Acesso Restrito Rio de Janeiro, 19 de Março de 2024
Prefeitura do Rio de Janeiro Assitej International

Barra

O CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude foi criado, em dezembro de 1995, por profissionais da área de teatro para crianças. É uma entidade sem fins lucrativos que visa à união dos profissionais da área e à expansão de um teatro de qualidade que contribua para a formação da infância e da juventude brasileira. Entre os objetivos da entidade está o de promover ações para a divulgação, a difusão e o desenvolvimento do teatro, defendendo a profissionalização da classe.

Além de propor políticas de acesso ao teatro, o CBTIJ tem também como objetivo ampliar os direitos culturais da criança e do adolescente e consolidar, perante instituições e governo, a igualdade no tratamento aos artistas que dedicam seu trabalho a este público em relação aos demais profissionais da área das artes cênicas.

Para isso, o CBTIJ realiza periodicamente em sua sede encontros e reuniões com seus associados e representantes de outras entidades e do governo, para discutir questões pertinentes ao teatro para crianças e jovens. Atualmente, são mais de quatrocentos associados, entre eles diretores, atores e produtores de teatro para o público infanto-juvenil de todo o Brasil, conseguindo-se assim manter uma ampla rede de contatos.

Promovendo intercâmbios internacionais, o CBTIJ é representante no Brasil da ASSITEJ – Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude. Em atividade em mais de 80 países, a ASSITEJ tem contribuído para uma política junto a governos e instituições de promoção da dignidade profissional nesta área e de desenvolvimento da infância através do Teatro.

Em 2001, a ASSITEJ instituiu a data de 20 de março como o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude.  A data é atualmente comemorada em todos os países onde a entidade se faz presente. Por iniciativa do CBTIJ, conseguimos oficializar, em nosso país, o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude, através da Lei 11.722 de 2008, que passa a constar do calendário oficial.

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a reconhecer a data e a instituir em seu calendário oficial o Dia Estadual do Teatro para a Infância e Juventude através da lei nº 191/2003. A cidade do Rio de Janeiro também oficializou a data através da Lei nº 4736/2008 criando o Dia Municipal do Teatro Para a Infância e Juventude.

Além de ser agraciado com a Moção de Aplauso e Louvor pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Moção de Louvor da Câmara de Vereadores do Munícipio do Rio de Janeiro e Prêmio Ventoforte, o CBTIJ já foi declarado de Utilidade Pública Municipal e Estadual, sendo reconhecida assim a importância de suas ações nestes mais de dezessete anos de atividades em prol do teatro para crianças e jovens.

Desde 2014, o CBTIJ instituiu o Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças, no Rio de Janeiro, único que premia em  25 categorias.

Barra

Telefone para contato: 55 21 2205.4483

Endereço para correspondência
Caixa Postal 16.080
CEP: 22221.971
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Brasil