Barra

Entrei no fórum num momento em que estava FERVENDO. Bom, eu que tava pensando que estávamos mortos ou pelo menos moribundos, vejo que estamos vivos. Vivíssimos. E espaço para discussão é o que falta. Falta a pratica ainda atribuída aos anos de ditadura e silencio. Será só isso ? Embora isto tenha sido muito me parece haver um subtexto muito mais denso.

E venho colocar outra questão talvez não tão polemica quanto o futebol, que e paixão nacional, mas o teatro infantil que e despaixao nacional. Você sabe e temos estado por perto pelo menos nesses últimos dez anos. Eu, por formação e opção sempre trabalhando para crianças, seja no teatro, na literatura, na educação. Em todos os seguimentos ha erros terríveis. A formação do educador e cada vez mais precária, a Arte educação, um espectro. O nosso bruxo Ilo Krugli, num encontro ha dois anos, ficou pasmo. Eram as mesmas questões de ha 30 anos atrás. Parecia não ter havido tantas ações. Fanny Abramovich em entrevista ao VERTENTE declarou que nada mudara nesse tempo, e ela havia desistido de assistir teatro infantil. Se Fanny e Ilo se encontram assim, imagine nós simples mortais!!!

Ha tempos atrás uma atriz e diretora de uma conceituada companhia dedicada ao teatro infantil fez uma pesquisa junto aos Senhores Reitores e Diretores das Escolas de Teatro querendo saber porque não havia uma disciplina dedicado ao teatro infantil. Todos foram unânimes em dizer que odiavam teatro infantil, mas que se ela declarasse isto no Simpósio a ser realizado por uma companhia de refrigerantes que durante dez anos foi dona do teatro infantil no Rio, eles negariam ate a morte.

Tão serio quanto à mortalidade infantil e a mortalidade da alma que sem teatro, sem Arte não sobrevive. Seria melhor cortar os pulsos como disse Sonia Rodrigues Mota no mesmo Encontro onde estavam Ilo e Fanny. Numa palestra dada por mim em Belfort Roxo 90% dos professores declararam nunca haver ido ao teatro apesar da Tereza Rachel ter nascido aqui. E melhor de tudo, ou pior, ja não sei. Estavam ávidos por informações. como faço? Adianta entrar num curso de ator? O que faço? Teatro. Este instrumento múltiplo e único que mexe com o cérebro e a alma humana assim relegada a uma grande interrogação. E os teatros vazios. Será que se espantam os senhores Reitores e Diretores que odeiam teatro infantil? Ha muito que falar, o histórico do nosso teatro infantil, a empresa privada que levantou sua imagem a custa do teatro infantil e ela mesma a derrubou pela megalomania dos que conduziam este seguimento cultural e eram simples marketeiros, sem desmerecer quem bem exerce sua profissão.

Os conchavos, as panelas. Quantos ainda estão na luta? Se estiverem em alguma estão na da sobrevivência. A poucos sobra fôlego para uma luta maior. Falta espaço. Falta discussão. Faltam ideias. Que este fórum venha suprir, dentro do possível, que ja não sonho tanto, algumas destas faltas.

E só para terminar. Quando falamos de teatro infantil falamos do Flamengo ate a Barra. Alguém viu o teatro ao longo da linha do trem? Teatro e sangue que corre nas veias, e vocação, e desejo, e gozo, e prazer, e tortura e a síntese da vida posta num espaço, num tempo … que escorra o sangue das veias abertas desse povo mambembe que veio da estrada, do pó e do circo, da porta da igreja, do sagrado e do profano, De Deus!!!!!!

Barra

Carlos Augusto Nazareth
Diretor de Teatro

Barra

Obs.
Texto retirado do Fórum Virtual de Teatro