Cia Pop de Teatro Clássico: resgate do popular com simplicidade

Crítica publicada no Jornal do Brasil
Por Carlos Augusto Nazareth – Rio de Janeiro – 10.04.2005

 

 

 

 

 

 

 

 

Barra

Humor em cenas lúdicas

Passatempo popular, trava-língua inspira espetáculo ideal para a gente miúda

A Aranha Arranha a Jarra, a Jarra Arranha o Trava-Língua
 é um divertido espetáculo voltado para as crianças bem pequenas, o que é raro em nossos palcos. Com dramaturgia e direção de Demétrio Nicolau e em cartaz no Teatro das Artes, o espetáculo parte da sonoridade e do ritmo das palavras para criar cenas isoladas a partir de cada um dos trava-línguas escolhidos.

As situações, as coreografias e o gestual criados não têm necessariamente uma relação direta com o significado de cada um dos trava-línguas. Cada som ou ritmo sugere determinado contexto, que é sempre trabalhado com humor. Centrado principalmente na direção de movimento, conduzida por Nara Keiserman, esse humor acaba aproximando o jogo de palavras do público, que tenta repetir, não só os trava-línguas, mas toda a coreografia exibida em cena.

As mães também se envolvem na brincadeira infantil de trocar letras, que já foi uma das preferidas de toda uma geração. As atrizes Ângela Fabri, Luciana Shirawka, Marcela Dalee e Stella Bajterman apresentam unidade de preparo técnico e de atuação. Suas máscaras faciais são elementos preponderantes na comunicação com o público.

Remetendo à origem das parlendas, o espetáculo resgata a simplicidade do popular através de um belo cenário realizado por Teka Fichinski que tem como único elemento de fundo um pano feito de fitas multicoloridas, bastante comuns nas manifestações populares. O figurino remete a este mesmo universo, sem definir personagens, pois as quatro atrizes trabalham em conjunto.

Esta proposta cria uma homogeneidade visual que se completa pela luz, simples, mas absolutamente eficiente, também de Demétrio Nicolau. A direção musical se utiliza de músicas conhecidas, presentes no imaginário infantil, como Parabéns pra você e Escravos de Jô. Palmas, sonoridades e ritmos verbais são os elementos com os quais Demétrio Nicolau compõe a trilha sonora e a partir dos quais estrutura as cenas. O espetáculo marca um tento ao conseguir a tão buscada interatividade, de maneira espontânea e inteligente, através do lúdico.

A Aranha Arranha a Jarra, a Jarra Arranha o Trava-Língua é um espetáculo que trabalha a memória da brasilidade, colocando em cena o jogo de palavras de forma absolutamente simples e por isso eficiente. Trata-se de uma grande brincadeira, que remete à ingenuidade do popular, mas cujo resultado evidencia um trabalho sério de pesquisa, não só linguística, mas corporal, realizado pela Companhia Pop de Teatro Clássico.