Jornal do Brasil – Caderno B
Por Claudia Amorim – Rio de Janeiro – 01.10.2002

Centro de teatro infantil ameaçado

CBTIJ protesta contra despejo

Ontem, aconteceu mais um round no imbróglio que envolve as salas – de propriedade do poder público – que são ocupadas pelas artes cênicas no prédio onde funciona o Teatro Cacilda Becker, no Centro. Representantes do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) entregaram ao presidente da Funarte, Márcio Souza, um abaixo-assinado contra a desocupação que receberam do órgão, no dia 03 de setembro, para deixar o imóvel cedido para o CBTIJ desde 1996. As assinaturas – mais de mil – foram recolhidas no fim de semana, quando, acampados às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Parque dos Patins, trupes de teatro para crianças e jovens se apresentaram ao ar livre pedindo adesões para a sua causa.

A Funarte alega que o INSS, que é o proprietário do imóvel, não tem mais interesse na cessão das salas. Mas acontece que se trata de uma questão muito importante do ponto de vista cultural, não pode ser resolvida levando-se em conta só o lado jurídico. Nós reformamos o espaço, que era precário, com nossos próprios recursos e desenvolvemos um trabalho amplamente reconhecido na área. Isso não pode ser descartado – argumenta o presidente do CBTIJ, Antonio Carlos Bernardes.

Imóvel da entidade pertence ao INSS, que quer retomá-lo

O procurador-chefe da Funarte, Mario Cunha, confirma a intenção do INSS de retomar os imóveis do CBTIJ e do Teatro Cacilda Becker. – O imóvel foi cedido ao CBTIJ pela Funarte através de um termo de cessão de uso firmado em 23 de janeiro de 1997 pelo prazo de dois anos, estando, portanto expirado. A Funarte está devolvendo as salas em função de interesse manifestado pelo INSS em ação judicial de reintegração de posse, que tramita na 10a Vara Federal. As referidas salas deverão encontrar-se desocupadas, razão pela qual a nossa Procuradoria promoveu notificação extrajudicial em 03 de setembro. Com relação ao Teatro Cacilda Becker, a Funarte vem tentando negociar a permanência naquele espaço. O presidente da Funarte recebeu hoje os representantes do CBTIJ e com eles se comprometeu a encontrar um solução com o INSS até a próxima semana – disse.

Conselheira consultiva do CBTIJ, Alice Koenow diz que a reivindicação da entidade é merecer o mesmo empenho que o Teatro Cacilda Becker tem tido da Funarte.

– Recebemos a sala abandonada e insalubre. Há dois anos reformamos tudo, incluindo a parte hidráulica e elétrica, gastando R$ 20 mil. Mas o CBTIJ não foi posto na negociação da Funarte com o INSS junto com o Teatro Cacilda Becker – preocupa-se.