Em 16 de outubro de 2002, foram eleitos por unanimidade, em Assembléia Geral Ordinária os novos Conselho de Administração e Conselho Fiscal do CBTIJ:

Presidente
Alice Koenow (até 14.03.2003)

Secretário
Ludoval Campos

Tesoureira
Fátima Café

Conselho de Administração
Alberto Magalhães
Antonio Carlos Bernardes
Luiza Monteiro
Marcia Frederico
Sílvia Aderne

Suplente
Alvaro Assad
Mônica Biel

Conselho Fiscal
Ana Barroso
Angela Blazo
Marcos Edon

Suplente
Ine Baumann

Barra

Relatório de Atividades realizadas no período de 17/10/2002 a 13/03/2003:

Foi criada uma Comissão para que se inicie ações voltadas à preparação do Seminário Nacional “Olhar a Criança, o Olhar da Criança”, para educadores, artistas de teatro e artistas de várias áreas que trabalham para e com crianças, para uma reflexão sobre seus trabalhos, a sua visão sobre a criança , e sobre a de defesa dos direitos culturais da criança, com o objetivo de se iniciar entrosamento e debates sobre a implementação dos direitos culturais de crianças e adolescentes. Na comissão: Nadege Jardim, Sérgio Miguel, Juliana, Isa Viana, Geny Viegas, Luiza Monteiro, Maritza Portella (profissional convidada para divulgação), Fátima Café, Ine Baumann, Ludoval Campos.

Foi criada a Comissão de Assuntos Internacional para discutir e propor ações. Foram enviados oficios às 70 ASSITEJs solicitando material e informações sobre o teatro para crianças de cada país.

Foi iniciado o projeto para a elaboração de um CD da música latina usada no teatro para crianças, como uma primeira iniciativa de se estabelecer uma relação com países da América Latina.

Preparação para a participação brasileira no Congresso no Canadá e na Bienal de Lyon em 2005.

Encaminhamento para a participação de três associados no Seminário de Diretores a se realizar em maio na Alemanha

Envio para catálogo internacional de dados sobre o Festival de Blumenau e Americana. Publicação do artigo sobre o CBTIJ no Newsletter de março, da ASSITEJ, com a colaboração de Álvaro Assad, Isa Vianna, Mayra Capovilla.

Realização de exposição de fotos e vídeos de espetáculos de associados por ocasião da comemoração dos 7 anos do CBTIJ

Com o objetivo de integrar o CBTIJ numa rede de ongs de participação ativa na sociedade, foi proposta a filiação da CBTIJ à ABONG – Associação Brasileira de Ongs, ainda não concretizada, e a assinatura de Termo de Compromisso com a ABRINQ de respeito aos direitos das crianças quando participam de espetáculos, aguardando convocação da ABRINQ, sendo distribuído este Termo aos associados relacionados.

Entrega de propostas e material da entidade à Comissão de Cultura da Campanha do Lula.

Encaminhamentos para assinatura de contrato com escritório de contabilidade a fim de obter suporte também jurídico necessário ao cumprimento de exigências contratuais e orientação sobre impostos principalmente relativos a Mostra SESC / CBTIJ.

Abertura de mais duas contas correntes para receber recursos dos projetos da Mostra SESC e Seminário, exigido à contabilidade discriminada.

Foi avaliado junto a Diretoria, Conselho Fiscal e de Administração a possibilidade da divulgação mensal do balanço financeiro da entidade.

Contratação da funcionária Irany Oliveira.

Enviado projeto de Oficinas de Teatro à Fundação Telemar para ser realizado em conjunto com a FIA – Fundação para Infância e Adolescência.

Foram feitos contatos ligados com O SESC Nacional no sentido de viabilizar a implantação de Núcleos do CBTIJ em outros Estados.

Participação de duas reuniões em São Paulo para colaborarmos na formação do Núcleo Paulista de Teatro para a Infância e Juventude.

Envio de mais de 20 ofícios, destacando-se ao gestor Miguel Falabella, Secretário das Culturas do Município solicitando a implementação de uma política de igualdade no tratamento com os artistas e técnicos do Teatro para crianças e ampla campanha de acesso ao teatro e o completo o respeito aos direitos culturais de crianças e adolescentes. Ofícios de igual teor estão prontos para serem enviados à Secretaria de Cultura do Estado, Funarj, Deacen.

Envio de 700 ofícios para vereadores, deputados federais e senadores por ocasião do Dia Mundial de Teatro para a Infância e Juventude.

Em relação a nossa Sede, foi enviado ofício ao Sr. Antônio Grassi solicitando a permanência do CBTIJ em sua sede e relatando detalhadamente todas as ações ocorridas no ano passado em relação à mobilização pela manutenção da sede, com anexação do material relativo e documentos emitidos então então ministro Francisco Weffort, pelo, conseguidos através da ASSITEJ internacional.

Inclusão na Mostra SESC CBTIJ de atividades de sensibilização ao teatro e debates com a plateia.

Participação de reunião com Assessoria Especial da Prefeitura no sentido da colaboração na confecção de um edital para concurso de texto / montagem de espetáculo para crianças sobre a cultura negra.

Impressão de 5000 cartões pela firma MICA e distribuição, em comemoração aos 7 anos do CBTIJ.

Barra

Em 14.03.2013, com uma solicitação de desligamento da presidente da CBTIJ, Alice Koenow, da entidade, o Conselho de Administração escolhida uma nova diretoria, para dar continuidade a Gestão 2003/2004:

Presidente
Ludoval Campos

Secretario
Álvaro Assad

Tesoureira
Ana Barroso

Conselho de Administração
Alberto Magalhães
Antonio Carlos Bernardes
Marcia Frederico
Sílvia Aderne

Suplente
Mônica Biel

Conselho Fiscal
Angela Blazo
Fátima Café
Marcos Edon

Suplente
Ine Baumann

Barra

Relatório de Atividades da Gestão 2003/2004:

Ações realizadas em 2004

Produção e administração da 4ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, em treze unidades do SESC Rio, com 18 espetáculos de grupos diferentes, atingindo mais de quarenta mil espectadores, de março a dezembro de 2004.

Realização do 2º Seminário Nacional SESC CBTIJ de Teatro para a Infância e Juventude – Sensibilidade Dramaturgia & Imaginação Educação, para professores e artistas. Realizado no Espaço SESC Copacabana, 17 a 20 de março de 2004.

Realização do Convênio com SESC Rio, com o intuito de para associar ao SESC os filiados do CBTIJ.

Participação de Ludoval Campos, presidente do CBTIJ e de Ine Baumann, do Conselho de Administração do CBTIJ, do Fórum Brasileiro de Cultura e da Jornada Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, em São Paulo, agosto de 2004.

Realização do Projeto Vale a Pena Ver de Novo, com a apresentação de espetáculos na unidade SESC Campos, no segundo semestre de 2004.

Participação de grupos do CBTIJ no Festival de Inverno Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, julho 2004.

Participação na Jornada Internacional de Trabalhadores na Área de Teatro para a Infância e Juventude, realizada pela Prefeitura de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo.

Participação de Ludoval Campos, Presidente do CBTIJ, no Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude de Córdoba – Argentina, realizando uma palestra sobre a organização de entidades, como o CBTIJ, na América Latina. Participação de encontros com outros presidentes e responsáveis ​​de entidades correlatas. Setembro 2004.

Realização de uma Mostra de espetáculos para Remi Bouche, da ASSITEJ Canadá, para a escolha daqueles que participarão do Festival do Canadá, em 2005. Teatro do Planetário, setembro de 2004.

Participação do CBTIJ, representado pelos Conselheiros Administrativos Antonio Carlos Bernardes e Mayra Capovilla, do Fórum de Culturas Internacional, no Parque Anhembi, em São Paulo, outubro de 2004.

Participação de Ludoval Campos, Presidente do CBTIJ, em mesa redonda sobre Teatro para a Infância e Juventude, no Festival de Teatro Amador da FETAERJ, em Angra dos Reis, novembro de 2004.

Ações realizadas em 2003:

Realização da 3ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, em parceria com o SESC Rio, com a participação de 18 espetáculos de grupos diferentes, orientados em 13 unidades do SESC, atingindo 43.820 espectadores, de março a dezembro de 2003.

Realização do cartaz do Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude – 20 de março, desenho idealizado por Ilo Krugli.

Realização da festa de 20 de março, em comemoração a 3ª edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, homenageando alguns dos principais compositores que compõem trilhas sonoras e músicas para o teatro infanto-juvenil: Ubirajara Cabral, Fernando Moura, Joaquim de Paula, Chico Lá, Marco Aureh, Caíque Botkay, Alexandre Negreiros, Ronaldo Mota, Agnes Moço, Cecília Conde, Bia Bedran, Zé Zuca, Beto Coimbra, Charles Khan, Guilherme Hermolin, Mauro Perelmann, Roberto Burgel e Tim Rescala. Realizado no Auditório do SESC Flamengo, em 21 de março de 2003.

Realização do Seminário Nacional SESC CBTIJ de Teatro para a Infância e Juventude – A Educação da Sensibilidade, com uma mostra de espetáculos (entrada franca), com as seguintes apresentações: Eros & Psique (Cia. De Teatro Medieval); O Novo Circo dos Irmãos Brothers; Maria Borralheira (Ludus Produções); O Macaco e a Boneca de Piche (Centro Teatral e Etc e Tal); Uma Rapunzel no Meio da Rua (Cia Entre Nós de Teatro); Cantando com Silvia Orthof (Cia. Zé Vagão). Oficinas: Literatura em Jogos e O Jogo Teatral Mesa Redonda: A Criança e a Experiência com o Teatro; Teatro-Educação e Ética e Estética. Realizado no Espaço SESC Copacabana, de 21 a 23 de maio de 2003.

Recebimento da Moção de Aplauso e Louvor, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelas atividades e serviços prestados. O CBTIJ foi representado pelo integrante do Conselheiro de Administração, Antonio Carlos Bernardes, em 18 de março de 2003.

Reconhecimento de Utilidade Pública pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do projeto de Lei 630/2003 de 11 de agosto de 2003.

Participação de Ludoval Campos e Antonio Carlos Bernardes, Presidente e Conselheiro de Administração do Seminário: Encontro de Cidades, realizado pelo SESC Rio. Unidade Tijuca.

Participação de Ludoval Campos, Presidente do CBTIJ, no Seminário Cultura para Todos, realizada pelo Ministério da Cultura, no Teatro Odilo Borba Filho – UERJ, onde entregamos um documento com propostas de ações para a área do Teatro infanto-juvenil.

Participação de Antonio Carlos Bernardes no Encontro dos Trabalhadores da Cultura, realizado pela Funarte / Ministério da Cultura, realizado no Hotel Glória.

CBTIJ em Ação no Espaço III do Teatro Villa-Lobos, em parceria com a FUNARJ – Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro, com apresentação dos espetáculos Cyrano de Berinjela, A Historia de Topetudo, A Megera Domada, Tem Areia no Maiô, Pianíssimocom média de oitenta e três por cento de ocupação de público no teatro. De agosto a dezembro de 2003.

CBTIJ em Ação – Criança Feliz. Apresentação dos espetáculos de associados do CBTIJ em orfanatos e comunidades carentes. Durante todo o ano de 2003.

Participação de Ludoval Campos, Presidente do CBTIJ, em mesa redonda, no Dia da Baixada em Duque de Caxias. No dia 30 de abril de 2003.

Participação do Fórum das Artes – Rio, do Conselheiro de Administração, Antonio Carlos Bernardes, que durante todo o ano de 2003, às segundas-feiras, se reunia com outros representantes de entidades e a classe artística para discussão de temas relevantes a categoria. No Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio.

Participação de Ludoval Campos e Antonio Carlos Bernardes, Presidente e Conselheiro de Administração do CBTIJ, do Encontro de Gestão Cultural, promovido pelo SESC Rio.

Realização do 1º Encontro de Educadores e Produtores de Teatro para Crianças e Jovens. Mesa redonda e exercício com professores de diversas escolas. No Espaço SESC – Copacabana, 06 de outubro de 2003.

Criação do o Dia Estadual do Teatro para a Infância e Juventude, 20 de março, pela Lei nº 191/2003, e sancionada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

What do you want to do ?

New mail