Barra

Foi com muito orgulho que recebi a incumbência de apresentar a toda a comunidade a Revista do 10º FENATIB.

Como jornalista vi e testemunhei o crescimento deste Festival, que se tornou referencia no país pelo seu comprometimento não só com o fazer teatral, mas também com a promoção da cultura e do teatro como cidadania. Assim como no teatro “adulto” os desafio no teatro infantil’ são os mesmos, e porque não até em ousar dizer, que muito mais complexos, pois estamos lidando com uma plateia, exigente, super sincera e que necessita de trabalhos com boa qualidade.

Ao acompanhar no decorrer dos anos os debates e as trocas de informações entre “teatreiros” e debatedores, observo a sede de informação que ambos necessitam sobre este segredo do teatro para crianças.

Blumenau, celeiro de tantos talentos, enche-se de orgulho em poder mostrar para o Brasil a rica e diversificada produção teatral desenvolvida no país.

O Festival é e sempre será um ­espaço pioneiro, que se abre ano a ano corajosamente para continuar discutindo e fomentando a produção teatral brasileira.

O leitor certamente encontrará muitos liames que unem esses homens (artistas) com o comprometimento da cultura e do processo de formação do cidadão.

Costumo dizer que cultura não deve ser vista como enfeite de bolo. Isso quer dizer que a cultura tem que estar na massa, no fermento, para crescer junto. Cultura é necessidade básica, assim como saúde, educação, direito à escola e a cidadania, nas suas mais variadas expressões.

Nesse sentido, o FENATIB vem cumprindo com o seu papel. E cabe também a todos nós cumprirmos como nosso.

Convido-os, ao ler os textos que seguem, a iniciarem um novo desafio: continuar a somar e a contribuir para o engrandecimento da cultura brasileira. Recebemos você de braços abertos, como em um grande espetáculo!

Barra

Rodrigo Ramos
Jornalista, Produtor Cultural, Gerente da Editora Cultura em Movimento da Fundação Cultural em Blumenau

Barra

Obs.
Texto retirado da Revista FENATIB, referente ao 10º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (2006)