Crítica publicada na Folha de São Paulo – Guia da Folha
por Mônica Rodrigues Costa – 04 a 10.09.1998

Barra

Bom elenco faz rir em Sopa de Pedra

**** Sopa de Pedra. Texto: Tatiana Belinky. Direção: Antônio de Andrade

Um trio de excelentes atores e um músico entra em cena para contar uma história divertidíssima no teatro em Sopa de Pedra. Com texto de Tatiana Belinky e direção de Antônio de Andrade, o espetáculo dedica-se à criança menor, de 4 a 8 anos.

Sopa de Pedra faz parte do imaginário clássico de histórias para crianças. A receita em cena no teatro Sérgio Cardoso é explicada por dois andarilhos vagabundos, Magnólio (Luiz Amorim) e Benzedrino ( Gésio Amadeu). Amadeu faz o papel de Chico na novela Chiquititas (SBT).

Mortos de fome, os dois avistam o casebre da Velha Avarenta (Gabriela Rabelo) e resolvem pedir comida. A velha não aceita ajudar a dupla. O remédio é enganá-la. Benzedrino e Magnólio armam então o golpe da sopa de pedra, que não precisa de ingredientes para ficar saborosa.

Eles dominam a plateia com cantigas e interpretações precisas, formando uma dupla de palhaços mendigos, e contracenam com a velha, que faz o desejo dos dois, sem saber. O final é muito engraçado: “barriga cheia, pé na areia”, como diz o ditado.

Gabriela Rabelo consegue ao mesmo tempo construir a avareza da velha e uma ingenuidade contundente, que usa ao se deixar enganar. O resultado é uma plateia absolutamente encantada.

A Sopa de Pedra é uma história simples e contada com excelência e humor, com cenários, figurinos (Carlos Colabone) e iluminação (Roberto Cohen) corretos e atraentes.

Serviço:

Com Gésio Amadeu, Luiz Amorim e Gabriela Rabelo
Sérgio Cardoso – Sala Sérgio Cardoso
R. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, região central, tel. 288-0136
862 lugares. Sáb. e dom: 16h.
Até 25.10.
Ingressos: R$ 12,00.