Acesso Restrito Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024
Prefeitura do Rio de Janeiro Assitej International

Glossário

Aqui você poderá conhecer e pesquisar todos os termos teatrais existentes em cinco línguas. Em português você encontrará a definição e a respectiva tradução em espanhol, inglês, francês e alemão. Este Glossário, pesquisado e realizado por Geir Campos, participou do "Prêmio Brício Campos" no VII Concurso Nacional de Monografias dos anos 1983/84, ganhando a Menção "Recomendação Especial" da comissão julgadora formada por Sábato Magaldi, Yan Michalski e Décio de Almeida Prado.



O

OBTURADOR:

M.S. Dispositivo em que se monta uma lente e que leva a diante um foco de luz. Serve também para obturar a passagem do feixe luminoso.

Linsenkopf
Portalentes
Pareflux
Lens-hood
Otturatore

ÓPERA:

F.S. Obra teatral em verso e inteiramente cantada, em música de grande estilo, sem diálogos falados, incluindo bailados e cenas de multidão, nas quais intervém grande massa coral. As primeiras óperas datam do século XVI.

Oper
Ópera
Opéra
Opera
Opera

ÓPERA BUFFA:

F.S. Ópera que se distingue pelo seu caráter cômico ou grotesco, que se aproxima da farsa; originalmente era uma espécie de intermédio que se encenava na frente do pano de boca, entre dois atos de uma ópera séria. Dela derivou a opereta.

Operette
Ópera Cómica
Opéra Bouffe
Comic Opera
Opera Comica

OPERETA:

F.S. Ópera menor, surgida na França em meados do século XIX, caracteriza-se por ter libreto e partitura alegres e movimentados, alternando partes faladas e partes cantadas, e envolvendo participações corais.

Operette
Opereta
Opérette
Light Opera
Operetta

ORELHA:

F.S. Ponta de ferro ou de madeira (pode ser um prego enfiado a meio) que se dispõe em série sobre um sarrafo, servindo de apoio ao sarrilho que há de atá-lo a outro.

Klampe
Guindaleta
Sauterelle
Cleat
Gancio

ÓRGÃO DE LUZES:

M.S. Quadro de luz.

OUVERTURE:

F.S. Palavra francesa (pronuncia-se: uvertir) que designa uma peça musical sinfônica tocada pela orquestra do teatro a guisa de introdução para um espetáculo de grandes proporções. Pode ser de ópera ou de concerto.

Ouverture
Abertura
Ouverture
Ouverture
Introduzione