Cena do espetáculo São Jorge Menino que entra em cartaz dia 8 de março no SESC Belenzinho

Matéria publicado no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 28.02.2014

Barra

2014 – O que vem por aí no teatro infantil em março

Saiba quais as peças para crianças estreiam em São Paulo logo após o carnaval

Já fui informado oficialmente de algumas estreias de peças para crianças e jovens, nas próximas semanas, em São Paulo. Vem coisa boa por aí. Tivemos novidades em 2014, mas parece que agora a programação esquenta de vez. Divido com vocês o que eu soube até agora. Bom carnaval e até março nas plateias do teatro infantil!

Reciclópolis

Uma cidade sofre com o surgimento de um lixão a céu aberto. Com este enredo voltado para a preservação do meio ambiente e os cuidados com a qualidade de vida, este espetáculo – com criação e direção de Ricardo Maia – mescla circo, teatro e dança, com coreografias de Fernanda Chamma e até a participação do DJ Rogério Mello na trilha sonora, que recria temas de Bach, Beethoven e Mozart. Com 11 atores no elenco, estreia dia 15 no Teatro Viradalata, em Perdizes.

Classificados

A Cia. LaMínima relembra o tempo em que os circos apresentavam números com animais de verdade. No divertido enredo, dois bichos desempregados saem por aí , na companhia do dono de um circo falido, à procura de empregos formais. Texto de Paulo Rogério Lopes, com direção de Domingos Montagner. Estreia dia 8, no Sesc Pompeia.

São Jorge Menino

Uma verdadeira farra lúdica, ao ar livre, com muita música, texto poético e a participação fundamental da plateia. A Cia. São Jorge de Variedades, após 15 anos de atividades e muitos prêmios, se aventura pela primeira vez em uma experiência artística voltada para o público infantil e seus familiares. Texto de Ilo Krugli (Teatro Ventoforte) e direção de Rogério Tarif. Estreia no dia 8, na praça do SESC Belenzinho.

O Gigante Egoísta

Um gigante descobre que crianças invadiram seu palacete para brincar em seu jardim. Ele as expulsa de sua propriedade e constrói um muro que a separa do resto da cidade. Espetáculo da carioca Artesanal Cia. de Teatro, que fez muito sucesso no ano passado no Rio de Janeiro. Inspirado no conhecido conto de Oscar Wilde, o texto é de Gustavo Bicalho, que também assina a direção ao lado de Henrique Gonçalves. Estreia no dia 15, fazendo temporada simultânea em duas unidades do Sesc: sábados no Sesc Consolação e domingos no SESC Santana.

Uma Volta ao Giramundo

Mostra de nada menos do que dez espetáculos do repertório da renomada companhia de teatro mineira Giramundo, que celebra seus 40 anos de trajetória. Não vai faltar nem mesmo o histórico ‘Cobra Norato’, que fez a fama desse grupo de bonecos criado, entre outros, pelo saudoso Álvaro Apocalypse. Na verdade, uma das peças é inédita, ‘Alice no País das Maravilhas’ (em cartaz nos dias 7, 8 e 9 ), que promove o diálogo do teatro de bonecos com as artes plásticas, videoarte, música e cinema. Com as vozes de Fernanda Takai (Alice) e Arnaldo Baptista (Chapeleiro Maluco). A direção e o texto adaptado são de Marcos Malafaia. No SESC Santana, que também abrigará uma grande exposição com 52 bonecos da carreira do Giramundo.

O Rinoceronte, a Lua e o Tonel

Três amiguinhas brincam juntas e desencadeiam uma série de situações fantasiosas e inesperadas, todas voltadas para o aguçado mundo de questionamentos das crianças. A montagem é inspirada nos contos do premiado autor alemão Peter Bichsel. Adaptação e direção de Ramiro Silveira. Com a Cia. Teatro Enlatado. Estreia no dia 8, no Teatro MuBE Nova Cultural.

Nau de Ícaros – 21 Anos

O aniversário desta conhecida companhia já começou a ser comemorado neste mês, no Sesc Pompeia, com uma mostra de seu repertório. Os próximos espetáculos da programação são: Os Artistas (dias 8 e 9), Tirando os pés do chão (dias 12 e 13), O Casamento de Lina (dias 15 e 16) e Ultréya – Espetáculo Festa (dia 27). Lirismo e criatividade sempre dão o tom em todas as atrações deste premiado grupo dirigido por Marco Vettore.

O Círculo das Baleias

A importância da conservação das águas da nossa costa marítima. Eis o mote para mais um divertido e inventivo espetáculo de outro premiadíssimo grupo, o Pia Fraus. No palco, adultos e crianças vão se deliciar com as aventuras de polvos, orcas, focas, tubarões e até um pinguim argentino. Estreia no dia 9, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP), onde ficará até julho. Em agosto, segue para Belo Horizonte.

Palhaças – Com ‘A’ Maiúsculo

Projeto que valoriza a presença feminina em um universo em que os homens são mais conhecidos. Ppalhaças das mais diversas escolas e formações estarão em cena na vasta programação que ocupará todos os espaços do Sesc Santo André. Participações, entre outras, de Val de Carvalho (palhaça Xaveco Fritza), Paola Musatti (palhaça Manela), Vera Abud (palhaça Emily), Luciana Viacava (palhaça Lola Brígida), Juliana Ferreira (palhaça Katrina), Sueli Andrade (palhaça Greta Garboreta), Juliana Gontijo (palhaça Dona Juca Pinduca), Layla Ruiz (palhaça Pororoca), Danieli Siqueira (palhaça Draguinha), Flora Matsumori (palhaça Cereja), Andrea Macera (palhaça Mafalda Mafalda), Lily Curcio (palhaça Jasmim) e Lu Lopes (Palhaça Rubra). A partir do dia 6.