Fotos: Cristina Froment

Para crianças a partir de cinco anos
Duração: 55 minutos

Eduardo Almeida
Jan Macedo
Luciana Zule

Texto e Direção: Cleiton Echeveste
Stand in: Tatiana Henrique
Cenário e Figurino: Daniele Geammal
Iluminação: Tiago Mantovani
Trilha Sonora e Sonoplastia: Gustavo Finkler
Fotografia: Cristina Froment
Produção: André Roman e Eduardo Almeida
Realização: Pandorga Companhia de Teatro


Léo é um menino de 8 anos, apaixonado por pipas, brincadeira/ofício que aprendeu com seu pai, falecido há pouco. Ao ganhar de presente um livro que pertenceu a ele, faz um mergulho na História, entrando em contato com três diferentes personalidades que, a seu tempo e a seu modo, marcaram a História da humanidade: o cientista e inventor norte-americano Benjamin Franklin, a guerreira e rainha chinesa Fu Hao, e Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra. Enquanto interage com esses personagens, Léo, sem perceber, elabora a perda recente do seu pai, sob as diferentes perspectivas e visões sobre a vida e a morte apresentadas a ele durante esses encontros inusitados. Através da força da imaginação, a peça aborda, de uma maneira delicada e sutil, temas como afeto, família, morte e construção da identidade. O espetáculo fala da família como um lugar de acolhimento e de afeto, fala das perdas inevitáveis que todos sofremos, dos momentos de mudança nas nossas vidas que nos fazem crescer, da afirmação positiva da identidade individual, do poder transformador do conhecimento. O pequeno espectador trilha, junto com o personagem principal, uma jornada de amadurecimento, aprendizado e crescimento, vendo respeitada e valorizada sua fantasia e imaginação. E, ao mesmo tempo, acompanha uma viagem pela origem e a história da pipa, na perspectiva muito pessoal de Léo.

Informações sobre o espetáculo

O espetáculo é a primeira montagem do texto original escrito e dirigido por Cleiton Echeveste, cuja montagem e primeira temporada, no Centro Cultural Justiça Federal, em março de 2012, teve patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado da Cultura, através do 1º. Prêmio Montagem Cênica 2011. Cabeça de Vento já realizou cerca de 60 apresentações, em quatro temporadas no Rio de Janeiro e apresentações nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

O espetáculo já contabiliza 13 prêmios em festivais nacionais de teatro, num total de 26 indicações, que incluem 3 indicações ao prestigiado Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil, nas categorias Produção, Ator (Jan Macedo) e Figurino (Daniele Geammal).

Em 2013 aconteceu o lançamento do livro Cabeça de Vento, com o texto integral da peça
e fotos da montagem, num registro da fotógrafa Cristina Froment. O livro foi lançado pela
editora paulistana Giostri, e encontra-se disponível nas livrarias ou pelo site da Editora.

Contato

André Roman e Eduardo Almeida
Email: pandorgaciadeteatro@gmail.com
Site: www.omeninoquebrincavadeser.wordpress.com
Fones: (21) 2254.0392 / (21) 99621.6358 / (21) 98388.1842 / (21) 99549.4229