Em 03 de dezembro de 2008, foram eleitos por unanimidade, em Assembleia Geral Ordinária os novos Conselho de Administração e Conselho Fiscal do CBTIJ:

Presidência
Marcia Frederico

Secretario
Antonio Carlos Bernardes

Tesouraria
Marcos Edom

Conselho de Administração
Álvaro Assad
Dudu Sandroni
Ludoval Campos
Maria Helena Kühner
Sérgio Miguel Braga

Conselho Fiscal
Ana Barroso
Ine Baumann
Leo Carnevale

Suplentes
Heloisa Frederico
Monica Biel
Alberto Magalhães

Barra

Relatório de Atividades da Gestão 2009 / 2010

Ações realizadas em 2010

Pela terceira vez é montado o Presépio na sede do CBTIJ, ficando aberta a visitação pública.

O CBTIJ promove o Concurso de Dramaturgia sobre Temas Tabus no Teatro para Crianças e Jovens (sexualidade, morte, violência, etc.), em novembro.

De 06 a 10 de dezembro, com o apoio do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, o CBTIJ e Bloco Escandinavo da ASSITEJ realizaram uma Oficina de Temas Tabus.

Com o apoio do SESI – Serviço social da Indústria foi apresentado para a comunidade, na UPP do Morro dos Cabritos, o espetáculo dos Irmãos Brothers, em outubro.

Teatro para Crianças e Jovens, com a participação de seis artistas escandinavos, seis latino-americano e quatorze brasileiros.

Antonio Carlos Bernardes representa o CBTIJ no IV Encuentro Iberoamericano da ASSITEJ, durante a realização do FIT – Festival Iberoamericano de Teatro, em Cadiz, Espanha, nos dia 24 e 25 de outubro.

Começaram os cursos do Ponto de Cultura CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens, em São João do Meriti, com a participação inicial de mais de cinquenta inscritos, em outubro.

Antonio Carlos Bernardes representou o CBTIJ, na Semana do Teatro – o Theatro São Pedro agora é das Crianças, em Porto Alegre, em 13 de outubro.

Antonio Carlos Bernardes, Secretario do CBTIJ, representou a entidade no VII Encontrarte, no Seminário Teatro Infantil e Jovem – O que estamos fazendo, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, em 23 de setembro.

Pelo 4º ano consecutivo, a Comunidade do Pavão/Pavãozinho recebe os espetáculos do projeto CBTIJ em Ação – Criança Feliz.

Antonio Carlos Bernardes representou o CBTIJ, na mesa redonda Teatro Juvenil, Teatro Jovem, um Jovem Teatro, promovido pelo FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, na UNIRIO, em 15 de Julho.

O CBTIJ também ajudou na seleção dos espetáculos para crianças que participaram do Festival de Inverno do SESC Rio, realizado no mês de julho.

Começou a 10ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças com a participação de dez, em julho espetáculos.

Nos meses de maio e junho o CBTIJ participa do Circuito Estadual CBTIJ de Capacitação, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, levando inúmeras oficinas em oito cidades, no interior do estado.

Ludoval Campos, Antonio Carlos Bernardes, representando o CBTIJ participaram em de diversas ocasiões de reuniões no SEBRAE sobre questões de políticas públicas, micro empresa, micro empreendedor e Simples.

Marcia Frederico representou o CBTIJ, na Universidade Estácio de Sá, numa palestra sobre a entidade e a história do teatro para crianças, para as turmas de licenciatura em formação, em 26 de maio.

Marcia Frederico representou o CBTIJ na mesa redonda Teatro para Crianças, no CCBB no dia 19 de maio.

O Boca de Cena – Teatro para a Juventude entrou em sua terceira edição com seis espetáculos e inúmeras oficinas, em maio.

Marcia Frederico representou o CBTIJ na mesa redonda em prol do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, Itaú Cultural no dia 20 de março.

Antonio Carlos Bernardes, Secretário do CBTIJ, representou a entidade na Semana do Teatro, em comemoração ao Dia Nacional e Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, em Caxias do Sul, participando de uma mesa Redonda com Magali Quadros e Maria Helena Khüner.

Antonio Carlos Bernardes, Secretário do CBTIJ, participou da Pré Conferência de Cultura em Brasília, de 09 a 11 de março, de onde se desligou, após 5 anos de trabalho, dos quadros do Colegiado Setorial de Teatro. A vaga foi ocupada por Demétrio Nicolau, associado do CBTIJ, que passa a ser representante da área Teatral do Estado.

Para registrar as comemorações do Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude, comemorado no dia 20 de março, o CBTIJ e o início das comemorações dos 15 anos do CBTIJ, foi realizado um cartaz com ilustração de Bia Salgueiro e distribuído em todo Brasil.

Teve início o projeto piloto do Circuito SESI CBTIJ de Teatro Infantil, com a participação de cinco espetáculos, em janeiro.

Ações realizadas em 2009

Em dezembro, na sede do CBTIJ foi montado pela segunda vez e aberto a visitação o Presépio de 50 anos de idade e mais de 300 peças.

Em dezembro, o Conselheiro Antonio Carlos Bernardes, substitui Maria Helena Khüner noConselho Nacional de Incentivo á Cultura – CNIC.

Em novembro foi editada e lançada mais uma Revista CBTIJ com o registro de todas as atividades que a entidade realizou em 2008, além de artigos e reflexões de profissionais que atuam na área do Teatro para Crianças e Jovens.

Antonio Carlos Bernardes, Secretário do CBTIJ, representou a entidade no lançamento dos Pontinhos de Cultura, em Brasília, em agosto.

Antonio Carlos Bernardes, Secretário do CBTIJ representou a entidade no lançamento dos Novos Pontos de Cultura, do Estado do Rio Janeiro, no Palácio Guanabara, em julho.

Antonio Carlos Bernardes, Secretário do CBTIJ realizou uma palestra no IV Festival de Cazenga, em Angola, sobre a entidade e sua participação junto a ASSITEJ Internacional, em 11 de julho.

Em junho, começou a 9ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, com 18 espetáculos escolhidos por uma comissão julgadora.

Em maio começou a 2ª edição do projeto Boca de Cena – Teatro para Jovens, com a apresentação de dez espetáculos e doze oficinas.

Para registrar as comemorações do Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude, comemorado no dia 20 de março, o CBTIJ confeccionou e distribuiu em todo Brasil, um cartaz com os principais espetáculos que marcaram época nos últimos sessenta anos.

Marcia Frederico iniciou na sede do CBTIJ um curso livre de teatro, voltado para crianças e jovens, em março.

Antonio Carlos Bernardes, Secretario do CBTIJ, participou do encontro do Redemoinho que aconteceu em Salvador, Bahia, entre os dias 23 a 25 de março.

Pelo terceiro ano consecutivo foi realizado no Pavão-Pavãozinho o projeto CBTIJ em Ação – Criança Feliz.

Maria Helena Khüner é indicada pelo CBTIJ a participar da Comissão Nacional de Incentivo a Cultura – CNIC.