Programa, 2009

Manoela Pamplona e Aglaia Pusch

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Cia. Paidéia de Teatro e Instituto Goethe
apresentam

A VACA ROSEMEIRE – 2009

Direção: Amauri Falseti
Texto: Andri Beyeler

(Interior)

Elenco

Aglaia Pusch
Camila Amorin
Flávio Porto
João Marcelo Szwec
Manoela Pamplona
Rogério Modesto

Ficha Técnica

Texto: Andri Beyeler
Tradução do Texto: Aglaia Pusch
Adaptação do Texto: Márcia Rodrigues
Direção: Amauri Falseti
Direção Musical: Wanderley Martins
Cenografia e Figurinos: Aby Cohen e Lee Dawkins
Iluminação: Lee Dawkins

Sinopse

Na fazendinha onde mora, Rosemeire é a vaca sabe-tudo, que vive implicando com o porco, a galinha, o cachorro e o peixinho dourado. O porco é criticado por se lambuzar na lama, a galinha por cacarejar quando bota ovo, o cachorro por se deliciar no seu prato de comida e o peixinho por nadar pelado. Eles se sentem indefesos diante da intolerância da vaca e um dia até o fazendeiro é criticado por ela quando fazia o que mais gostava: escovar os dentes. O comportamento da vaca fica insuportável para o fazendeiro que, a fim de solucionar o problema, envia Rosemeire para a África. Depois de uma semana, começam a chegar animais antes nunca vistos pelos moradores da fazendinha, pois para eles o mundo era onde terminava a ruazinha do vilarejo. Agora, eles terão que conviver, no mesmo espaço, com bichos muito diferentes e esta situação fará com que o fazendeiro volte atrás na sua decisão de ter mandado Rosemeire para tão longe.

O texto traz à tona o problema da intolerância e as maneiras de enfrenta-lo. A peça é dinâmica pela movimentação das personagens, pelas músicas e pelo ritmo dos diálogos.

Paidéia

O principal objetivo da Paidéia, desde a sua fundação, é levar o teatro ao jovem e à criança. Em nosso trabalho, a pesquisa pelo texto a ser montado sempre foi feita com um cuidado especial, não aconteceu diferente com este. Depois de ler dezenas de peças, de ter assistido inúmeros espetáculos, participar como convidado no festival Internacional de Berlim, um dos mais importantes da Europa, voltado para a criança e para a juventude, decidimos pelo texto A Vaca Rosemeire, de Andri Beyeler. Para nossa grata surpresa, o autor ganhou o concurso de melhor texto para jovem em 2005, da Central de Teatro Jovem da Alemanha.

A partir daí, ficou claro que nossa escolha agora tinha um aval significativo, mostrando que estávamos no caminho certo. Com o firme propósito de realizar um espetáculo “para todos, a partir de cinco anos”, encontramos elementos desafiadores desde a proposta da dramaturgia apresentada como também o intenso trabalho dos atores, que deveriam ser preparados para atingir um grau de maturidade cênica compatível com o objetivo de levar ao palco um espetáculo igualmente desafiador e estimulante.

O tema proposto pela peça em nenhum momento carrega a tão falada “moral”; trata, de forma lúdica, mas também com seriedade e senso crítico, das relações sociais de nosso tempo. Nossas atividades com os três atores e três atrizes, durante estes meses, consistiram principalmente na leitura e estudo das obras de William Shakespeare, Bertolt Brecht, Heiner Müller e das reflexões e conceitos de Anatol Rosenfeld, Eric Bentley entre outros para uma pesquisa de trabalho de palco, na busca da melhor forma de apresentação do espetáculo pautado nos traços estilísticos fundamentais do Teatro Épico. A criação da música seguiu os mesmo critérios, assim como a criação do cenário e do figurino.

Amauri Falseti

Agradecimentos

Bebê de Soares, Bruni Fischili, Carlisto Wisage, Carminha Gongora, Christine Rörig, Gabriele Lipkau, Joaquim Bernauer, Leonardo Schmidt Falseti, Lizete Negreiros, Lucas Tamandaré Uchoa, Lúcia Sígolo, Mariane Hemesath, Mário Augelli, Nadime Boueri, Nancy Martorelli, Pedro Fiorin, Ricardo Fernandes, SESC Santo Amaro (Mário Augelli, Maracélia Ramos Teixeira, Maurício Del Nero) e Ursula Paul.

(Última Capa)

(Logo) Paidéia Associação Cultural
www.paideiabrasil.com.br

Agendamos espetáculos para escolas
Para reservas e informações, ligue: 5522-1283
ciapaideia@paideiabrasil.com.br

Rua Darwin, 153

Apoio

(Logos) Água Mineral Vidágua, Mate Doce

Patrocinadores

(Logos) ABT, Goethe-Institut São Paulo, Cidade de São Paulo