Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 01.08.2014

Barra

Teatro grátis e na rua, com criatividade e talento

Com A Condessa e o Bandoleiro, no Parque da Água Branca, o grupo Barracão Cultural acerta mais uma vez

Desde que montou O Tribunal de Salomão em 2011, a trupe Barracão Cultural, com 13 anos de estrada, descobriu o prazer dos espetáculos de rua, realizados ao ar livre em parques e praças. Cachorros, bêbados, loucos, conversas ao celular, crianças dentro da cena, chuvas repentinas, sol de rachar… Tudo isso, como eles mesmos dizem no programa da nova peça, vira parte integrante do espetáculo.

A mais nova proeza do grupo, também de rua, é A Condessa e o Bandoleiro. O espetáculo mais uma vez acerta em tudo. Com boa dramaturgia de Ângelo Brandini, a inspiração veio do conto Divertimento Forçado, do húngaro Jókái Mor. A adaptação foi hábil em trazer a trama para o universo brasileiro de danças e canções populares regionais, bem como dos números típicos da palhaçaria genuinamente nacional.

Uma condessa mimada (a sempre ótima Eloísa Elena) cisma de ir a um baile em uma localidade afastada e distante e, para tal, sai em viagem a cavalo com sua ama de companhia (Fábio Ferretti, em divertida composição) e um barão apaixonado por ela (Victor Merseguel). No caminho, vão parar no esconderijo de ladrões e a condessa acaba dançando a noite toda com um perigoso bandoleiro (Thiago Andreuccetti, também em momento inspirado).

Se o elenco está muito bem, o mesmo se dá com a equipe técnica. O diretor Fernando Escrich tira proveito certeiro do humor popular, das gags físicas e de alguns poucos (e de bom gosto) números de plateia. Na direção musical e canções, Dr. Morris de novo mostra que entende do que faz. A música ao vivo, além de bem executada pelo elenco (que inclui, ainda, Alexandre Maldonado), pontua muito bem o desenrolar da história, dando o molho musical perfeito para esse tipo de espetáculo. Capricho e esmero também se observam na criação dos figurinos, a cargo de Marco Lima.

Curto, dinâmico, divertido, alegre, vistoso, capaz de atrair todas as faixas de idade. Assim é A Condessa e o Bandoleiro. Não perca.

Serviço

Parque da Água Branca (Parque Dr. Fernando Costa)
Av. Francisco Mattarazzo, 455, Água Branca, local próximo ao Espaço de Leitura
(se chover, mudam para o espaço da tenda branca)
Sábado (2) às 18h e domingo (3) às 16h
Grátis