Fotos: Lais Sue Wu

Barra

TRÊS FIOS

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

Sinopse

Adaptação do conto Os Três Fios de Ouro do Cabelo do Diabo dos Irmãos Grimm.

Era uma vez uma pobre mulher que teve um filho. Como ele havia nascido envolto em uma membrana da sorte, dizia a profecia que ele receberia a filha do rei como esposa. O Rei sabendo da profecia pede o menino para seus pobres pais em troca de algumas moedas de ouro, prometendo criá-lo com muito amor.

O Rei decide colocar o menino em uma caixa e lançá-la ao rio, para impedir o casamento com sua filha. Porém um auxiliar de moleiro, vendo a caixa na corrente do rio, salva o menino e o entrega ao patrão. Com a adoção por parte da família do moleiro, o menino cresce e se torna um belo jovem. Um dia o Rei visita o moinho e percebe que aquele jovem se tratava do menino que fora lançado ao rio. Imediatamente solicita ao moleiro os serviços do jovem para levar uma carta muito importante para a Rainha.

O jovem sai em direção ao palácio. Depois de muito caminhar na noite escura de uma floresta, perdido, pede asilo em uma choupana. Uma doce senhora aconselha o jovem a procurar outro abrigo, pois ali moram os bandidos da floresta. Mas o jovem fala de sua tarefa e não lhe resta outra opção senão pernoitar ali. Estava perdido. Adormece em um canto. Os bandidos chegam e decidem matá-lo, porém a senhora conta a história da carta que o menino estava levando e pede clemência aos bandidos. Os bandidos trocam a carta. Nesta nova carta, (escrita pelos bandidos) o Rei pedia à Rainha, que o menino, assim que chegasse ao palácio, desposasse sua filha.

Indicado ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem nas categorias Texto Adaptado e Figurino.

Ficha Técnica

Texto Adaptado e Direção: Amauri Falseti
Assistente de Direção: Camila Amorin
Cenário e Figurino: Laís Sue Wu e Suzanne Rotermund
Consultoria de Cenário e Figurino: Telumi Hellen
Iluminação: Wagner Freire
Trilha Sonora: Marcos Iki e Valentin Mühlberger
Músicos: Camila Amorin, Jan-Thiago Martins e Marcos Iki

Elenco

Ana Luiza Junqueira
Carolina Chmielewski
Rogério Modesto
Suzana Azevedo
Valdênio José
Duração: 60 minutos
Indicado para maiores de 6 anos

Sobre a Paidéia

A Paidéia é uma Associação Cultural cuja missão é promover e valorizar a cultura, em todas as suas manifestações, para alcançar o fortalecimento da cidadania e a emancipação humana. Desde 2006, graças ao convênio firmado com a Subprefeitura de Santo Amaro, a Paidéia ocupa o antigo Pátio dos Coletores de Lixo, transformado no atual Pátio dos Coletores de Cultura, com a preciosa ajuda de artistas, amigos do Brasil e da Alemanha, Empresários, pais e jovens, alunos de seus projetos.

Desde sua criação, a Paidéia busca, por meio do teatro, desencadear ações eficazes e dinâmicas capazes de despertar e envolver principalmente jovens e crianças da comunidade, em processos culturais, nos quais tanto a criação, a imaginação e a expressão do senso crítico contribuam para o desenvolvimento da atuação cidadã.

Após seis anos realizando e sediando o Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia, evento que se consagrou como fórum de debate, reflexão e intercâmbio internacional, o grupo da Paidéia entende que o teatro vive crises e tem interesses semelhantes em todo o mundo. Sabemos que, apesar das particularidades culturais e políticas dos diferentes países, os temas discutidos se tornam cada vez mais universais. Por essa razão, acreditamos ser este o momento ideal para se fazer um Intercâmbio que possa trazer um bom resultado efetivo em teor e estética, além de ampliar os horizontes do pensar e do fazer teatral.