Em 15 de agosto de 2000, foram eleitos por unanimidade, em Assembleia Geral Ordinária os novos Conselho de Administração e Conselho Fiscal do CBTIJ:

Presidência
Antonio Carlos Bernardes

Secretaria
Mônica Muller (até 22.07.2001)
Ana Luisa Cardoso (até 03.04.2002)

Tesouraria
Angela Blazo

Conselho de Administração
Ana Luisa Cardoso
Dudu Sandroni
Silvia Aderne

Conselho Fiscal
Ludoval Campos
Dinho Valladares

Conselho Consultivo
Alice Koenow
José Leon Zylbersztajb
Cecília Conde
Gutti Fraga
Humberto Braga
Maria Luiza Monteiro Silva
Maria Helena Khuner
Maria Cristina Gatti

Barra

Relatório de Atividades da Gestão 2001 / 2002 

Ações realizadas em 2001

Realização da 1ª Mosta SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, que levou doze espetáculos dos associados do CBTIJ  a doze unidades do SESC Rio de Janeiro, atingindo um  público de aproximadamente vinte mil pessoas, de março a novembro de 2001.

Realização no dia 20 de março de 2001 da primeira edição do Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude, homenageando personalidades que muito contribuíram e contribuem para o Teatro para Crianças e Jovens: Júlio Gouveia (em memória) e Tatiana Belinky, criadores do TESP, e pioneiros na produção e direção de espetáculos para crianças; Pernambuco de Oliveira (em memória), autor do inesquecível texto “A Revolta dos Brinquedos” (1948); Lúcia Coelho, diretora de teatro e criadora do Grupo Navegando; Lizette Negreiros, atriz paulista que muito fez pelo teatro para crianças, uma das criadoras da APETIJ; Dilmar Messias, diretor de teatro em Porto Alegre, que muito dedicou ao teatro para crianças; Fátima Ortiz, diretora e Enéas Lour, diretor de teatro, ambos com inúmeros espetáculos para crianças; Ilo Krugli, que criou o Teatro do Ventoforte; Teatro Quintal e Bia Bedran; os dez anos do Grupo As Marias da Graça; Beatriz Pinto de Almeida (em memória), pioneira no trabalho com bonecos; o Festival de Teatro de Blumenau; e os 50 anos do Teatro Tablado e sua criadora Maria Clara Machado. Foi a última homenagem em vida a Maria Clara Machado. Nesta festa também comemoramos os cinco anos de atividades do CBTIJ e um ano de lançamento de nosso site.

Edição de quatro cartões telefônicos, em parceria com a Telemar homenageando: o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, os Cinco anos do CBTIJ, o Festival de Teatro Infantil de Blumenau e os 50 Anos de O Tablado, com uma tiragem de duzentos mil exemplares cada. Infelizmente a Telemar rompeu unilateralmente o acordo e os outros vinte e seis cartões previstos inicialmente não foram emitidos.

Participação de Antonio Carlos Bernardes no IV Festival de Teatro Infantil de Blumenau, de 09 a 17 de agosto de 2001. Formalizamos em reunião com todos os grupos presentes da necessidade de uma organização a nível nacional, iniciando contatos para o processo de formação de um Núcleo do CBTIJ no local.

Com recursos próprios conseguimos realizar a reforma total de nossa sede, incluindo recepção, sala de administração e produção, sala de arquivo, duas salas para oficinas e ensaios (com banheiros próprios), copa e depósito. A inauguração se deu no dia de 28 de agosto de 2001 e as atividades regulares começaram a ser desenvolvidas em nossa sede partir de janeiro de 2002.

Habilitação do CBTIJ como entidade associativa do setor cultural na Comissão Nacional de Incentivo a Cultura – CNIC, em setembro de 2001.

Realização da mesa-redonda “Ações para a Criança / Adolescente através do Teatro”com a presença dos representantes da Funarte (Humberto Braga), Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (Dudu Sandroni), Rioarte (Karen Acioly), Funarj (Bete Mendes), Petrobras (Lia Blower) e Fundação Cultural de Blumenau (Maria Therezinha Heimann), como parte das festividades de inauguração de nossa sede, em 28 de agosto de 2001.

Ações realizadas em 2002

Realização da 2ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, que levou, dezoito espetáculos de associados do CBTIJ a doze unidades do SESC Rio de Janeiro, que deve atingir um  público de aproximadamente trinta e um mil pessoas, de março a novembro de 2002.

Realização do Seminário Internacional de Teatro para Infância e Juventude, como antecipação do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, com a presença de representantes de vinte e quatro países membros da ASSITEJ. Em paralelo foi realizada pela primeira vez na América Latina a Reunião do Comitê Executivo da Assitej, no Teatro SESC Copacabana, em março de 2002.

Criação do novo site do CBTIJ, realizado em parceria com a Nexgen e a Prolink, e da marca CBTIJ 7 anos, iniciando as comemorações de nosso sétimo aniversário.

Participação de Antonio Carlos Bernardes no 32º Festival of Theatre for Children and Young People, em Lyngby, na Dinamarca, de 14 a 21 de abril de 2002.

Conseguimos a isenção do pagamento do ISS com relação as notas fiscais emitidas pelo CBTIJ, em julho de 2002.

Participação de Luiza Monteiro, Conselheira Consultiva do CBTIJ no Congresso da Assitej, realizado em Seul, Coréia, e sua eleição como Vice-Presidente da ASSITEJ Internacional, de 23 a 26 de julho de 2002.

Convite feito a Ilo Krugli e aceito para criar o cartaz da próxima edição do Dia Mundial de Teatro para a Infância e Juventude, em agosto 2002.

Participação de Antonio Carlos Bernardes e de Alice Koenow no Seminário sobre Produção de Teatro para Crianças, realizado pela Panamco, onde foi mais uma vez afirmada a necessidade de se criar um Núcleo do CBTIJ em São Paulo, em agosto de 2002.

Participação de Antonio Carlos Bernardes e de Alice Koenow da mesa de debates Seminário Internacional Siglo XXI – Teatro, Drama y Educación, em Córdoba, Argentina, de 16 a 18 de agosto de 2002.

Participação de Antonio Carlos Bernardes e Alice Koenow nas reuniões preparatórias do Seminário Nacional e Teleconferência “Adolescentes e Cidadania” promovido pela Unicef, com a participação de várias entidades do Rio e que Alice Koenow foi indicada por esse grupo a representa-lo no Seminário em Brasília, custeada sua ida pela Unicef, em setembro de 2002.

Participação de Antonio Carlos Bernardes no VI Festival de Teatro Infantil de Blumenau. Foi montado um painel com cartazes e fotos de todas as atividades realizadas pelo CBTIJ, de 06 a 13 de setembro de 2002.

Alterações e aprovação do Estatuto do CBTIJ, no qual a principal mudança foi a mudança de categoria de entidade sem fins lucrativos para a lei das OSCIP – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, em 04 de setembro de 2002.

Iniciamos contato com a Fase – Federação de Órgãos para Assistenica Social e Educacional e com o SESC Nacional tendo como objetivo a formação de Núcleos do CBTIJ em diversas capitais, em setembro de 2002.

Realização da Maratona CBTIJ, no Parque dos Patins, Lagoa, com a participação de dez espetáculos de associados do CBTIJ e inúmeros convidados. O evento foi um protesto contra Funarte, que tentou nos retirar das salas emprestadas. A mobilização compreendeu também num abaixo-assinado, com mais de mil assinaturas e diversas cartas de protesto, inclusive internacionais.

Projetos desenvolvidos, mas que infelizmente não foram aprovados: Formação de novas platéias – em parceria com a UERJ e a TV Multishow, envolvendo a comunidade das cercanias da Universidade; CBTIJ em Cena – Festival Nacional de Teatro para Crianças de São Gonçalo, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro;Mostra CBTIJ BR de Teatro para Criança – vinte quatro espetáculos do CBTIJ percorrendo vinte municípios do Estado do Rio de Janeiro, CBTIJ em Ação – Operários do Jardim, um projeto social envolvendo cinqüenta adolescentes do Jardim Santa Catarina em São Gonçalo.

Entre os projetos em andamento estão: a criação do site CBTIJinho, tendo como alvo o público infantil e como objetivo brincadeiras e informações relativas ao teatro para crianças; Banco de Dados, incluindo as informações do site atual; o projeto CBTIJ em Ação – Transformando com Arte, envolvendo crianças e adolescentes na comunidade do Morros dos Prazeres, Santa Tereza, projeto este enviado ao BNDS, 3ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, com a proposta de envolver mais duas unidades do SESC e o Seminário Nacional de Teatro para as Infância e Juventude, a ser realizado em março de 2002, juntamente com a 3ª edição do Dia Mundial de Teatro para a Infância e Juventude.