Programa para o Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade, 2013

 

 

 

 Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Pandorga Companhia de Teatro e 21º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
apresentam

O MENINO QUE BRINCAVA DE SER

Inspirado no livro homônimo de Georgina Martins
Texto e Direção: Cleiton Echeveste

CEPETIN – Centro de Pesquisa e Estudo do Teatro Infantil

Espetáculo Recomendado.

(Interior)
Doze anos atrás o Gabriel, amigo querido, provocativamente me apresentou o livro O Menino que Brincava de Ser, de Georgina Martins. O livro tinha sido lançado a pouco, no ano de 2000, pela Editora DCI. Foi amor à primeira vista. O livro é primoroso, translúcido, exala afeto e humanidade, é pessoal e universal ao mesmo tempo. Terminei de ler e, muito emocionado, pensei: esse livro tem que virar uma peça! Mas quem é que vai fazer isso ?!?! Acho que identifiquei ali algo que me movia tão pessoal e profundamente, que eu não duvidei de que alguém, em algum momento, teria que tomar pra si essa tarefa. Então o tempo, “compositor de destinos”, se fez presente e… eis que seis anos depois estreou O Menino que Brincava de Ser, ousada, pra nós ousadíssima, peça pro público infanto-juvenil, ou melhor, uma peça pra todos os públicos. Foi, sim, uma ousadia em vários sentidos: por falar sobre liberdade e respeito à diversidade pra crianças, pela abordagem transparente desses temas, por não tratar a criança como um ser incapaz, por ser montada por uma jovem companhia de artistas desconhecidos, por não ter absolutamente nenhuma verba de patrocínio, a não ser alguns valorosos apoiadores. E eis que, afinal, coube a mim adaptar o livro pro teatro e dirigir o espetáculo, ao lado de parceiros que compraram essa ideia com muito amor e muita fé no teatro. Juntos realizamos um espetáculo que se mantém vivo por continuar tremendamente atual. E do qual eu tenho o maior orgulho. Desde 2007, foram quase cento e vinte apresentações, em cerca de vinte cidades de três estados. E não houve uma apresentação sequer em que alguém, adulto ou criança, não viesse até nós pra nos dizer, emocionado, o quanto aquela história o tinha envolvido e tocado. Provavelmente como eu me senti quando li o livro pela primeira vez. Meu primeiro pensamento após aquela leitura não tinha sido equivocado. Tantos anos depois, que privilégio poder continuar contando essa história através do teatro! Que privilégio contar com a confiança e a parceria dessa grande escritora, professora, mãe e cidadã, Georgina Martins! Viva a Literatura e Viva o Teatro! Vida longa aos meninos que brincam de ser!

Cleiton Echeveste

A Pandorga Companhia de Teatro já soma mais de seis anos de atividades, agregando parceiros e delineando uma proposta artística centrada no trabalho do ator. O Menino que Brincava de Ser, originalmente montado em parceria com a Realizo Produções, e que estreou em junho de 2007, é o nosso filho mais velho, que agora volta a cartaz, repaginado. Mas antes dessa retomada, o espetáculo já cumpriu uma bela trajetória: várias temporadas no Rio de Janeiro, circulações através de projetos como a 8ª Mostra SESC CBTIJ e o projeto piloto do Circuito SESI CBTIJ; e participações em festivais e mostras em Minas Gerais e Brasília. Agora, pela primeira vez a Pandorga traz seu trabalho a São Paulo, na programação do 21º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. O segundo espetáculo da Pandorga, Cabeça de Vento, montado em parceria com a Gam Produções, foi contemplado com o 1º Prêmio Montagem Cênica 2011, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, e contou com o patrocínio da Petrobras. Estreado em março de 2012, o espetáculo continua em circulação, já tendo cumprido várias temporadas no Rio de Janeiro, além de ter participado de diversos festivais de teatro no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. O espetáculo recebeu um total de treze prêmios nos Festivais Nacionais de Teatro de Guaçui/ES, Duque de Caxias/RJ e Ponta Grossa/PR, além de três indicações ao 7º Prêmio Zilka Salaberry, nas categorias Ator (Jan Macedo), Figurino (Daniele Geammal) e produção. Foi ainda o único espetáculo brasileiro selecionado para o 8º FESTECA, festival de teatro que acontece em Luanda, Angola. Em junho de 2013, a peça foi lançada em livro, pela Giostri Editora (SP). Além de manter os dois espetáculos em circulação, a Pandorga trabalha nos projetos de dois novos espetáculos: um novo infantil – Lobo – e o primeiro espetáculo adulto da Companhia – Refugo – que em breve chegarão aos palcos.

André, Cleiton, Eduardo e Jan.

O Menino que Brincava de Ser

Agradecimentos

Aline Vargas, Ana Angélica, Amália Estela Barbini, Arthur Schreinert, Bruno Bacelar, Camilo Martins, Carolina Garcia, Césaar Augusto, Cia. Muito Franca, Cléo de Páris, Cristina Froment, Diogo Villa Maior, Érica Collares, Escola de Teatro Martins Pena, Eunice Simeão, Fernanda Sal, Gabriel de Andrade Junqueira Filho, Georgina Martins, Gisela Kronembergh, Jiddu Saldanha, Joana Carmo, João Federici, Júlio Rosembergh, Marcelo Aquino, Márcia Santos, Rany Carneiro, Raquel André, Raquel Gabrauska, Renata Siciliano Espósito, Rodrigo Dias, Roseane Milani, Rui Faleiro, Simony Abrão, Tânia D’Almeida, Viviane Cavalheiro.

Elenco

Eduardo Almeida
Jan Macedo
e Tatiana Henrique

Ficha Técnica

Espetáculo inspirado no livro homônimo de Georgina Martins
Adaptação e direção: Cleiton Echeveste
Figurino: Daniele Geammal
Cenário: Pandorga Companhia de Teatro
Música Original: Gustavo Finkler
Iluminação: Tiago Mantovani
Visagismo: Francisco Leite
Ilustrações: André Arantes
Arte Final: Design Impresso
Figurinista Assistente: Caio Braga
Assistente de Figurino: Inessa Azevedo
Montagem e Operação de Luz: Ricardo Lyra Jr.
Produção: André Roman e Eduardo Almeida
Realização: Pandorga Companhia de Teatro

(Última Capa)

Este espetáculo estreou no Teatro Maria Clara Machado no dia 09 de junho de 2007.

Dedicamos este espetáculo a nossas crianças: Valentin, Guilherme, Mariana, Antônio, Alice, Júlia, Valentina, Mariá Morena, Teodoro e Benjamin.

Contatos com a Produção:
Eduardo Almeida e André Roman
(21) 9621.6358/ (21) 9549.4229/ (21) 8388.1842
pandorgaciadeteatro@gmail.com
www.pandorgaciadeteatro.wordpress.com

Realização

(Logo) Pandorga Companhia de Teatro

O Menino que Brincava de ser integra a programação teatral do 21º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Sala Jardel Filho, Centro Cultural São Paulo, 09 e 10 de novembro de 2013.

Apoio Cultural

(Logo) Cantão, Lunetterie, Chapelaria Porto, DCL, 3 Corações, Donna, Luna di Capri, Planeta’s, Piolin, CBTIJ, Werner