Em 08 de dezembro de 2004, foram eleitos por unanimidade, em Assembleia Geral Ordinária os novos Conselho de Administração e Conselho Fiscal do CBTIJ:

Presidência
Ludoval Campos

Secretaria
Fátima Café

Tesouraria
Ana Barroso

Conselho Administrativo
Álvaro Assad
Antonio Carlos Bernardes
Henrique Gonçalves
Leonardo Carnevale
Mônica Biel
Sérgio Miguel Braga
Suplente
André Brilhante
Mayra Capovilla

Conselho Fiscal
Alberto Magalhães
Marcos Edon
Sílvia Aderne

Suplente
Ine Baumann
Marcia Frederico

Barra

Relatório de Atividades da Gestão 2005 / 2006:

Ações realizadas em 2006

Participação de Antonio Carlos Bernardes, membro do Conselho de Administração do CBTIJ no 3º Festival de Teatro da Amazônia, como palestrante com o tema Encontros com o Teatro Brasileiro: Processos Criativos. O festival foi realizado na cidade de Manaus entre os dias 6 e 15 de outubro.

Antonio Carlos Bernardes, membro do Conselho de Administração do CBTIJ e como representante da mesma, participou do II Festival Nacional e Internacional de Teatro para Niños y Adolescentes, como integrante da Comissão das ASSITEJs da América Latina e Caribe. Realizado entre os dias 16 e 22 de outubro em Buenos Aires, Argentina.

Ludoval Campos, presidente do Conselho de Administração do CBTIJ participou como palestrante da mesa redonda Política Cultural – Anseios e Perspectivas, com o tema O que queremos e o que esperamos das políticas públicas para a área da cultura? O evento aconteceu no dia 26 de setembro, na Escola de Teatro da UNIRIO, no Rio de Janeiro.

O Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude-CBTIJ é considerado Entidade de Utilidade Pública Municipal no dia 11 de Setembro de 2006, pelo prefeito César Maia.

Programação de oficinas, palestras e leituras dramatizadas voltadas para estudantes e profissionais da área de teatro infanto-juvenil, no projeto CBTIJ em Ação – Encontros e Oficinas. Com o patrocínio da Petrobras e Funarte, através do Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz, o projeto teve a duração de julho a novembro, em centros culturais do Rio de Janeiro, como o Teatro Tablado, a Casa das Artes de Laranjeiras, a Casa da Gávea, a própria sede do CBTIJ e o SESC Rio.

Participação, juntamente com as outras entidades culturais (APTR, Grupos e Companhias, SATED – RJ, FETAERJ, CONCULTURA, etc), da União das Entidades Teatrais do Estado do Rio de Janeiro, da coordenação de debates com todos os candidatos ao governo do estado.

Participação do Conselheiro Antonio Carlos Bernardes na comissão preparatória do Fórum da Cidade do Rio de Janeiro, dentro da programação do Fórum Cultural Mundial, que será realizado em Novembro de 2006, nas cidades do Rio de Janeiro e Salvador.

Antonio Carlos Bernardes, do Conselho de Administração participou como debatedor da mesa-redonda sobre o Processo de Criação no Teatro para Crianças, no Festival Internacional de Londrina, 19 de junho de 2006.

Apresentação de sete espetáculos de associados do CBTIJ de Abril a Novembro, dentro do projeto CBTIJ em Ação no Clube Militar. A proposta deste projeto é a de ocupação, com o objetivo de criar o hábito nas comunidades locais de ter o teatro como atividade freqüente.

Ludoval Campos, presidente do CBTIJ, participou como palestrante da mesa-redonda sobreTeatro para a Infância e Juventude e Arte-Educação, dentro da programação do 28º Prêmio Paschoalino de Teatro. O evento foi realizado pela FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro na Aldeia de Arcozelo, dentro do município de Paty do Alferes, entre os dias 14 e 23 de Abril.

Realização do 4º Seminário Nacional SESC CBTIJ de Teatro para a Infância e Juventude – Tudo que é Solido Desmancha no Ar / Teatro x Jovem, para professores, arte-educadores e profissionais do meio artístico. No Arte SESC, de 20 a 22 de Março de 2006. No dia 19 de Março, dando abertura ao Seminário, e em comemoração ao Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, foi realizado uma Mostra de Teatro no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Publicação da Revista Teatro, pra que Serve? referente ao Seminário Nacional Sesc CBTIJ de Teatro para a Infância e Juventude de 2005.

Evento e coquetel comemorando a 5ª edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, realizado no dia 20 de março, onde foram prestadas homenagens a Maria Clara Machado (póstuma) e ao Tablado por seus 55 anos. Na mesma data foram comemorados os dez anos de atividade do CBTIJ.

Confecção e distribuição do cartaz do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude – 20 de março com desenhos de Maria Clara Machado.

Coordenação e realização do 6ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, em quatorze unidades do SESC Rio, com 18 espetáculos de grupos diferentes, que acontece de abril de 2006 a Fevereiro do ano de 2007. Com previsão de mais de cinquenta e cinco mil espectadores.

Ações realizadas em 2005

Proposta ao Congresso Nacional para a oficialização do doa 20 de março, como Dia Nacional de Teatro para a Infância e Juventude. A tramitação já foi aprovada pelo Senado e atualmente está na Câmara dos Deputados, através do Projeto de Lei 4.103, de 2004.

O Conselheiro de Administração Antonio Carlos Bernardes, foi escolhido pela União das Entidades Teatrais do Rio de Janeiro (composta de 11 entidades) como representante do Estado do Rio de Janeiro na Câmara Setorial de Teatro, junto ao MINC.

Realização do 3º Seminário Nacional SESC CBTIJ de Teatro para a Infância e Juventude – Teatro, pra que Serve? para professores, arte-educadores e profissionais do meio artístico. No SESC Tijuca, 15 a 19 de maio de 2005.

Publicação da Revista Sensibilidade Dramaturgia & Imaginação Educação, referente ao 2º Seminário Nacional SESC CBTIJ de Teatro para a Infância e Juventude de 2004.

Participação de nossos associados com o espetáculo A Estreia de Lasanha e Ravioli no Festival Mondial des Arts Pour la Jeunesse / Word Festival of The Arts for Young Audiences, em setembro 2005

Evento e coquetel comemorando a 4ª edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, realizado no dia 21 de março, onde foram prestadas as homenagens a Pedro Domingues (póstuma) e aos destaques de 2004: a diretora Cacá Mourthé; a atriz Josie Antello; o ator Leonardo Brício; pela linguagem artística, o Centro Teatral e Etc e Tal; pelo projeto social, a ONG Palco Social; pelo trabalho de imprensa dedicado ao teatro para crianças, o Jornal do Brasil; para a empresa patrocinadora, o Instituto Telemar; e para a empresa apoiadora, a Werner Tecidos.

Confecção do cartaz do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude – 20 de março com desenho de Pedro Dominguez.

Coordenação e realização do 5ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, em treze unidades do SESC Rio, com 23 espetáculos de grupos diferentes, que acontece de março a dezembro do corrente, com previsão de mais de 45 mil espectadores.