Matéria publicada no Diário da Tarde – Caderno 2
Por Magda Lenard – Belo Horizonte – 20.03.2006

Carta do Rio – Teatro Jovem

Hoje, no Arte SESC, no Flamengo, o Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude (CBTIJ) comemora o Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude, instituído internacionalmente pela Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (Assitej). Estão comemorando este dia especial mais de 75 países onde a Assitej tem atividades. Então, o CBTIJ, em parceria com o SESC Rio, está organizando vários eventos para comemorar a sexta edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude. Devemos enfatizar que esta data, 20 de março, já faz parte do calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro desde 2004. Esperamos que este dia importante faça parte de todos os Estados brasileiros, quem sabe. O desenvolvimento cultural precisa alcançar o Nordeste, Norte e Centro Oeste do nosso País. Não dá mais para persistir essa diferença.

Então, hoje, o CBTIJ vai homenagear profissionais especiais em 2005 com seus trabalhos desenvolvidos, valorizando ainda mais o Teatro para a Infância e Juventude. E a grande homenageada, em memória, será a mineira Maria Clara Machado, cujos desenhos inéditos fazem parte do cartaz criado para celebrar a data. Os mineiros, especialmente os ligados diretamente ao teatro, não se esquecem de Maria Clara Machado e o seu maravilhoso O Tablado, aqui no Rio, com 55 anos de atividades. Um estrondoso sucesso.

E como parte das comemorações do Dia Mundial, o CBTIJ está realizando desde ontem, até dia 22 de Março, o 4.° Seminário Nacional SESC-CBTIJ de Teatro para a Infância e Juventude Tudo que é sólido desmancha no ar Teatro versus Jovem , no Arte SESC, à rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo. Seu objetivo é o aprofundamento de questões pertinentes à dramaturgia e ao teatro-educação, levantadas em seminários anteriores e, este ano, profissionais de diversas áreas discutirão pontos específicos do teatro jovem.

Estão sendo realizadas mesas-redondas e fóruns: o Fórum de Teatro-Educação voltado para professores e arte-educadores o Fórum de Leituras Dramatizadas a mesa-redonda Teatro na Contramão e o Fórum Latino-Americano de Teatro para Infância e Juventude, com representantes de diversos países da América do Sul, quando será discutido o panorama atual do teatro infanto-juvenil. Também estão programadas oficinas de mímica e confecção de bonecos e adereços a partir de material reciclado.

O CBTIJ está comemorando este ano seu décimo aniversário de fundação e devemos repetir que é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo desenvolver o teatro e contribuir para a afirmação social das crianças e adolescentes do Brasil. Visa ainda fornecer meios e promover ações para a divulgação, difusão e desenvolvimento do teatro profissional infanto-juvenil com alto nível artístico e promover intercâmbios nacionais e internacionais.

Temos que destacar a realização do CBTIJ em Ação que é Boa Praça mistura palhaço, acrobata numa praça, amor e arte e o resultado é um projeto permanente que foi apresentado no sábado, 18, no Largo do Machado e que acontecerá pelo menos uma vez por mês em diferentes praças da cidade do Rio de Janeiro. Com muita alegria e música o objetivo é trazer para a rotina dos moradores a maravilhosa tradição do Teatro de Rua. Somos a favor deste projeto pois a arte e suas modalidades (teatro, dança, música, circo, artes plásticas) nasceram nas ruas com o povo.

Shakespeare era saltimbanco e vivia em carroças, de vila em vila, representando com sua turma. Porém, infelizmente, os poderosos tiraram a arte do povo e colocou-a em salas fechadas cobrando ingressos. O povo ficou sem nada. Até o Carnaval de rua foi tirado dele e colocado no Sambódromo. Temos um projeto para os sem-nada que é a volta da arte para o povo das ruas. Com isso a violência vai diminuir e pode desaparecer.