Barra

O Serviço Nacional de Teatro se fez presente no II Festival de Teatro Infantil, realizado em Curitiba, em fevereiro de 1975, patrocinando um Seminário que teve como finalidade abordar os problemas que se relacionam com o teatro e a criança.

Foi seu intuito focalizar os diversos aspectos da comunicação teatral com a criança e para tal convidou educadores, psicólogos e pedagogos que pudessem analisar as características infantis, seus interesses, seu poder de criatividade e a utilização do teatro como arte total, capaz de desenvolver no mundo mágico da criança uma noção de vida plena e global.

Se educar é desenvolver os sentidos para compreensão e percepção das várias manifestações de vida e para a realização plena da individualidade, que melhor meio senão o teatro, numa escola viva e dinâmica, para fazer aflorar as vocações que a criança traz dentro de si?

Muito se tem falado de Teatro Infantil. Urge porém que o encaremos com grande seriedade como fator de formação, sem contudo esquecer que ele é antes do mais uma expressão de arte.

O S.N.T., dando continuidade ao Plano de Ação Cultural do M.E.C., pretendeu com este Seminário trazer a todos aqueles que se interessam pelo teatro como meio de educação e cultura, comunicações e contribuições de experiências, pesquisas e estudos, realizados em for ma de palestras e com debates abertos a todos os integrantes do Festival. Demonstrou assim uma preocupação com o problema, visando contribuir para a formação de uma estrutura sólida capaz de garantir que o teatro dedicado à criança atinja sua finalidade e não se perca em realizações esporádicas e desorientadas.

Aspirou o Serviço Nacional de Teatro com esse seminário dar uma contribuição para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do teatro dedicado à criança e comprometeu-se, ainda, em publicar o que foi dito e discutido em Curitiba, acrescido de trabalhos de Oscar Von Pfull, Joana Lopes e Zuleika Mello, formando um volume, que ora se concretiza através de um número especial da revista da SBAT, sob o patrocínio deste serviço, capaz de servir como subsídio para a história e o estudo do Teatro Infantil.

Barra

Beatriz Veiga

Dentro da política global do Serviço Nacional de Teatro, destaca-se o apoio à pesquisa teórica, através da coordenação de seminários nas mais diversas áreas de atuação teatral. Enquadra-se nesta política a realização do II Seminário de Teatro Infantil que teve lugar em Curitiba, em fevereiro de 1975. Os participantes efetivaram uma análise e avaliação crítica tanto de problemas teóricos quanto da situação da dramaturgia infantil nos grandes centros do país. Encontram-se aqui os resultados desse trabalho, abrangendo os temas básicos da lingua­gem do teatro infantil, da realidade atual e possibilidades de evolução. Um trabalho que terá uma linha de continuidade dentro do plano de ação em que estamos empenhados. A partir de 1976, esse plano será ampliado e desdobrado através de um projeto especial, o Projeto Criança, desenvolvendo iniciativas novas no campo do teatro com a criança e para a criança.

Orlando Miranda de Carvalho 
Diretor do Serviço Nacional de Teatro

Barra

Programa:

Dia 3/2 – José Renato Monteiro

Tema: “A criança e a linguagem televisual: um contrato real-imaginário com a cultura de massa”
Debatedores: Ana Maria Machado – Clóvis Garcia (escritor, crítico teatral, ex-diretor do Serviço Nacional de Teatro, professor da Universidade de São Paulo) – Pedro Paulo Cava (sociólogo, professor de Teatro na Educação em Belo Horizonte)

Dia 4/2 Monica Laport

Tema: “O mundo subjetivo da criança e sua interação com o teatro”
Debatedores: José Renato Monteiro – José Antônio Domingues

Dia 5/2 – Ana Maria Machado

Tema: “Realidade atual do teatro infantil no Estado da Guanabara”
Debatedores: Helena Barcelos – Monica Laport

Dia 6/2 – Helena Barcelos

Tema: “Desenvolvimento da linguagem teatral da criança ”
Debatedores: Oscar Von Pfull – Joana Lopes

Dia 7/2 – José Antônio Domingues

Tema: “Possibilidades do teatro como processo educativo”
Debatedores: Clóvis Garcia – Ilo Krugli (autor, ator, diretor e professor em Teatro na Educação no Rio de Janeiro)

Colaboradores:

Joana Lopes – Teatro, Educação Tridimensional

Oscar Von Pfull – A proposito de um Concurso de Textos para Teatro Infantil

Zuleika Mello – Observação Pessoal sobre o Julgamento de Textos para Teatro Infantil

Maria Helena Kühner – A Coragem de Fazer Teatro Infantil

Barra

Local: Auditório Salvador de Ferrante – Fundação Teatro Guaira Curitiba – Paraná
Período: de 3 a 7 de fevereiro de 1975
Orientação: SERVIÇO NACIONAL DE TEATRO (MEC)
Coordenação: Maria Helena Kühner (SNT) Beatriz Veiga (SNT)

Ministério de Educação e Cultura
Departamento de Assuntos Culturais
Serviço Nacional de Teatro
Fundação Teatro Guaira

Barra

Obs.
Este texto foi retirado da edição especial da Revista de Teatro da SBAT, referente ao Seminário de Teatro Infantil de Curitiba de 1975, organizado pelo antigo Serviço Nacional de Teatro, do MEC, realizado no Auditório Salvador de Ferrante da Fundação Teatro Guairá, em Curitiba, no período de 3 a 7 de fevereiro de 1975.

Fazem também parte desta Revista os seguintes textos:

Apresentação do Seminário de Teatro Infantil – 1975, de Orlando Miranda de Carvalho e Beatriz Veiga
A Criança e a Linguagem Televisual, de José Renato Monteiro
A Coragem de Fazer Teatro Infantil, de Maria Helena Kühner
A Propósito de um Concurso de Textos para Teatro Infantil, de Oscar Von Pfull
Desenvolvimento da Linguagem Teatral da Criança, de Helena Barcelos
Possibilidades do Teatro como Processo Educativo, de José Antônio Domingues
Observação Pessoal sobre o Julgamento de Textos para Teatro Infantil, de Zuleika Mello
O Mundo Subjetivo da Criança e sua Interação com o Teatro, de Monica Laport
Realidade Atual do Teatro Infantil no Estado da Guanabara, de Ana Maria Machado
Teatro, Educação Tridimensional, de Joana Lopes