Programa do espetáculo que estreou em 22 de agosto de 2014

Ana Luiza Junqueira e Rogério Modesto

 

Barra

Valdênio José e Carolina Chmielewski. Fotos: Thiago Leite

Ana Luiza Junqueira

 

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

Palavra do Diretor

Para Lucca, Sofia, Laila, Duda, Bernardo, Luiz Gonzaga e Gabriela Gerlin.

”Entretanto sabemos:

Também o ódio à baixeza
Deforma as feições.
Também a ira pela injustiça
Torna a voz rouca. Ah, e nós
Que queríamos preparar o chão para o amor
Não pudemos nós mesmos ser amigos.
Mas vocês, quando chegar o momento
Do homem ser parceiro do homem
Pensem em nós
Com simpatia.”

 B. Brecht

 

O texto foi gerado nos encontros semanais com as crianças da Escola com que trabalhamos nestes últimos anos. Nestas vivências teatrais usamos os textos dos contos universais, por entendermos que são os equipamentos para a vida. Em cada encontro percebemos o quanto de vida e sonho estas histórias deixavam no coração destas crianças. Daí a necessidade de fazer um Teatro útil e necessário. Foi a motivação que me faltava para começar a escrevê-lo. Busquei nas profundezas da vida destas crianças os novos panoramas e significados que estão nas mais velhas historias que conhecemos, para poder expressar e interpretar um mundo que pode ser melhor.

Quando da apresentação do texto, sugerido e recebido com entusiasmo para montagem em nossa Companhia, percebi que de alguma maneira ele dizia um pouco do que cada ator também queria dizer. Durante a montagem convidamos muitos amigos e interessados no fazer teatral para crianças a colaborarem com críticas e sugestões, pois a cada dia buscamos aprimorar nosso ofício para oferecer um espetáculo digno do público que buscamos.

Agora está pronto nosso espetáculo, ou melhor, nasceu. Desejamos que ele cresça, se desenvolva e seja completado com a participação de cada espectador, sonhando  que se transforme em uma experiência comovente e significativa.

“A criança não é uma garrafa que se deve encher, mas um fogo que se deve acender.”
Montaigne

 Amauri Falseti

Elenco

Ana Luiza Junqueira
Carolina Chmielewski
Rogério Modesto
Suzana Azevedo
Valdênio José

Músicos

Camila Amorin e Marcos Iki

Ficha Técnica

Texto e Direção: Amauri Falseti
Cenário, figurinos e arte gráfica: Telumi Hellen
Iluminação: Alessandra Marques e Wagner Freire
Direção Musical: Marcos Iki
Assistente de cenografia, figurino e adereços: Clau do Carmo
Colaboração: Aglaia Pusch, Christine Röhrig e Flávio Porto
Adereços do figurino do Guardião: Margarita Juan
Flores de origami: Mikaelle Natsuki

Indicação etária: livre
Duração: 60 minutos
Estreia: 22 de agosto de 2014

Sinopse

Todos os dias, para ir à escola a menina Aline reclama. Um dia      sua professora lhe revela um canto esquecido na escola, onde se encontram todos os livros que não cabem na sala de leitura. Ali ela irá se deparar com uma pequena parte do tesouro da humanidade.  Como que por acidente, como que por encanto, ela encontra personagens saídos de lendas, histórias e contos de fadas. Nesses encontros ela vai conhecendo novos mundos, novas fronteiras e a si mesma; descobre o poder de sua imaginação e do que sai dos livros. Tempos distintos se entrecruzam e se iluminam – como a realidade da escola pública de Aline e a vida dura de João e Maria, que se desvelam no encontro dos personagens. A Caixa Encantada conta a história da vida de uma menina solitária, vivendo em um universo de adultos onde não é percebida e muito menos necessária. Nesse espetáculo, a realidade se manifesta através de releituras de contos clássicos da literatura; a protagonista, com toda a sua pureza, interfere na vida desses personagens clássicos, revelando que precisa de quem lhe ouça. E que esse simples gesto é um modo de amar.

A Paidéia Associação Cultural

 A Paidéia Associação Cultural é uma instituição regida por uma companhia de teatro que se dedica aos jovens e às crianças: a Cia. Paidéia de Teatro.

Após ocupar diferentes lugares da zona sul de São Paulo, desde 2006, passou a ter como sede um antigo pátio de coletores de lixo, em Santo Amaro. O espaço foi cedido pela Prefeitura de São Paulo à Paidéia que com a ajuda de empresas, amigos, alunos e pais de alunos, transformou o galpão, que estava em estado de abandono.

Hoje sua sede é um importante pólo cultural da região de Santo Amaro, que recebe jovens e crianças com o ambicioso desafio de formar cidadãos. Para isso, mantém uma vasta programação cultural, além de um centro de estudos livre. Mais de cem jovens e oitenta crianças fazem oficinas semanalmente na Paidéia, além de professores, educadores e artistas. Em 2010, a Paidéia recebeu o Prêmio Femsa na Categoria Especial por sua programação intensa e diversificada, e desde 2009 foi reconhecida como Ponto de Cultura; conquistou inúmeras indicações e por quatro vezes recebeu o Prêmio FEMSA e também o APCA.

Fundada em 1997 por Amauri Falseti e Aglaia Pusch, a Paidéia vem ganhando cada vez mais reconhecimento e já é considerada uma referência por importantes pensadores do teatro.

Há seis anos mantemos uma parceria com Stefan Fischer-Fels e o GRIPS Theater de Berlim, um dos pioneiros do teatro para jovens e crianças. Foram resultados desta parceria a montagem, por ambos os grupos, do espetáculo Baltus, o Pequeno Herói (2011), de Lutz Hübner; pela Cia. Paidéia, o espetáculo Ycatu – Água Boa (2013) e Sede, uma viagem de aventura (2013) pelo GRIPS Theater. Durante o intercâmbio, a Cia. Paidéia apresentou suas duas montagens na Alemanha e o GRIPS Theater veio para o Brasil apresentar seus espetáculos. Nesta etapa, as duas Companhias estão montando uma adaptação de O Círculo de Giz, de Armin Petras, com coreografia de Lara Kugelmann.

Anualmente, realizamos o Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude, hoje em sua oitava edição.

Ao longo da história da Paidéia, contamos com a ajuda de instituições, consulados, artistas, empresas, amigos e nossos jovens.

Saiba mais: www.paideiabrasil.com.br

Agradecimentos

Ana Paula Meirelles, Arlete Zanetti Soares, Cibele Witcel, Cecília Tilkian, Crianças da EMEF Carlos de Andrade Rizzini, Diana Rosenthal, Eliane Espínola, Enric Llagostera, Fabiana Ramos, Giuliano Tierno, Jan-Thiago Walter, Jovens da Paidéia, Laís Sue Wu, Leonardo Schmidt Falseti, Lívia Guidi, Luciano Braga, Mara Zechendorff, Maria Cecília, Carlini, Marília Rocha de Azevedo, Michael Viefhues, Natami Diniz, Neide Rezende e suas alunas, Paulo Sergio Dias, Professores da rede pública, Renata Alkmim, Sandra Regina Braga, Sara Neiva, Sérgio Alkmim, Susana Nicolas e alunos, Sylvie Giraud, Thiago Leite, Viviane Andrade, Voluntários da Bilheteria,  Voluntários do Café Paidéia, Voluntários da Freunde der, Voluntários da Técnica, Erziehungskunst R. Steiner , Espaço Cenográfico SP Escola de Teatro

Administração Paidéia

Coordenação Administrativa e financeira: Marina Kenan (voluntária)
Assistente financeira: Laís Sue Wu
Assistente administrativa: Viviane Andrade
Presidente da Paidéia Associação Cultural: Luiz Corazza
Assessoria de imprensa: Cris Brito Escritório de Comunicação