Acesso Restrito Rio de Janeiro, 24 de Abril de 2024
Prefeitura do Rio de Janeiro Assitej International

Glossário

Aqui você poderá conhecer e pesquisar todos os termos teatrais existentes em cinco línguas. Em português você encontrará a definição e a respectiva tradução em espanhol, inglês, francês e alemão. Este Glossário, pesquisado e realizado por Geir Campos, participou do "Prêmio Brício Campos" no VII Concurso Nacional de Monografias dos anos 1983/84, ganhando a Menção "Recomendação Especial" da comissão julgadora formada por Sábato Magaldi, Yan Michalski e Décio de Almeida Prado.



Q

QUADRO: 

M.S. Uma das divisões do ato, havendo mudança de quadro toda vez que há modificação do cenáro. A subdivisão do quadro é a cena.

Bild
Cuadro
Tableau
Tableau
Quadro

QUADRO DE EFEITOS:

M.S. Quadro ou mesa de controle provida de botões ou chaves que acionam dispositivos para que se produzam em cena efeitos, principalmente de luz e de som, programados pelo diretor do espetáculo.

Azeigbrett
Cuadro de Efectos Especiales
Tableau de Branchement
Special-effects board, Auxiliary Switchboard
Quadro per effetti Speciali

QUADRO DE LUZ:

M.S. Espécie de mesa onde se podem manobrar os interruptores e controladores de todos os recursos luminosos do palco, para a obtenção de mutações luminosas e efeitos especiais de luz de cena.

Schalttafel
Pupitre de Mando
Jeu d’orgue
Direct-operated Board, Manually-operated Board
Quadro operato a Mano

QUARTA PAREDE: 

F.S. Parede imaginária que se estenderia no mesmo plano vertical da boca de cena, vedando ao público a visão do que ocorre no palco entre as quatro paredes de um cenário em gabinete ou de interior; essa parede é removida pela convenção teatral, dando ao espectador ocasião de testemunhar detalhes da ação dramática. É uma criação teórica do realismo teatral, devida a André Antoine.

Vierte Wand
Cuarta Pared
Quatrième Mur
Fourth Wall
Quarta Parete

QUARTELADA: 

F.S. Cada um dos pranchões de madeira grossa e pesada que compõem o assoalho de um palco, e que se pode remover ou repor à vontade, para diversos fins.

Kassettenklappe
Trampa
Trappe
Trap
Botola