Crítica publicada em O Globo
Por Clovis Levi – Rio de Janeiro – 09.12.1978

Barra

O espantalho no Cacilda Becker

O Grupo Carreta prossegue em sua linha de trabalho com A Caminhada Espanta Tudo nas Asas da Gralha Azul, em cartaz no Teatro Cacilda Becker. Essa nova peça de Marilda Kobachuk retoma os temas de A Margarida Curiosa Visita a Floresta Negra e de Criançando: a determinação de transformar o que não está certo, a disposição de enfrentar os mistérios de uma luta, com a consciência de que haverá dificuldades, mas com a certeza de que os obstáculos poderão ser vencidos.

A direção de Manoel Kobachuk tem seu forte na expressividade visual, na capacidade de criar, climas de muita beleza. A utilização das cores, a música gostosa de Tonico Soares, a utilização de materiais de muita força (os panos e suas cores, por exemplo), tudo isso cria no palco do Cacilda Becker um clima de beleza. Há vários momentos de muita força, como a primeira vez em que Genésio fica sozinho logo depois de ser construído; o aparecimento da borboleta; a angústia de Genésio no espanta, espanta tudo; as gralhas.

Com um texto interessante nas mãos e com um espetáculo bonito e bem cuidado, o Carreta não alcança os resultados que a expectativa do público vai formando a partir do início. O grupo acaba ficando no meio do caminho. E por quê?

Parece-me que o problema maior está na utilização do espaço do teatro.  A partir do aparecimento do espantalho, que é um momento forte, a peça começa a cair vertiginosamente de interesse e passa a ficar monótona. Enquanto há um ator em cena a relação com o público fica bem estabelecida. Mas, quando o espetáculo fica com Genésio, cria-se uma enorme distancia entre o palco e a plateia. Esse problema acarreta, além da perda progressiva do envolvimento, dificuldades técnicas como a visibilidade para o que acontece dentro do coração do espantalho, por exemplo.

Essa dificuldade, entretanto poderá ser facilmente resolvida: basta aproximar mais as arquibancadas do dentro da ação. Como está o espetáculo perde muito em comunicabilidade, já que o público se torna um espectador demasiadamente distante do centro dos acontecimentos.

Depois da famosa e já clássica vazante de público no mês de novembro, lembro aos pais que as kombis já estão funcionando, com ingressos a Cr$ 15 para todas as peças. Hoje, as kombis estarão na Praça Quinze e no Cinema Regência, em Cascadura. Amanhã, as kombis venderão ingressos na Feira Hippie e no Jardim Zoológico. A Caminhada do Espanta Tudo nas Asas da Gralha Azul, é peça onde os pais podem levar seus filhos, principalmente se as crianças ficarem no chão, bem mais próximos da ação. Usem as kombis.