar a todas as crianças, é inegável que a história da jovem maltratada pela madrasta e pelas irmãs, que conhece seu príncipe encantado de forma inesperada, exerce um fascínio especial sobre as meninas. Na livre adaptação de Monica Biel, todos os personagens, inclusive o de Cinderela, perdem boa parte do glamour, o que torna o conto de Perrault bastante interessante também para os meninos.

Isso fica evidente nas gargalhadas que eles dão tanto na cena da madrasta malvada com o gato quanto nos divertidos saltos dos palhaços, motivados pelas estridentes campainhas que antecedem o espetáculo.

A autora também acerta ao criar uma peça dentro da peça, fazendo com que a história da princesa seja contada por Lasanha e Ravioli. Essa estrutura da montagem dá ao público a chance de conhecer um pouco do que acontece nos bastidores do teatro. Já no co­meço do espetáculo, quando as atrizes entram em cena fazendo de conta que o público não está ali, as crianças percebem como é penoso para os atores pisar no palco num dia de estreia. E esse contato com a intimidade do teatro continua até o fim da peça, com a apresentação de cenas nas coxias e com o escancaramento das improvisações que se fazem necessárias para as trocas de roupa. E isso, sem dúvida, é muito prazeroso tanto para os meninos quanto para as meninas.

Ana Barroso e Monica Biel, completamente à vontade na pele dos palhaços Lasanha e Ravioli, utilizam recursos mui­to divertidos na composição de seus personagens. Como, por exemplo, os diferentes sotaques de gaúcho e de minei­ro, nas cenas da madrasta e da fada madrinha.

Cenário e figurinos, são pontos altos do espetáculo

A dupla também é responsável pelo cenário, que tem seu ponto alto no fim da peça, quando a utilização da cortina como adereço do figurino ar­rebata o público. Os figurinos, também da dupla, são outro ponto alto do espetáculo. As roupas, sempre muito colori­das, conseguem remeter, ao mesmo tempo, ao universo do circo e ao do conto de fadas. Os bonecos de Eduardo Andrade, que são uma graça, as máscaras de Luciana Maia, a iluminação de Aurélio de Si­moni e a direção musical de Alexandre Negreiros seguem o mesmo padrão de qualidade dos outros elementos da montagem.

A Estreia de Lasanha e Ra­violi é certamente um desafio para Ana Barroso e Monica Biel, que assumem a responsabilidade pelo texto, pela interpretação, pela direção, pelo cenário e pelo figurino da montagem. Mas a dupIa acaba correspondendo às expectativas em todas essas funções e criando um espetáculo que agrada em cheio ao público.