Programa do espetáculo que estreou no CCBB, Rio de Janeiro, em 25.01.2014

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro /Secretaria Municipal de Cultura e Oi apresentam

Banco Brasil apresenta e patrocina

FONCHITO E A LUA

(Verso da Capa)

Ministério da Cultura, Secretaria Estadual de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura e Banco do Brasil apresentam Fonchito e a Lua, primeira adaptação teatral do texto de Mario Vargas Llosa, escritor peruano que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2010.

Com direção de Daniel Herz e dramaturgia de Pedro Brício, o espetáculo é uma viagem pela descoberta do primeiro amor. A montagem convida os espectadores a um passeio pela cultura dos países da América Latina, em especial a do Peru, onde se desenrola a história.

Fonchito e a Lua é um espetáculo para todas as idades. Crianças e adultos são convidados a dividir com os personagens seus desejos e anseios, seu aprendizado de vida.

Ao realizar este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece ao público a oportunidade de refletir sobre aspectos culturais e afetivos que permeiam as relações sociais e também de conhecer um pouco mais sobre o universo latino-americano.

Centro Cultural Banco do Brasil

(Páginas 01 e 02 – Desenho)

É com orgulho que a Oi apresenta Fonchito e a Lua, adaptação inédita da obra de Vargas Llosa. Com uma ficha técnica de excelência, o espetáculo tem um tema que tem tudo para agradar a pais e filhos: a descoberta do amor. E ao acompanhar as aventuras do menino Fonchito na busca do tão sonhado beijo de sua querida Nereida, o público também toma contato com um pouco da América Latina e sua estética. Uma ótima oportunidade de gente de toda idade conhecer um pouco mais de nossos países irmãos, tão próximos e, às vezes, tão desconhecidos.

No Brasil, a Oi é uma das maiores incentivadoras do teatro feito para crianças e jovens, viabilizado, anualmente, através do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, dezenas de montagens de qualidade. Na pauta dos três centros culturais Oi Futuro, há sempre espaço para a programação destinada a esse público tão importante.

E ainda: a Oi é parceira também do Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil, o mais importante do gênero do país.

Divirtam-se

Oi

(Página 04 – Desenho)

Trazer a lua para Nereida é uma tarefa quase impossível na qual Fonchito se lança protegido pela chama de sua primeira paixão.

A chama chama a lua. E com essa mesma chama temos que trazer a lua para dentro de uma sala de espetáculo. A paixão do Fonchito nos contagia e contaminados pela sua busca nos lançamos em uma cena num espaço que é um não teatro tão teatral, tão sugestivo e isso só é possível com a parceria do CCBB.

Indescritível a alegria de receber esse convite do Pablo Sanábio. Juntos com um elenco e uma equipe tão talentosos passearmos até a terra sagrada dos Incas para buscarmos a Lua.

Daniel Herz

(Página 05 – Desenho)

Fonchito e a Lua é um livro sobre o primeiro beijo, o primeiro amor, sobre a lua, o universo… Coisas íntimas e grandiosas, que lidamos desde muito cedo… Há muito mistério em amar. Escrevi esta versão para o palco pensando na beleza deste e de outros livros de Mario Vargas Llosa. Seguindo os passos do mestre, tentaremos trazer a lua para mais perto dos nossos olhos.

Pedro Brício

(Página 06 – Desenho)

O que é o amor?

Amor é quando você perde um dente, mas não tem medo de sorrir porque você sabe que os seus amigos vão te amar mesmo faltando uma parte sua.

Rebeca, 5 anos

Quando alguém te ama a forma de falar seu nome é diferente.

Billy, 4 anos

Amor é você falar pro menino: que camisa linda você tá usando! E daí ele passa a usar a camisa todo dia.

Noelle, 7 anos

Quando você tem amor por alguém seus olhos sobem e descem e pequenas estrelas saem de você.

Caio, 6 anos

Dedico esse amor em forma de teatro para os meus “sobrinhos” Clarissa, Rosa, José e ao Marcelo.

Pablo Sanábio

(Página 07 – Desenho e Foto)

Como se fosse a primeira vez

Recentemente li Cartas a um Jovem Poeta de Rainer Maria Hilke no qual, dentre outras coisas, ele afirma que a nossa infância é o que guardamos de mais puro, de mais genuíno, e imediatamente meu pensamento me levou até o livro de Mario Vargas Llosa: Fonchito e a Lua.

Em “tempos modernos” onde falar de “ingenuidade”, de “simplicidade” e de “pureza” parece uma utopia, onde parecemos ter outros referenciais de tempo e os valores parecem ter outros referenciais, me parece ousado trazer para os palcos pela “primeira vez” o único livro infantil escrito por Vargas Llosa, que retrata de uma forma poética e extremamente lúdica a descoberta “do primeiro amor” de um menino.

Espero que neste espetáculo possamos falar de “celebração”. Que possamos despertar dentro de cada um de nós, a criança que uma vez olhou pela primeira vez, que ouviu pela primeira vez, que sentiu pela primeira vez, e resgatar dentro das nossas possibilidades a alegria que reside na simplicidade das coisas.

Dedico esse projeto a todos os meus amigos, parceiros, familiares e a todos os “encontros felizes” durante essa minha estrada. Vida longa ao Fonchito e a Lua  e que ele possa inspirar muitos adultos e crianças durante a sua caminhada…

Felipe Lima

(Páginas 09 e 10 – Desenhos e fotos dos Atores)

Fonchito: Pablo Sanábio –Tenho medo dela se aproximar de mim e escutar o meu coração bater.

Lhama & Martin: Marino Rocha – Aqui embaixo já é aí em cima?

Nereida: Thais Belchior – O meu cotidiano está um pouco estressado.

Leon: Felipe Lima/Alexandre Barros – Eu sou tão apaixonado pela minha cidade.

Prof. Ronai, Lucrecia, Carmem & Motorista: Raquel Rocha – Lhama é a mistura de um camelo com carneiro.

(Página 11 – Desenhos para Colorir! – Página 12 – Caça Palavras)

(Página 13)

Elenco

Felipe Lima
Marino Rocha
Pablo Sanábio
Raquel Rocha
Thais Belchior
Alexandre Barros

Ficha Técnica

Patrocinadores: Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Cultura, Multiterminais, Oi e Banco do Brasil

Do conto de Mario Vargas Llosa
Dramaturgia: Pedro Brício
Direção: Daniel Herz
Direção de Arte e Figurinos: Ronaldo Fraga
Cenografia: Clarissa Neves e Paulo Waisberg
Trilha Sonora Original: Paulo Santos/Uakti
Iluminação: Aurélio de Simoni
Direção de Movimentos: Marcia Rubin
Assistente de Direção: Clarissa Kahane
Design Gráfico: Chris Lima / Evolutiva Estudio
Fotos: Leonardo Aversa
Assessoria de Imprensa: Uns Comunicação / Alan Diniz e Sidimir Sanches
Mídia em Redes Sociais: Léo Ladeira
Diretor de Palco: Marcio Domingues
Operador de Luz: Gleydson Lopes
Sounding Designer e Operador de Som: Fernando Cunha
Contrarregra: Leandro Brander
Camareira: Tarsila Alves
Assistente de Produção: Henryque Rocca e Miguel Mendes
Gestão do Projeto: Três! Ideias e Soluções Culturais / Gabriela Mendonça, Paula Salles e Renato Bavier
Idealização e Produtores Associados: Felipe Lima e Pablo Sanábio
Produção: O Menino e as Ideias Entretenimento, Sevenx Produções Artísticas e Três! Ideias e Soluções Culturais.

(Página 14 – Desenho)

(Página 15 – Página para escrever)

E você? O que faria para trazer a lua para o seu amor?

(Página 16 – Desenhos e Fotos)

Só as crianças e os poetas têm os olhos atentos ao espetáculo do mundo.

Otto Lara Resende

(Página 17)

Agradecimentos

Anne Silva, Roberto Guimarães, Beto Hobeika, Companhia Atores de Laura, Bernardo Villas Bôas, Lucas Romano, Eduardo Moscovis, Cristiane Fernandes, Neide Salles, Clarice Coelho, Mariana Consoli, Gilberto Hobeika, Tatiana Wanderley, Elaine Albino, Evelin Disitzer, Pedro Santana, Fabrício Evangelista, Marcelo Modenesi, Ivette Antoni, Polyana Ferreira, Fabiano Bakr, Leticia Colin, Fernanda Ribas, Anna Lima, Miá Mello, Igor Cosso, Felipe de Carolis, Stela Maria Santana, Maria Klien, Marcus Montenegro, Rafael Gomes, Luciana Froes, João Chip, Pedro Santana, Jô Bilac, Paulo Lima, Lola Salles, Renato Linhares, Marcus Majella, Juliana Cerqueira, Marcelo Nascimento, Leticia Napole, Maria Siman, Emilio Orciollo Netto, Laila Zaid, Joana D’Aguiar, Karlo Luka.

Agradecemos o apoio de Ronaldo Fraga, 5 à Sec, Color Office, Donna Natureza, Três Corações, Eau Thermale Avéne, Lunetterie, Objetiva, Deleve e La Liq.

(Verso da Última Capa)

Fonchito e a Lua

Lei de Incentivo à Cultura
Produção: O Menino e as Ideias, SVNX, Três! Ideias e Soluções Culturais

Patrocínio

(Logos) Oi, Multiterminais, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Rio Prefeitura

Apoio

(Logo) Oi Futuro

Apoio Institucional

Consulado General del Perú

Realização

(Logos) Centro Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal

(Última Capa – Gravura)

De 25 de janeiro a 16 de março
Sábados e Domingos, às 17h, R$ 10,00 (inteira)

Este espetáculo estreou no dia 25 de janeiro de 2014 no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro