Programa do espetáculo que estreou em 14.01.2017, no Teatro Oi Futuro Ipanema

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

(Logos) Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Oi

apresentam

TRA LÁ LÁ

Texto Original: Vanessa Dantas
Direção: Ana Paula Abreu
Direção Musical: Marcelo Rezende

(Página 01 – Para brincar)

(Página 02)

Juju Balangandã: Ana Bello (Flauta Transversa, Flauta Sopranino, Flauta de Êmbolo, Metalofone, Violão, Kazoo, Castanholas)

Seu Veronoff: Leonardo Miranda (Acordeon, Ukulelê)

Você já conheceu alguma criança que se chama Lamartine? Hoje em dia, é mais fácil encontrar menino com nome de Bernardo, de João e de Pedro, e menina que se chame Sofia, Maria ou Anna não é mesmo? Mas, teve uma época em que alguns nomes próprios eram mais comuns, como Olga, Albanila, Dalila e…Lamartine.

O tempo passa, as modas também. O que não passa é o sucesso das músicas incríveis criadas por um tal Lamartine de Azeredo Babo.Com centenas de composições, que vão de marchinhas de carnaval a hinos de times de futebol, passando por canções de festa junina, Lá-lá é um dos compositores mais criativos do Brasil.

Com certeza, independente da idade que você tem e de como você se chama, deve conhecer alguma música saída da cabeça deste cara genial. E vai, aqui e agora, em nosso teatro, cantar, e se divertir, com esse bonito Tra-La-Lá.

Bom espetáculo!

Roberto Guimarães, Gestor de Cultura do Oi Futuro

A graça dele já começava pelo nome…Lamartine Babo! Nome divertido desse sujeito mais divertido ainda que nasceu há mais de 100 anos (no dia 10 de janeiro de 1904) e morreu há mais de 50 (em 16 de junho de 1963). Entre uma coisa e outra, virou especialista em divertir as pessoas: inventando piadas, escrevendo livros, falando no rádio…Da cabeça criativa que ele carregava em cima de um corpinho magricela saíram muitas, muitas músicas de carnaval que o povo canta até hoje: tem uma sobre a Linda Morena que tinha um olhar mais brilhante do que a lua…A história do galo que “tem saudade da galinha carijó”. E outra que até parece uma aula: “Quem foi que inventou o Brasil…? Foi Seu Cabral !”Na mesma cabecinha divertida do Lamartine foram inventados também os hinos dos times do Rio de Janeiro, que até hoje as torcidas cantam nos estádios de futebol do Brasil inteirinho. É que as músicas boas, assim como os seus inventores, não morrem. Aliás… quem disse que Lamartine Babo morreu?

Pedro Paulo Malta, Pesquisador

 (Página 03)

Tina: Isabela Rescala (Ukulelè, Triangulo, Metalofone, Flauta Soprano, Flauta Irlandesa, Kazoo, Sinos de Mesa)

Pedro: Daniel Haidar (Violão, Cavaquinho, Kazoo, Flauta de Êmbolo)

Ele era conhecido por Lalá porque vivia cantarolando por aí seus A.B.surdos e Babo…zeiras. Foi compositor, radialista, cantor, humorista e às vezes era uma orquestra completa.

Aos 12 anos de idade eu me apaixonei pela sua obra. Com Tina Pereira aprendi a tocar na flauta o A.E.I.O.U. e a cantar “ As Cinco Estações do Ano” (eu era a Rádio Sociedade). Com Suetônio Soares Valença aprendi muitas coisas sobre a vida de Lamartine que só os mais chegados conhecem.

De lá pra cá, suas canções e histórias sempre me acompanharam. E com o passar dos anos, cresceu a vontade de trazer para as crianças de hoje toda a alegria que eu senti ao cantar suas músicas quando pequena. Fui aos poucos contagiando mais gente com a beleza das suas canções e a pureza do seu humor, e formamos uma equipe rara à qual agradeço imensamente.

Chegou a hora do nosso Tra-La-Lá!

Ana Bello, Idealizadora e Atriz

Ó meu Rio de Janeiro! Mais um dia lindo que nasce nessa Cidade Maravilhosa!

– Aonde você vai buscar essa alegria toda, Lamartine?
– Na minha tristeza!
– Ah, Seu Lalá!…em tempos difíceis que alento é cantar, junto com você, as suas marchinhas, sambas, valsas e hinos cheios de amor, humor, alegria e esperança! Esses ingredientes são os segredos da vida e você já sabia sobre eles desde o momento em que nasceu!
“Tudo nos une, que coisa rara!
É o amor! Nada nos separa!”

Gratidão à minha irmã de alma Ana Bello, idealizadora deste projeto lindo, ao querido Pedro Paulo Malta, que me apresentou o universo de delicadezas do nosso compositor e a toda equipe de Tra-La-Lá! Agradeço também ao Sr. Suetônio Soares Valença, autor do delicioso livro biográfico Tra-La-Lá, meu companheiro diário nesta a ventura! É uma honra ser a autora deste espetáculo, inspirado na vida e obra do gênio brasileiro que foi Lamartine…Babo! Todos nós babamos por você, Seu Lalá, que conquistou e sempre continuará conquistando os nossos corações!

Com amor

Vanessa Dantas, Autora

(Página 04)

Armando Boaventura: Leandro Castilho (Acordeon, Violão, Gaita)
Homem-banda: Matias Zibecchi (Bateria, Cajon, Pandeiro, Violão e Efeitos)

Quando eu era pequena, eu ouvia muitas marchinhas cantadas pela minha avó Laura que, sonhando em ser cantora, me apresentou Lamartine Babo.

Lalá, como carinhosamente é chamado, já fazia parte da minha história e alegrou as matinês dos bailinhos de carnaval em que meus pais me levavam, juntamente com minha irmã. Nas festas juninas, suas cantigas eram a trilha sonora das quadrilhas da escola e como eu já mudei de time algumas vezes, torci ao som do Hino do Flamengo e o coração hoje canta “Botafogo, Botafogo, campeão…”.

E assim fomos seguindo juntos, sem que eu me desse conta. Seu Lalá e eu, eu e Seu Lalá…

E de repente, fui surpreendida com esse presente, em forma de convite, que a Ana Bello me deu.

Tra-La-Lá é uma grande alegria! Com uma equipe incrível e talentosa à qual eu só tenho a agradecer.

Nossa peça fala de amor, de um amor atemporal, poderoso e transformador, que queremos dividir com vocês.

E é tomada por esse sentimento que eu dedico esse espetáculo para o maior amor da minha vida, minha mãe.

Ana Paula Abreu, Diretora

Salve Lamartine Babo.
Salve o poeta de voz fina e engraçada!
Salve a piada irreverente, o humor inocente.
Desse mestre da alegria que mistura música e folia.
E com seus versos de amor emociona tanta gente.
Salve o compositor que faz valsa, samba e maxixe.Salve maestro sonhador que com suas marchinhas, define o Carnaval.
Salve Babo, o Lamartine.
E todo mundo do seu time que desce morro pra fazer a marcação: São! São! São! São!
Salve o pandeiro, o cavaquinho e o violão.
Salve São Sebastião do Rio de Janeiro.
Salve Seu Lalá: moleque bamba, bagunceiro!
Salve o fagueiro Voronof!
Salve a Linda Morena, Juju, aquela do A.E.I.O.U.
Salve o balangandã, salve o belenguendê!
Salve o Brasil que brinca, pula, canta e dança aí dentro, dentro de você!

Marcelo Rezende, Diretor Musical

(Página 05)

Ficha Artística e Técnica do Espetáculo

Texto Original: Vanessa Dantas
Direção: Ana Paula Abreu
Direção Musical e Arranjos: Marcelo Rezende
Idealização: Ana Bello
Pesquisa: Pedro Paulo Malta
Coreografias e Direção de Movimento: Eléonore Guisnet-Meyer
Supervisão da Manipulação dos Bonecos: Márcio Nascimento
Preparação Vocal: Angela Herz
Cenografia: Carlos Alberto Nunes
Figurinos: Carol Lobato
Criação, Realização e Figurino dos Bonecos: Bruno Dante
Iluminação: Aurélio de Simoni
Desenho de Som: Branco Ferreira
Programação Visual: Clara Meliande
Ilustração Interna: Carol Lobato
Assessoria de Imprensa: Bianca Senna e Paula Catunda
Áudio Visual e Fotos: Rafael Blasi
Marketing Cultural: Gheu Tibério
Marketing e Mídias Sociais: Inova Brand
Cenógrafa Assistente: Arlete Rua
Confecção de Cenário: 4 One Cenotécnica, Carlos Alberto Nunes e Kátia Salles
Pintura de Arte: Regina Katayama
Confecção de Adereços de Cenografia: Carlos Alberto Nunes e Arlete Rua
Costura dos Figurinos: Ateliê das Meninas
Estagiários de Figurino: Gabi Castro e Jorge Junior
Operador de Luz: Marcelo de Simoni
Técnico/Operador de Som: Branco Ferreira
Contrarregra: Alvarito Sosa
Camareira: Juju Santos
Maquiagem: Ullysses Rabello
Assistente de Direção: Júlia de Aquino
Assistência de Realização dos Bonecos: Cleyton Diirr
Assistente de Marketing Cultural: Raisa Carvalhaes
Assistentes de Produção: Marianna Chaves e Monnique São Paio
Produção Executiva: Tai Stork
Direção de Produção: Renata Blasi
Produção: Diálogo da Arte Produções Culturais
Realização: Doravante Produções Artísticas

Ficha Artística e Técnica do Filme Canção Pra Inglês Ver

Produção de Trilha Adicional: Marcelo Rezende e Tássio Ramos
Baixo Elétrico, Gravação, Edição: Tássio Ramos
Percussão: Matias Zibecchi
Piano: Cassio Coutinho
Instrumentos Virtuais, Edição e Mixagem: Marcelo Rezende
Áudio Visual: Rafael Blasi
Videografismo, Edição e Arte Digital: Jeff
Sapateado: Daniel Haidar

(Página 06)

Nosso Roteiro Musical

Babo…zeira: Lamartine Babo

Tamanho não é Documento: Enéas e Lamartine Babo

Seu Voronoff: Lamartine Babo e João Rossi

Eu Sonhei que Tu Estavas Tão Linda: Lamartine Babo e Francisco Mattoso

A.E.I.O.U.: Lamartine Babo e Noel Rosa

Chegou a Hora da Fogueira: Lamartine Babo

Linda Morena: Lamartine Babo

Joux Joux Balangandã: Lamartine Babo

O Teu Cabelo Não Nega Mulata: Lamartine Babo e Irmãos Valença

Medley de Marchinhas

História do Brasil: Lamartine Babo; Hino do Carnaval  Brasileiro: Lamartine Babo; Moleque Indigesto: Lamartine Babo; Vaca Amarela: Lamartine Babo

Medley dos Hinos de Futebol:

Hino do Vasco: Lamartine Babo; Hino do Botafogo: Lamartine Babo; Hino do Fluminense: Lamartine Babo; Hino do Flamengo: Lamartine Babo: Hino do América: Lamartine Babo

Eu Queria um Retratinho de Você: Lamartine Babo e Noel Rosa

Canção Para Inglês Ver: Lamartine Babo

Ride Palhaço: Lamartine Babo

Ai, Hein!: Lamartine Babo e Paulo Valença

No Rancho Fundo: Ari Barroso e Lamartine Babo

Marchinha do Grande Galo: Lamartine Babo e Paulo Barbosa

Eu Queria Ser Ioiô: Lamartine Babo e João de Barro

Cantores do Rádio: Lamartine Babo, Braguinha e Alberto Ribeiro

Dicionário do Seu Lalá

Arrastar um bonde: fazer de tudo para conquistar a pessoa amada.

Balangandãs: bijouterias grandes e muito coloridas em forma de figas, frutas, flores, medalhinhas, entre outros. Costumam ser usados pelas charmosas baianas em dia de festa. Elas adoram o som e o remelexo que esses penduricalhos fazem  quando estão em movimento.

Belenguendê: tudo que seja muito alegre, bonito e cheio de remelexo, como bem gosta a Santinha do Belenguendê.

Clichê: placa de metal onde se gravam imagens e letras em relevo, para depois serem reproduzidas através de impressão em jornal, revista, entre outros.

Dar bandeira: vacilar; deixar à mostra aquilo que deveria estar escondido.

Fazer da tripa o coração: fazer um esforço muito grande.

Flertar alguém: paquerar alguém, ficar a fim.

Futurismo: movimento artístico que surgiu nos primeiros anos do século XX e que saúda a era moderna!

Marchinhas: as marchas são reconhecidas como a música de carnaval do Brasil; elas caíram nas graças do público, alcançando o auge da popularidade entre os anos de 1920 e 1960. De lá até os dias de hoje elas embalam as festas do nosso país.

Moleque Bamba: moleque cheio de gingado, cheio de remelexo.

Olha o Papelão!: olha o mico!

Quarteirão do Serrador: construído no início do século XX, na Cinelândia, em torno da Praça Floriano, no centro do Rio. O quarteirão ganhou esse nome porque quem o criou foi um empresário espanhol chamado Francisco Serrador. Ali ele construiu cinemas e quem visitasse as suas salas podia saborear uma novidade: o cachorro-quente! Lamartine Babo e Ary Barroso gostaram tanto dos cachorrinhos que até fizeram uma marchinha de carnaval chamada Cachorro Quente.

Relíquia: objeto antigo e precioso.

Ser um Taco! : ser muito bom em alguma coisa.

Voz de Chocolate: voz doce de galã muito apaixonado, como nas novelas mexicanas.

(Página 07)

Agradecimentos Especiais às Nossas Crianças

Aimê Blasi e Souza, Bento de Aparecida, Isaac Hammar, Janaína Senna, João Blasi Fernandes, João Oigman Rezende, Maria Eduarda Salem Bello, Mariana Senna, Matheus Salem Bello e Nuno Meliandre Mors

Agradecimentos

Adelzir Haidar, Alfredo Del Penho, Aline Blasi, Ana Carolina de A. Dias, Ana Maria de A. F. Dias, André Junqueira, André Siqueira, Agêge Haidar, Bianca Oigman, Cadu Pereira, Carla Borges Fortes Arguelles, Cassio Coutinho, CEFTEM, Cris Fraga, Cristina Soares Albuquerque, Eliana Silva, Elizabete Blasi, Equipe Oi Futuro, Espaço Lunático, Fabiana Tolentino, Felipe Lima, Fernando Nicolau,  Gilmara Pereira, Helena Varvaki, Iane Vallim, Jean Beatriz Wermelinger, Joel Cardoso Bello, Josué da Luz, Juliana Valente, Julio Serrano, Liana Chaves, Liliane Xavier, Luci Salem Bello, Marcelo Salem Bello, Marco Antonio Fernandes Albuquerque, Marcos França, Maria Clara Wermelinger, Maria Lúcia Borges Fortes Arguelles, Pâmela Jean Croitorou, Patrícia Salem Bello, Paulo Cardoso, Paulo Maurício F. Dias, Ramon Blasi, Raquel Valença, Reiner  Tenente, Rita São Paio, Tássio Ramos, Tetê Amarante, Titina Pereira, Thelmo Fernandes, Sérgio Esteves e Sylvia Gusmão.

O espetáculo Tra-La-Lá é dedicado a Tina Pereira e Suetônio Soares Valença.

Este espetáculo estreou no Oi Futuro Ipanema em 14 de janeiro de 2017.

Patrocínio

(Logos) Oi, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Lei de Incentivo à Cultura

Produção

(Logos) Diálogo da Arte

Realização

(Logos) Oi Futuro, Doravante

Apoio

(Logos) Itambé, 3 Corações, Flo Rio, ???, Chez  ? , Donna, Panemania, Isa, Renaux, Trifil, Fenzza, , Sâmia, Ver…, Vettor, Dry Wash, Bazar das Flores, Brigitte’s, Colégio Andrews, Clássica

Promoção

(Logo) Rio no Teatro, MPB, Elemídia