Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 17.04.2015

Barra

Rani Guerra

Kleber Brianez

Barra

Esparrama faz rir com repertório de música clássica

Em 2POR4, o premiado grupo mostra às crianças o que é um quarteto de cordas

Criado em 2012, o Grupo Esparrama pesquisa o humor em suas mais variadas expressões e estruturas cômicas. Seu primeiro projeto foi muito premiado, Esparrama pela Janela, intervenção divertida e visualmente poética, que se passava na janela de um apartamento no Minhocão paulistano (o Elevado Costa e Silva). Agora, estão no Teatro Alfa com o hilário 2POR4. Vale a pena ir com a família toda.

O espetáculo, muito bem produzido, tem o luxo de manter em cena – o tempo todo de duração da peça – um quarteto de cordas erudito. Dois violinos, uma viola e um violoncelo – esta é a formação. Os quatro músicos (Manoela Bonina, Ismael Santos, Eliézer Motta e Erica Beatriz Navarro, com os substitutos Wellington Oliveira, Elisa Fernandes e Rebeca Friedmann e com direção musical de Ester Freire) executam lindas peças do repertório clássico, de forma totalmente integrada ao enredo. Além disso, os músicos participam com falas, tentando – em vão – dar um aviso aos dois palhaços, que teimam em querer regê-los.

Os dois palhaços são Rani Guerra e Kleber Brianez. Este último também assina a direção cênica de 2POR4. O ritmo é ágil, os esquetes de palhaçaria são muito engraçados, a participação da plateia é saudável e funcional, as trapalhadas são hilárias. Você e seus filhos vão rir muito. De quebra, o espetáculo tem um valor inestimável por oferecer elementos de iniciação musical, sem ser chato e professoral. Escolas: fica a dica!

O carisma de Rani Guerra é sempre impressionante. Aqui, ele ganha a plateia desde o primeiro minuto, fazendo o arquétipo do grandalhão desajeitado, doce e ingênuo. A química entre ele e Kleber é perfeita e nos encanta. Ponto também para os sempre caprichados programas dos espetáculos infantis da sala B do Teatro Alfa, que oferecem informações valiosas e sugestões de atividades cênicas. O programa de 2POR4, como não poderia deixar de ser, sugere às crianças a criação de uma cena musical, além de detalhar melhor como ‘funciona’ um quarteto de cordas. Muito bom como material de apoio, inteligente e objetivo.

Serviço

Teatro Alfa
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722
Telefone (11) 5693 4000
Sábados e domingos, às 16h
Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15