Em 05 de maio de 1998, foram eleitos por unanimidade, na Assembleia Geral Ordinária dos novos Conselho de Administração e Conselho Fiscal do CBTIJ:

Presidência
Antonio Carlos Bernardes

Secretaria
Maria Luiza Monteiro

Tesouraria
Ine Baumann

Conselho de Administração
Ana Luíza Cardoso
Sandra Vargas
Silvia Aderne

Conselho Fiscal
Angela Pecego
Beatriz Gemal
Gutti Fraga

Barra

Relatório de Atividades da Gestão 1998/2000: 

Ações realizadas em 1998

Dentre as ações realizadas, uma das mais importantes para a concretização da campanha nacional de valorização do teatro infantil, definida na gestão anterior, tendo como tema 50 Anos do Teatro para a Infância e Juventude no Brasil, que teve como dados simbólicos a estreia de O Casaco Encantado de Lúcia Benedetti em 1948. Para essa campanha foram realizados:

Realização de um Cartaz Comemorativo, com desenho doado por Elifas Andreatto e impresso com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Lançamento de 09 Cartões Telefônicos com imagens de espetáculos que marcaram época na história do teatro infantil.

Com o apoio da Revista Teatro Jovem, publicações durante o segundo semestre de 1998, de anúncios comemorativos.

Com o apoio de Eveli Fischer, lançamento do Evento na Imprensa.

Evento de lançamento da campanha, homenageando os espetáculos retratados nos Cartões Telefônicos através de seus responsáveis. Festa realizada no Auditório do Edifício Capanema, com o apoio da Funarte.

Iniciamos contatos para nos filiarmos às Comissões de Defesa de Crianças e Adolescentes a nível municipal e estadual, e também para obtermos uma condição de pública.

Filiação do CBTIJ, na TV Comunitária do Rio de Janeiro.

Ações realizadas em 1999

Contato com diversas empresas e órgãos públicos para a reforma de nossa sede.

Contato com empresas e provedores de Internet para realização de nosso site.

Assinatura de contrato com a Prolink e NexGen para realização e hospedagem de nosso site.

Registro no nome CBTIJ, junto a FAPESP, para o site.

Levantamento de dados para o site e confecção das páginas. Foram seis meses de pesquisa e digitação.

Inscrição junto a uma prefeitura de solicitação de alvará. Por vários problemas burocráticos (planta e número das salas, fiscalização, pagamento de taxas, etc.), ficamos nesta empreitada quase um ano e meio.

Renovação junto a Funarte, do contrato de ocupação da Sala Santa Rosa, estendendo o prazo para dezembro de 2000.

Através de sua secretária, Maria Luiza Monteiro da Silva, o CBTIJ se torna membro do Comitê Executivo da ASSITEJ (Coopmember), com direito a voz e voto e participação oficialmente pela primeira vez de um Congresso Internacional realizado em Tromso, na Noruega.

Enviamos para publicação no Anuário de Teatro Infantil e Juvenil de 98/99, o artigo de Alice Koenow “A Visão da Infância – Uma Discussão sobre o Teatro Infantil e Juvenil no Brasil”.

Enviamos o nome de Gutti Fraga como indicação ao prêmio Prêmio Presidente de 1999, da ASSITEJ Internacional. Pela primeira vez o nome de um brasileiro foi indicado a participar desta premiação para artistas que realizam trabalhos sociais, através do teatro.

Enviamos para publicar a sinopse e as características da peça História de Lenços e Ventos de Ilo Krugli, no Outstanding Plays for Young Audiences, Bibliografia internacional volume VI, ASSITEJ – USA.

Ações realizadas em 2000 

Conseguimos obter o alvará de funcionamento de nossa sede.

O CBTIJ foi convidado a participar da composição de uma das chapas que concorreram a atual gestão da TV Comunitária. O convite foi declinado, mas foi aceita nossa participação na comissão organizadora da eleição, ocorrida em maio deste ano.

Contato com a Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, através de Erve Vaz e Efren Colambani, que garantiram apoio no fornecimento dos textos de dramaturgia da Revista Teatro da Juventude editada pela Secretaria, para nosso banco de dados.

Novamente, o CBTIJ, através de Luiza Monteiro, participa da reunião do Comitê Executivo, realizada em Dallas, EUA, em fevereiro de 2000.

Extra-oficialmente, Luiza Monteiro também participou do Festival da UNIMA em Magdemburgo, onde antes de outras pessoas da ASSITEJ Internacional, que chamaram para participar de uma reunião de estreitamento de relações entre ASSITEJ e UNIMA.

Novamente voltamos a acontecer a sediar a seguinte reunião do Comitê Executivo da ASSITEJ (em dezembro de 2000). Realizamos gestões junto às Secretarias de Cultura, tanto Municipal como Estadual, e SESC. Como não conseguimos juntar-se às condições mínimas necessárias para a realização do evento, declinamos novamente o convite. No entanto, propusemos que a realização desse encontro no Rio de Janeiro, ocorrece em janeiro de 2002. Informamos também, da nossa intenção de realizar paralelamente um festival nacional e um Seminário Internacional Teatro para Crianças e Jovens.

Conseguimos através de apoio cultural, verba que iniciarmos a reforma de nossa sede. Em três meses teremos os banheiros e a cozinha reformados e as janelas restauradas, permitindo assim o início das atividades no local. A Funarte ficou de contribuir com mais recursos para o término das obras necessárias.

Fomos participar da organização Seminário do Festival Bom de Boneco, um ser realizado em Santa Tereza, pelo “Boneco em Ação” de Suzanita Freire.