Em 12 de dezembro de 2006, foram eleitos por unanimidade, em Assembléia Geral Ordinária os novos Conselho de Administração e Conselho Fiscal do CBTIJ:

Presidência
Marcia Frederico

Secretario
Sérgio Miguel

Tesouraria
Ana Barroso

Conselho de Administração
Antonio Carlos Bernardes
Leonardo Carnevale
Ludoval Campos
Marcos Edom

Suplentes
Heloisa Frederico
Mônica Biel

Conselho Fiscal
Ine Baumann
Álvaro Assad
Fátima Café

Suplentes
Alberto Magalhães

Barra

Relatório de Atividades da Gestão 2007/2008: 

Ações realizadas em 2008

No dia 14 de dezembro, foi realizada a Lona da Alegria – V Mostra de Teatro na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde participaram dos grupos: Centro Teatral e Etc e Tal, Grupo Batucantá e a CUFA – Central Única das Favelas.

Na primeira semana de dezembro, o associado Paulo Merísio representou o CBTIJ na oficina Los Temas Tabú no Teatro Para Niños y Jóvenes, que aconteceu em Caracas. O encontro foi organizado pela ASSITEJ Venezuela e teve o apoio do Comitê Latino Americano da ASSITEJ. Também compareceram representantes das ASSITEJs da Argentina, Colômbia, México, Uruguai e Espanha.

De setembro a novembro, foi realizado o projeto Boca de Cena, em quatro unidades do SESC Rio, onde participaram sete espetáculos, num total de 24 apresentações. Além das peças foram realizadas como ações sócio-educativas  Falando de Teatro  (pequenas apresentações, por um ator, sobre o fazer e o universo das artes cênicas, incluindo informações técnicas e artísticas) e o  Bate Papo  (onde não há final do espetáculo, elenco e platéia conversavam )

Em novembro e dezembro, os conselheiros Ludoval Campos e Antonio Carlos Bernardes representaram a CBTIJ nas reuniões do SEBRAE que abordaram o tema Economia da Cultura.

Oficialização do Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude. A Lei 11.722 que dispõe sobre a criação desta data foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de junho. Desde 2005, o CBTIJ trabalha pela aprovação desta Lei junto ao Congresso Nacional.

Realização da 8ª edição do Dia Mundial do Teatro para Crianças. Comemoramos ainda os 60 anos de Teatro Profissional para Crianças no Brasil. No dia 20 de Março, foram homenageados 43 profissionais entre atores, iluminadores, cenógrafos e diretores que têm importante participação na história do teatro para crianças brasileiro.

Confecção e distribuição do cartaz do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude. Este ano, em homenagem à Lúcia Benedetti autora do espetáculo  O Casaco Encantado, que  elaborou uma arte do cartaz foi sua filha, uma artista plástica Rosa Magalhães.

Coordenação e realização da 8ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, em quatorze unidades do SESC Rio, 18 espetáculos de grupos diferentes. A Mostra aconteceu de abril a dezembro.

Realização, em março, do projeto CBTIJ Boa Praça – Solos de Quintal, no Largo do Machado. O projeto foi coordenado pelo Núcleo de Teatro da Rua do CBTIJ, formado por produtores, atores, diretores e arte-educadores, todos associados ao Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude.

Realização do projeto CBTIJ em Ação – Workshop e Mostra Estudantil de Esquetes. Foram realizadas, nas cidades de Teresópolis, Rio das Ostras e São João de Meriti, as oficinas de Capacitação para EducadoresSom e Movimento , direcionada a artistas e educadores e  A Trajetória do Herói , para o público jovem. Nas três cidades, também foi apresentada a mesa redonda interativa Todo mundo é diferente, mas ta tudo muito igual – uma mesa redonda que não é quadrada, com a participação dos ministrantes das oficinas e atores que interagiam com a platéia. No Rio de Janeiro foi apresentada uma Mostra Estudantil de Esquetes, no Espaço SESC, em Copacabana. Participaram com esquetes doze escolas, entre particulares e públicas, do Estado do Rio de Janeiro.

Ações realizadas em 2007

Em dezembro, André Brilhante, representou o CBTIJ, na mesa redonda da  II edição da Mostra Teatro, Ciência e Cidadania , que aconteceu no dia seis de dezembro, na Tenda do Museu da Vida, na FIOCRUZ. O evento teve apoio da Casa das Artes de Laranjeiras.

Em novembro, lançamento da Revista Cuidado Arte na Escola, referente ao 5º Seminário Nacional CBTIJ de Teatro para a Infância e Juventude.

Em outubro, layout de lançamento do novo do site do CBTIJ, www.cbtij.org.br.

Coordenação e realização do 7ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, em treze unidades do SESC Rio, com 32 espetáculos de grupos diferentes, que aconteceu de abril a dezembro de 2007.

Realização do projeto CBTIJ em Ação – Teatro Antonio Fagundes, de abril a outubro. O CBTIJ elaborou e coordenou a programação dos seguintes espetáculos: O Pequenino Grão de Areia, A Aranha arranha a jarra, a jarra arranha o trava-língua, O Pescador e a Tartaruga, A Cinderela Brasileira, Branca de Neve ?, Nhula – a Menina Gula e Bonequinha de Pano.

Realização do 5º Seminário Nacional CBTIJ de Teatro para a Infância e Juventude. O seminário com o patrocínio da Oi Futuro, aconteceu no Espaço SESC, em Copacabana, com o tema  Cuidado Arte na Escola . No último dia do seminário foi apresentado na Mostra de Teatro, no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, com espetáculos dos grupos, Circo Teatro Udi Grudi, de Brasília; Teatro Vento Forte, de São Paulo e Palhaço Xuxu (interpretado por Luiz Carlos Vasconcelos), da Paraíba. Na ocasião foi lançada a Revista  Tudo que é Solido Desmancha no Ar / Teatro x Jovem , referente ao Seminário de 2006.

Com o apoio da FUNARTE, o CBTIJ publicou a Revista do Seminário Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, realizada em 2002. A revista foi lançada no dia de encerramento do 5º Seminário Nacional de Teatro para a Infância e Juventude.

Antonio Carlos Bernardes, do Conselho de Administração participou da mesa redonda  Utopia e Desafios para as Organizações de Teatro para a Infância e Juventude , no I Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia, realizado pela Cia. Paidéa, no dia 30 de maio de 2007, em São Paulo.

Antonio Carlos Bernardes, do Conselho de Administração participou da mesa redonda  Experiências de Organização no Teatro Infantil , no projeto Rumos do Teatro para Infância e Juventude, organizado pela Secretaria de Cultura de São Paulo e o Centro de Referência do Teatro para Infância (SP), no dia 24 de abril de 2007, realizado do Centro Cultural São Paulo.

Evento e coquetel comemorando a 7ª edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, realizado no dia 20 de março, onde foram prestadas homenagens às principais grupos e companhias de teatro para crianças. O cartaz comemorativo foi elaborado por Ziraldo.