Jornal/Programa, 2012

Filipeta, 2012

barra-laranja

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Grupo Sobrevento – 25 anos
apresenta

A PRAÇA DOS BONECOS 2012

de 12 de agosto a 04 de novembro

Teatro de Bonecos, todo domingo, por 13 semanas
no Parque Raul Seixas, em Itaquera

Grátis

O Teatro de Bonecos volta às Praças da Cidade

(Verso da Capa)

Difundir o Teatro de Bonecos; congregar artistas; criar momentos e espaços de Lazer e comunhão; promover a reunião e o congraçamento de famílias e vizinhos; divertir; enternecer; descentralizar a Arte e a Cultura na cidade e garantir o acesso da população a elas são os objetivos principais do Projeto A Praça dos Bonecos.

Pensar, sentir, sonhar e se divertir são direitos de todos e elementos constituintes da cidadania.

Pão, para o estômago; Arte, para a cabeça e o coração.

Teatro para Quem Precisa de Teatro

Na cidade de São Paulo, há muito tempo, vários artistas têm-se juntado em grupos de Teatro que vêm apresentando espetáculos constantemente. Estes espetáculos são o resultado de um trabalho conjunto de artistas que entendem o Teatro não como um caminho para um sucesso individual, mas sim como um espaço em que se podem colocar a serviço de uma proposta artística resultante da busca de um coletivo. Para desenvolver um projeto artístico é necessário que estes artistas estejam dispostos a dedicar muito tempo ao estudo e à pesquisa. Isto resulta em uma linguagem particular a cada grupo e o espectador pode reconhecer, facilmente, as peculiaridades de cada proposta, quando assiste aos seus espetáculos.

No Projeto A Praça dos Bonecos, muitas das melhores companhias do Teatro de Animação reúnem-se em um encontro anual para cumprir o papel que acreditam ser uma responsabilidade social das grandes companhias de Teatro do país, o de promover a descentralização da Arte em uma megacidade cuja periferia conta com uma baixíssima oferta de Cultura e uma imensa dificuldade de acesso ao Centro, onde se concentram as atividade de Lazer e Arte. Muitas vezes, os artistas se perguntam por que o público não vai ao Teatro. Raramente, porém, o cidadão se sente no direito de perguntar por que o Teatro não vai a ele, se a passagem é cara demais e se ele está tão cansado que não se anima a cruzar a cidade depois de uma semana de trabalho. O Teatro e a Cultura costumam estar longe demais.

A mostra A Praça dos Bonecos propõe-se ir aonde o Teatro não tem ido. E propõe-se informar às pessoas que há Teatro ali pertinho. A Praça dos Bonecos tem um caráter formativo, divulgador e multiplicador. Sem ensinar nada, sem obrigar a nada, mas oferecendo a oportunidade de desfrutar do melhor do Teatro de Bonecos de São Paulo e de alguns outros lugares. Quer, assim, mostrar ao cidadão, pela possibilidade, a necessidade do Lazer Cultural, promovendo uma melhoria na qualidade de vida por meio da experiência e do contato mais profundo com o Teatro. Acreditamos que a Arte lembra ao sujeito o seu caráter único, individual, e lembra ao indivíduo o seu direito a um lugar na coletividade. Porque Arte, cidadania e dignidade combinam muito.

A Praça dos Bonecos

O projeto A Praça dos Bonecos busca, por meio da delicadeza, singeleza e graça do Teatro de Bonecos, relembrar alguns valores e sentimentos que, por defesa, por desconfiança, por descuido, por costume, deixamos adormecer em algum lugar de nós.

Vivendo em condições difíceis, em ambientes hostis ao convívio social, boa parte, a maior parte, da população da periferia perde um sentido de identidade coletiva, isola-se em sua casa, endurece o seu espírito.

O Teatro de Bonecos traz uma lembrança boa de alguma coisa que muitas vezes nem mesmo vivemos, mas que temos a impressão de ter vivido. O Teatro de Bonecos nos recorda que, debaixo dos espinhos e da folhagem espessa que cultivamos, ainda vinga uma planta delicada e frágil que mal conhecemos, que teima em resistir e que nos lembra que não somos aquilo que nos tornamos.

(Página 01)

Mas que Negócio é este de A Praça dos Bonecos?

Desde 2003, o Sobrevento realiza eventos na Zona Leste da cidade, região onde mantém a sua sede, o Espaço Sobrevento, única sala da cidade dedicada ao Teatro de Animação. Com a subvenção do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, o Grupo realizou o Projeto Bonecos Aqui!, de difusão e formação na área do Teatro de Bonecos e Fantoches nas Praças , que, em sua quinta edição já havia atingido 180 apresentações gratuitas em parques e praças públicas da cidade.

A Praça dos Bonecos é uma expansão da ação Fantoches nas Praças, mantendo os seus objetivos, mas dando-lhe outro formato. Em uma única praça da Zona Leste, com pouco acesso a atividades Culturais e de Lazer, o Grupo Sobrevento realiza 12 apresentações públicas gratuitas de 12 espetáculos diferentes, em 12 semanas consecutivas. A programação consiste na apresentação de espetáculos de alguns dos Grupos mais importantes de São Paulo e algum convidado especial.

Desta forma, o Sobrevento pretende difundir a diversidade e a riqueza do Teatro de Animação com apresentações de espetáculos que explorem diferentes técnicas de animação, com diferentes formatos, e oferecendo, sempre, uma boa infraestrutura técnica e comodidade para o público. Ao mesmo tempo, esta é uma oportunidade valiosa de congregar artistas e grupos de Teatro de Animação, sobretudo da cidade de São Paulo, irmanando-os e levando-os aos lugares mais carentes de atividades de cultura e lazer.

Nos últimos anos, o Grupo realizou quase 250 apresentações em parques e praças da Zona Leste: 180 apresentações nos Fantoches nas Praças, 30 apresentações no Projeto Bonecos Aqui!, 48 na Praça dos Bonecos, sem contar os festivais que organizou, as muitas temporadas e apresentações de seus espetáculos e de dezenas de companhias, nacionais e estrangeiras, no espaço Sobrevento, em escolas, CEUS, bibliotecas, casas de cultura, teatros, entre outros espaços públicos.

Mas quem é este tal de Sobrevento?

Em 2012, o Sobrevento comemora 25 anos. Fundado em novembro de 1986, o Sobrevento é um Grupo de teatro profissional que busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação. É reconhecido nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. O Grupo tem, hoje, treze espetáculos em repertório, para diferentes públicos e espaços, com os quais ganhou alguns dos prêmios mais importantes do país. É uma das companhias brasileiras que mais representa o Brasil no exterior, tendo-se apresentado em países tão próximos como a Argentina e tão distantes como o Irã, a Estônia e Angola. Também tem ido a todos os cantos da cidade, do estado e do país, apresentando-se em 24 dos 27 estados brasileiros. Ao longo de sua carreira, fez cerca de 2500 apresentações, ou seja, uma média de cerca de 100 apresentações por ano, por 25 anos. Muito ativo, o Sobrevento tem realizado inúmeros festivais, trazendo ao país muitos dos mais importantes artistas especializados do mundo todo ao Brasil. Sua pesquisa e seu trabalho, concentram-se, hoje, no Teatro de Animação moderno, no Teatro de Objetos, no Teatro para Bebês, no Teatro para a Infância e a Juventude, no Teatro em regiões de pouco acesso à Cultura e, para isto, promove intercâmbios, encontros e festivais.

Há muitos anos remexemos tudo aquilo que os bonecos têm feito por todas as épocas e em todos os cantos do mundo. Da longa tradição do Teatro de Bonecos, porém, não queremos mais do que o que fale de hoje à gente de hoje. E, dos Bonecos, só aquilo que é Teatro.

Grupo Sobrevento

2011 – A Cortina da Babá
2010 – Meu Jardim
2010 – Bailarina
2008 – Orlando Furioso
2007 – O Copo de Leite
2006 – O Cabaré dos Quase-Vivos
2005 – Bonecos Aqui!
2002 – Submundo
1999 – Brasil pra Brasileiro Ver
1999 – O Anjo e a Princesa
1998 – Cadê o Meu Herói?
1996 – Ubu!
1993 – O Theatro de Brinquedo
1992 – Beckett
1991 – Mozart Moments
1989 – Um Conto de Hoffmann
1988 – Sagruchiam Badrek
1987 – Ato sem Beckett
1987 – Ato sem Palavras

(Página 02 e 03)

O que Você Vai Ver aí Perto – A Praça dos Bonecos

O Melhor do Teatro de Bonecos pertinho de você!

Você não vai precisar cruzar a cidade para assistir a espetáculos diferentes, premiados, que mostram um Teatro de Bonecos para todas as idades e como você nunca viu!

A Praça dos Bonecos

A Praça dos Bonecos reúne, este ano, treze dos espetáculos mais apresentados e elogiados pelo público e pela crítica especializada, de nada menos que dez das mais importantes e renomadas companhias de Teatro de Animação do país (Furufunfum, Mevitevendo, Ópera na Mala, Articularte, Teatro por um Triz, Valdeck de Garanhuns, Truks, Ventoforte e Pia Fraus, além do Sobrevento) e uma convidada estrangeira especial : A Art Stage SAN (República da Coréia). Conheça os espetáculos e companhias, um por um:

barra-laranja15

Cia. Truks

O Senhor dos Sonhos

O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, como um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador! Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações. O Senhor dos Sonhos, ao confrontar as mirabolantes aventuras de Lucas com a necessidade que o menino tem de ajustar-se às regras sociais, é um espetáculo que discute, mesclando momentos lúdicos e divertidos com outros de delicada e leve poesia, o conflito em que se veem as crianças, ao terem que se equilibrar, como que sobre uma corda bamba, entre a fantasia e a realidade. O grupo recebeu os principais prêmios do teatro para crianças do país, combinando uma dramaturgia rica a uma estética refinada de manipulação de figuras e bonecos, encantando as crianças com histórias bonitas, instigantes e repletas de fantasia e poesia.

barra-laranja15

Cia. Mevitevendo

O Diário Mal-Assombrado

Numa noite de lua cheia, dois curiosos encontram uma mala… E dentro dela um diário. Mas esse não é um diário qualquer, nele estão escritas memórias de assombrações. Ao lerem suas histórias, eles libertam a Mulher-Caveira, a Velha do Saco, o Homenzinho Terrível, a Grande Malvada e outros personagens de arrepiar! Entre sustos e risadas, esses estranhos visitantes mostrarão que podem não serem tão feios assim… Nem tão malvados. Fundada em 1998, a Cia. Mevitevendo, especializada em máscaras e bonecos, tem circulado por todo o país, do Acre ao Rio Grande do Sul, e também pela Europa.

barra-laranja15

Valdeck de Garanhuns

Simão e o Boi Pintadinho

O Coronel Vicente Pompeu vai realizar uma grande comemoração em sua propriedade para celebrar o noivado da filha Rosinha. Simão, seu ajudante, fica encarregado de organizar todos os preparativos. O Coronel diz a Simão que a festa tem que ser uma grande folia brasileira. O Gringo e o Político, que se dizem amigos do Coronel, querem, porém, modificar tudo, inserindo coisas mais modernas e, para garantir que tudo vá sair do jeito que querem, soltam a Cobra-Grande para devorar o Boi Pintadinho, a principal figura da brincadeira organizada por Simão. Valdeck de Garanhuns é um dos principais bonequeiros populares do Brasil e um destacado representante do Mamulengo, o Teatro de Bonecos tradicional de sua terra natal, Pernambuco.

Teatro por um Triz

Pinóquio Etc e Tal

A aventura do boneco de madeira que queria ser gente é contada, de forma original, nesta adaptação do Teatro por um Triz. O espetáculo acontece dentro do ambiente de uma marcenaria onde, após receberem uma encomenda inusitada, quatro marceneiros lembram de Pinóquio e, através de materiais existentes na marcenaria – pedaços de madeira e ferramentas – resolvem contar passagens do clássico de Carlo Collodi. Os serrotes viram o monstro marinho que engole Gepeto, o martelo vira personagem do teatro de Papa-Fogo, etc. A montagem de Pinóquio Etc e Tal conta com a presença de quatro atores que, além de narrar a história, assumem personagens e manipulam bonecos, mesclando técnicas tais como uma adaptação do Bunraku, centenário teatro de bonecos japonês, teatro de objetos e máscaras.

barra-laranja15

Pia Fraus

Filhotes da Amazônia

A ideia central do espetáculo é a relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Os quadros do espetáculo apresentam histórias que revelam diferentes facetas a partir dessa situação. Bonecos trabalhados a partir de elementos simples e naturais misturam-se a uma manipulação casual, amparada por dança e música, que dá o tom de brinquedo e festa do espetáculo. A Companhia Pia Fraus , cujo nome vem do latim e significa, uma mentira contada com boas intenções, busca integrar, em seu trabalho, diversas linguagens : Teatro de Bonecos, Dança, Circo, Teatro de Atores e infláveis gigantes. Nos seus mais de 25 anos de existência, participou de dezenas de festivais no Brasil e no exterior, recebendo diversos prêmios nacionais e internacionais.

barra-laranja15

Furunfunfum

O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções

O Macaco Simão é de um espetáculo dramático-musical dividido em duas partes. A primeira é uma apresentação de músicas infantis e histórias musicais. As músicas são apresentadas ao vivo, com o acompanhamento de flauta transversal, flauta doce, pandeiro e violão, com a participação da plateia. A segunda parte é uma adaptação para teatro de bonecos da história O Macaco e a Velha. Os bonecos são construídos combinando-se a técnica de luva e de vara. Na trilha sonora, são utilizadas músicas de João de Barro, o Braguinha, da versão do Teatro Disquinho. Em 1999, O Macaco Simão e Outras Histórias e Outras Canções foi escolhido pelo júri infantil como um dos três melhores espetáculos do Festival Internacional de Títeres de Tolosa, Espanha.

barra-laranja15

Cia. Ópera na Mala

Baú de Histórias

O espetáculo é uma coletânea de algumas histórias contadas no programa de TV Baú de Histórias, criado e interpretado por Sergio Serrano e Cris Miguel, exibido nas Tvs Cultura e Ratimbum, no Brasil. A peça conta a história de um Rei que quer ouvir histórias e oferece um prêmio para aquele que contar a história mais longa. O Contador de Histórias, A Princesa e o Lelo do Castelo, o Senhor Andino e o Professor Nicolau Nicolaievski, entre outros, apresentam suas histórias, trazendo aos espectadores um pouco da cultura de várias partes do mundo. Assim o Rei com Orelhas de Burro (conto tradicional do Brasil), Baba Yaga (da Rússia),O Tatu Quer Cantar (da Bolívia), A Gaita Milagrosa (de Portugal), A História Mais Longa do Mundo (do Brasil), Pedro Malasartes, Pintor de Grande Talento (também do Brasil), desfilam diante de sua majestade, o publico. Utilizando bonecos de várias técnicas, teatro de sombras, e muita música executada com instrumentos típicos, a dupla de contadores reinventa clássicos e contos de tradição oral de forma dinâmica e bem humorada. A peça recebeu prêmio FEMSA 2008 de melhor trilha sonora.

barra-laranja15

Teatro Ventoforte

Um Rio Que Vem de Longe

Um pequeno barco ancorado, que nunca tinha navegado, apaixona-se por uma flor que a correnteza levava. Quando o barquinho consegue libertar-se, é levado pelas correntezas, como a flor, e quase naufraga no mar. É salvo por um marinheiro, que lhe ensina a usar a âncora e a saber parar em frente aos que ama. O espetáculo explora a linguagem, os rituais e o imaginário das festas populares e é apresentado desde 1963. O Teatro Ventoforte é considerado pela crítica um marco para o teatro para crianças no Brasil. Na sua trajetória, já apresentou trinta espetáculos, que somam mais de cinquenta dos prêmios de Teatro mais importantes do país.

barra-laranja15

Cia. Articularte

A Cuca Fofa da Tarsila

Fundada em 1999, a Cia. Articularte é uma das companhias de Teatro de Bonecos do Brasil de produção mais intensa. Trabalhando com diferentes técnicas, da sombra aos fantoches, a companhia conta com dez integrantes e já realizou mais de 3.000 apresentações. Baseada na obra plástica de Tarsila do Amaral, a sinhazinha do Modernismo Brasileiro, o Grupo conta a história da paixão do Boi da Lua pela Negra Tarsila, que está prometida em casamento ao Abaporu. Lembrando a estética do Modernismo e do Tropicalismo brasileiros, o espetáculo é uma encenação delicada, plástica e divertida, com músicas brasileiras e a dança graciosa de bonecos manipulados à vista do público.

barra-laranja15

Convidado Especial
Art Stage SAN, República da Coreia

Dallae’s Story

Companhia mais destacada no Teatro de Bonecos contemporâneo da Coreia, O grupo Art Stage SAN recebeu, com este espetáculo, alguns dos maiores prêmios mundiais do Teatro de Animação. O Sobrevento esteve com ela na Dinamarca e na Estônia e há mais de um ano luta por trazer ao Brasil o seu espetáculo, pelo qual se encantou. A peça, sem palavras, mistura Teatro de Bonecos e Dança e conta a história de uma família durante a Guerra da Coreia, em 1950, sob o olhar de uma criança, Dallae. A peça, muito tocante e poética, não fala propriamente da Guerra, mas dos esforços de uma família para superar as dificuldades naquele tempo e nos deixa compreender um pouco do que é a Coreia, em um lindo espetáculo feito de muita sensibilidade e delicadeza, por grandes artistas, que nos lembram da esperança e da capacidade de superação mesmo quando a violência e a brutalidade estão à porta. Tendo viajado por diferentes países da Europa e da Ásia, esta apresentação marca a estreia nas Américas desta prestigiada companhia coreana.

Elenco
Jo, Hyunsan; Ru, Jiyun; Kim, Yanghee; Choi, Seok Won

Direção Artística: Park, Kei-Bai
Dramaturgia/Direção: Jo, Hyunsan
Produção: Oh, Joung Suk
Música: Jung, Jae-Whan
Art Design: Ru, Jiyun
Iluminação: Jang, Eingseop
Coordenação Internacional: Kim, Yong Hee

Grupo Sobrevento

O Grupo Sobrevento traz de volta à cidade três dos seus espetáculos mais bem sucedidos e premiados. Com diferentes tipos de bonecos e diferentes formas de animação de bonecos, O Grupo aproveita para testar as diferentes relações que cada espetáculo é capaz de estabelecer com o público nesta situação, pouco comum, de apresentação em um palco montado em praça pública.

Bonecos Aqui!

Através de pequenas cenas, O Sobrevento mostra como, ao longo de 25 anos de trabalho, vem buscando no Teatro de Bonecos, apenas aquilo que é Teatro e, na longa tradição do Teatro de Bonecos, apenas aquilo que fala do hoje ao público de hoje. No espetáculo Bonecos Aqui!, o Grupo revela como o Teatro de Bonecos pode ser feito até mesmo sem bonecos, a partir de uma simples folha de jornal, e como pode transformar um exercício de manipulação em um espetáculo teatral. Traz à cena também o tipo de boneco mais conhecido do público brasileiro, o fantoche, representado na tradição nordestina do Mamulengo.

Mozart Moments

Bonecos e manipuladores contracenam para contar diferentes passagens da vida do compositor Mozart neste espetáculo destinado a crianças de todas as idades. Mozart Moments mistura humor e poesia, atores vestidos com roupas do século XVIII e pequenos bonecos que parecem, até mesmo, respirar. Tendo estreado no Rio de Janeiro, em 1991, dentro das comemorações dos 200 anos da morte do compositor austríaco, Mozart Moments tem construído, desde então, uma das carreiras mais longas e exitosas jamais mantidas por um espetáculo infantil brasileiro. Vencedor do Prêmio Coca Cola de Teatro Infantil e do Prêmio Maria Mazzetti, participou de dezenas de festivais, encontros e eventos internacionais em quase cem cidades do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Espanha, Angola e México e já ultrapassou as 700 apresentações.

O Anjo e a Princesa

O Anjo e a Princesa narra a primeira experiência de um anjo da guarda e trata da sua difícil relação com uma princesa, a quem lhe cabe proteger. Vaidosa, a princesa manda cortar todas as flores de um bosque de pessegueiros para decorar os salões de seu castelo para uma grande festa. Somente depois de um ano de tristeza e arrependimento, na primavera, voltam a nascer as flores. O anjo da guarda que ampara a princesa mostra-se, na peça, somente como um observador e deixa a cargo da própria vida, de seu curso natural, os milagres que deveria fazer. O Anjo e a Princesa recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), de Melhor Atriz e apresentou-se não só no Brasil, mas também na Espanha, na Colômbia e em Angola.

(Página 04)

O Teatro de Bonecos não é Mais Aquele

O Teatro de Bonecos é uma arte que se espalha por todos os lugares do mundo e ao longo de toda a história da humanidade. Nasceu junto com o Teatro, se não nasceu antes. Mesmo no tempo em que não se comemoravam festas de aniversário, o Teatro de Bonecos já existia. Política, filosófica, religiosa, recreativa, educativa, terapêutica, esta arte pode tocar pessoas de todas as idades, de todas as origens, de todas as Culturas, de diferentes maneiras.

Hoje, o Teatro de Bonecos afirma-se como uma Arte maior. E ganha novos espaços, misturando-se à Dança, à Música, às Artes Plásticas, ao Cinema, confundindo as fronteiras entre as Artes. E, para ampliar-se ainda mais, o Teatro de Bonecos é, hoje, mais do que de bonecos. Propondo dar vida a objetos, formas abstratas, a todo tipo de coisa, esta Arte tem sido chamada, modernamente, de Teatro de Animação, um termo que explica melhor o Teatro que anima, que dá vida. E graças a isto, os bonequeiros podem contar histórias, por exemplo, a partir de um bule e uma xícara que, mesmo não sendo bonecos, são, definitivamente, objetos a animar.

Muitos preconceitos ainda pesam sobre o Teatro de Bonecos: barreiras ao desenvolvimento desta Arte que vêm sendo rompidas pouco a pouco, graças ao empenho e a dedicação de um número cada vez maior de artistas. O Teatro de Bonecos já não é mais aquele. E sempre poderá ser muito mais do que somos capazes de imaginar.

Podemos estabelecer que não é nenhum crime:

– misturar bonecos e atores;

– usar bonecos muito grandes ou muito pequenos;

– misturar bonecos com máscaras, dança, ópera, drama, cinema, music hall, música pop, etc;

– usar bonecos em duas ou três dimensões, ou em ambas, ao mesmo tempo;

– misturar técnicas de animação variadas em uma mesma produção;

– reduzir bonecos a atores de menor tamanho, para efeitos de perspectiva;

– gostar de Punch & Judy, de Kasper, Guignol ou qualquer nome que tenha;

– mostrar ou não mostrar o manipulador e sua técnica durante o espetáculo;

– trabalhar meses para atingir a perfeição estética de um objeto ou usar um fósforo como boneco

Michael Meschke, fundador da Companhia Marionetteatem, Suécia

O Sobrevento em 2012

Em 2012, o Sobrevento começou a conduzir um trabalho de pesquisa que estabelecesse as bases para sua nova montagem. Pesquisando o Teatro de Objetos, o Sobrevento reuniu um grupo de jovens artistas, egressos de oficinas que havia conduzido ou promovido, e passou a desenvolver estudos e exercícios que vieram a se tornar pequenos quadros, pequenas cenas, pequenos números individuais, que se reunirão em um espetáculo raro , com um quê de performático, que caminha em uma fronteira entre o Teatro e uma instalação de Artes Plásticas. Esse espetáculo, que se chamará Sala de Estar, deve estrear ainda este ano. A nova montagem do Sobrevento, que também vem sendo desenvolvida, aborda o universo do circo e ainda não tem nome definitivo.

O grupo reestreou O Theatro de Brinquedo em julho, seguindo em temporada de dois meses. As atividades contaram com o patrocínio da Petrobras e integram Projeto de dois anos, que inclui a manutenção da sua sede, o Espaço Sobrevento, única sala paulista dedicada ao Teatro de Animação, reformada em junho, a criação de um novo espetáculo, a apresentação do seu repertório, um Festival Internacional, um Festival nacional e a circulação do Grupo pelo país.

A Cortina da Babá, mais recente espetáculo do grupo, circulou pelo interior do estado, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, ProAC 2011. O grupo realizou apresentações, oficinas, debates e uma exposição de sombras chinesas em Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e Guaíra. O espetáculo foi apresentado também na 9ª Mostra Extrema, MG, e tem apresentações programadas em Jaraguá do Sul, SC, e Canela, RS.

Em 2012, o Sobrevento continuou difundindo seu Teatro para Bebês: os espetáculos Bailarina e Meu Jardim foram apresentados em São Paulo, nos SESCs Pinheiros e Santo Amaro, em São Carlos e em Piracicaba. O SESC Santo Amaro recebeu outros quatro espetáculos, em uma mostra do repertório infantil do grupo. O Sobrevento também apresentou, pela primeira vez no Brasil, Quase Nada, uma adaptação do espetáculo Submundo, que já foi apresentada em países como o Irã, a Estônia e a Suécia. A apresentação integrou o V Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo, em março, no Memorial da América Latina.

Recebeu, ainda, a renomada e experiente companhia espanhola Los Hermanos Oligor para uma residência artística e intercâmbio internacional; abrigou a abertura do III Encontro de Mamulengo, realizado pela Cia. Mamulengo da Folia, e vem orientando a montagem de um espetáculo teatral, um espetáculo de mágica e um show musical, que terão suas estreias em breve.

O que está por vir ainda este ano

Além da estreia e temporada de um espetáculo inédito, o Sobrevento ainda realiza, este ano, um Laboratório Internacional de Teatro para Bebês em São Paulo e a terceira edição da Semana Internacional de Teatro de Animação do Sobrevento. E ainda recebe o artista catalão Xavi Bobès, da Cia. Playground Visual, especializado em Teatro de Objetos, no mês de novembro, para um intercâmbio artístico.

Grupo Sobrevento – Brasil – 25 anos

Não perca!!! Programação na última página

(Verso da Última Capa)

Por Que Teatro de Bonecos?

Tendo levado Fantoches a muitos bairros da periferia da Zona Leste, percebemos que a criança que, em um dia, via, surpresa, o Teatro de Bonecos, no outro, levava o pai, a mãe, à praça para assistir, com eles, ao novo espetáculo. Do mesmo modo, mães, de bairros distantes do centro, levavam suas crianças e, às vezes, crianças postiças, para assistir ao Teatro de Bonecos que haviam descoberto. E os espetáculos contavam com a simpatia e o apoio do comércio local e dos vizinhos. E não só com o respeito, mas também com a atenção, dos frequentadores mais esquerdos dos espaços. E a praça voltava a ser aquela praça de antigamente. Isto, quando, na verdade, muitos nem vivemos este antigamente, nunca nem vimos uma praça assim: uma praça que congregue os vizinhos, que reúna as famílias em um ambiente sadio, não excludente, por conta de um evento divertido, provocador, emocionante, aberto, ao ar livre, gratuito. Melhorando definitivamente, por pouco que seja, a qualidade de vida de uma população.

O Teatro de Bonecos tem uma particular capacidade de desarmar espíritos prevenidos, corações duros, cabeças preconceituosas, com uma singeleza, uma delicadeza e, ao mesmo tempo, uma sem-cerimônia, que poucas outras coisas no mundo se permitem. E, por seu caráter artesanal, é comprovadamente capaz de provocar uma sensação de amparo, de atendimento, de direcionamento especial, por ser realizado por um grupo de Teatro que se interessou por aquela comunidade, por aquele bairro, e que tomou uma atitude direta e pessoal, fomentado, apoiado, mas não mandado pelo Governo.

Acreditamos que o Lazer comunitário, de um modo geral, promove o encontro entre vizinhos, cria amigos, une a família, une famílias. Crê, também, que o Lazer ao ar livre, em particular, melhora a qualidade de vida, melhora a saúde, melhora a pele, melhora o ânimo, azulados pela luz do televisor. E crê que a Cultura e os bonecos alimentam o espírito: os bonecos estão para o coração como o pão para o estômago, disse Peter Schumann, um outro bonequeiro.

A poesia, o humor e a delicadeza do Teatro de Bonecos, uma Arte tão ingênua e singela, parecem contrastar de maneira quase chocante com o ambiente hostil da periferia. Sua vitalidade, porém, mostra o poder congregador de uma Arte que relembra valores que pareciam perdidos, em tempos de muita vaidade, muito egoísmo, muito ruído, muita velocidade e pouco sentido crítico. Em um tempo em que valores que há pouco eram considerados doentios são considerados virtudes, (ser ambicioso, ser vaidoso, por exemplo, não eram defeitos de caráter?), os bonecos nos lembram de alguma coisa que perdemos sem nos dar conta, nos ajudam a colocar as coisas nos seus devidos lugares, como ainda gostaríamos que fossem, porque o cinismo não venceu nada além de uma batalha.

Pela emoção, os bonecos podem fazer com que alguém se perceba diferente do que costuma perceber-se, podem fazer com que as pessoas descubram-se diferente daquilo que fizeram de si. É fácil, para um bonequeiro, perceber isto: ver um homem discutindo com um boneco, ver uma mãe-de-família chamando uma boneca de assanhada, ver os espectadores aplaudindo o castigo que o malandro sofre da velha a quem havia enganado, debochando do diabo que foi posto para dançar funk, rindo das indefectíveis pauladas que zombam das atitudes politicamente corretas são, para nós, a prova definitiva de que boneco é boneco, de que o Teatro está vivo como sempre e de a gente precisa mesmo dele.

(Última Capa)

Local

Parque Raul Seixas, Rua Murmúrios da Tarde, 211, Itaquera, zona leste de São Paulo

12/08, 15h, Grupo Sobrevento, Mozart Moments

19/08, 15h, Cia. Truks, O Senhor dos Sonhos

26/08, 15h, Grupo Sobrevento, O Anjo e a Princesa

02/09, 15h, Cia. Mevitevendo, O Diário Mal Assombrado

09/09, 15h, Valdeck de Garanhuns, Simão e o Boi Pintadinho

16/09, 15h, Cia. Teatro por um Triz, Pinóquio Etc e Tal

23/09, 15h, Pia Fraus, Filhotes da Amazônia

30/09, 15h, Furunfunfum, O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções

07/10, 15h, Cia. Ópera na Mala, Baú de Histórias

14/10, 15h, Grupo Sobrevento, Bonecos Aqui!

21/10, 15h, Teatro Ventoforte, Um Rio Que Vem de Longe

28/10, 15h, Cia. Articularte, A Cuca Fofa de Tarsila

04/11, 15h, Art Stage SAN (República da Coreia), Dallae’s Story

A Praça dos Bonecos 2012 é dedicada à memória de Rachel Ribas, fundadora do Grupo Contadores de Estórias, Paraty, RJ. Um dos grandes privilégios que tivemos, em nossas vidas e carreira, foi ter feito de uma das artistas que mais admirávamos nossa amiga. Com Rachel, aprendemos muito. Nela, nos espelhamos. Dela, recebemos o conselho e a benção antes da partida para o nosso primeiro Festival no estrangeiro. Guardamos os momentos que passamos com ela como um tesouro precioso. E, assim como nós, o Teatro brasileiro deve muito a ela.

Sobrevento é um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro

Coordenação Editorial: André Luiz Cherubini, Sandra Vargas, Maurício Santana, do Grupo Sobrevento
Design: Marco Corrêa/Ato Gráfico
Fotos: Marco Aurélio Olímpio, Simone Rodrigues, Rodrigo Lopes, José Roberto Lobato, Lia Franco, Grupo Sobrevento, divulgação dos Grupos

Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011
A Petrobras é patrocinadora do Grupo Sobrevento. A vinda da Cia. Art Stage SAN tem o copatrocínio da Korea Foundation.

Grupo Sobrevento – Brasil

Núcleo Artístico: Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Miguel Vellinho, Anderson Gangla, Maurício Santana, Giuliana Pellegrini, J.E.Tico, Agnaldo Souza
Diretores Técnicos: Marcelo Amaral e Agnaldo Souza
Produção Executiva: Lucia Erceg

www.sobrevento.com.br
info@sobrevento.com.br
Tel. 11 3399-3589

Espaço Sobrevento
Rua Coronel Albino Bairão, 42
Belenzinho

A Praça dos Bonecos

Idealização e Direção do Projeto: Grupo Sobrevento
Produção Executiva e Coordenação: Lucia Erceg
Divulgação: Grupo Sobrevento
Divulgação Local: Agnaldo Souza
Direção de Palco e Iluminação: Marcelo Amaral
Sonorização: Agnaldo Souza
Monitoria: Anita Erceg e J. E. Tico

Realização

(Logo) Grupo Sobrevento

Patrocinio

(Logo) Petrobras

Copatrocínio

(Logo) Korea Foundation

Apoio

(Logo) Prefeitura de São Paulo, ProAC, Governo do Estado de São Paulo