O elenco a caráter: primeira peça infantil da Companhia de Atores de Laura

Crítica publicada na Revista Veja Rio
Por Livia de Almeida – Rio de Janeiro – 1998

Bambolina & Cia.

O teatro é cenário de A Casa Bem Assombrada

A direção criativa de Susanna Kruger e Daniel Herz valoriza o espetáculo A Casa Bem Assombrada, em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim. A primeira montagem infantil da premiada Companhia de Atores de Laura conta em ritmo ágil a história de um teatro ameaçado pelo Abandono, um monstro nojento. Os outros personagens da trama são elementos do universo teatral que ganham vida e são apresentados ao público graças aos figurinos notáveis e ao cenário de Ney Madeira e Lídia Kosovski.

O trio de tapadeiras, por exemplo, é uma graça. As irmãs Ilana, Milena e Renata Pogrebinschi usam um figurino que sai diretamente das verdadeiras tapadeiras do teatro, panos pretos que impedem que o público veja o que está se passando nos bastidores. Outra boa solução foi encontrada para a Bambolina, Clara Linhart, uma faixa de pano que serve para dar contorno ao espaço cênico, passando às vezes por teto ou céu. Na peça, ela é uma ragazza italiana no alto de um trapézio. A iluminação de Aurélio De Simoni, homenageado na peça com um personagem, é, como sempre, impecável.

O apuro visual da montagem mantém o interesse mesmo quando o texto da própria Susanna Kruger não ajuda. O confronto com o vilão demora a decolar e a caracterização das crianças, interpretadas por Ana Paula Secco, Adriana Schneider e Ique Larica, escorrega no estereótipo infantil, com muitos pulinhos e falas gritadas. O resultado é favorável à Companhia de Atores de Laura. O prazer que a turma demonstra em estar no palco vale mais do que mil palavras sobre a paixão de fazer teatro.

A Casa Bem Assombrada, de Susanna Kruger
Direção de Susanna Kruger e Daniel Herz (70 min)
Estreou em 17/1/1998
Casa de Cultura Laura Alvim, 248 lugares
Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema
267-1647
Sáb. e Dom., 17h30 – R$ 10,00