Programa do espetáculo que estreou em 30.06.2012, no Teatro Oi Futuro 2

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Oi, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura
apresentam

PINOCCHIO EM AS AVENTURAS DE LASANHA E RAVIOLI

(Interior)

É com grande alegria que a Oi e o Oi Futuro apresentam Pinocchio em As Aventuras de Lasanha e Ravioli, espetáculo destinado a agradar a família inteira. No nosso palco, está a dupla Lasanha e Ravioli, as atrizes Ana Barroso e Monica Biel, mestres em fazer rir e emocionar com montagens que, invariavelmente, têm recebido elogios da crítica e aplausos do público, por todos os lugares onde se apresentam.

Personagem criado em 1881 pelo italiano Carlo Lorenzini, ou Carlo Collodi, como gostava de assinar suas obras, Pinocchio-ou Pinóquio-tem divertido gerações no mundo inteiro. Nessa inédita versão, as duas clowns se revezam em muitos personagens, utilizando, sempre de maneira surpreendente, cenário, bonecos, figurinos e adereços para contar as aventuras do boneco de madeira que sonha virar um menino de verdade.

Ao patrocinar e apoiar Pinocchio em As Aventuras de Lasanha e Ravioli, a Oi e o Oi Futuro reafirmam sua opção por projetos de qualidade, capazes de atrair novas plateias, inspirar novos talentos e democratizar o acesso à arte. Bom espetáculo!

Maria Arlete Gonçalves, Diretora de Cultura do Oi Futuro

Manter uma amizade por mais de vinte anos não é fácil. Criar, produzir e dividir um palco-sempre em dupla!-é para poucos. Ana Barroso e Monica Biel são um caso raro no teatro brasileiro. Uma história de amor ao palco e às plateias de todas as idades. A cada espetáculo, Lasanha e Ravioli dão um toque especial em suas histórias, algumas já bem conhecidas do grande público.

Pinóquio começou jornal, como vamos ver nessa montagem, já foi cinema, objeto de estudo acadêmico, peça para adultos, várias versões de livros e espetáculos para crianças… Mas, a cada vez que alguém vai contar a história do personagem, sempre há o sabor de coisa nova. Esse boneco está mudando, e encantando, há mais de 130 anos!

Uma coisa é certa: o Pinóquio de Ana e da Monica foi construído com a dedicação e o carinho especiais que os artesãos do teatro colocam no seu ofício.

Acho que Collodi/Gepetto ia ficar orgulhoso…

Roberto Guimarães, Curador de Artes Cênicas do Oi Futuro

Nós nos conhecemos na adolescência, nas aulas de Maria Clara Machado no Tablado, e nos reencontramos no Teatro Gláucio Gill, quando participamos do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo. Na mesma época, enquanto vivíamos aquela aventura maravilhosa comandada por Aderbal Freire-Filho, começamos a desenvolver um trabalho de dupla direcionado ao público infantil, e a seus pais, seus avós, seus vizinhos, seus professores e a todos que gostam de teatro. Foram vinte e dois anos muito prazerosos que nos renderam onze espetáculos e muitos amigos e parceiros que nos salvam em quaisquer circunstâncias, Moacir Chaves, Aurélio de Simoni, Joana Bielschowsky, Newton Cardoso, Luciana Maia, Kassandra Speltri, Thereza Falcão, Antonio Carlos Bernardes, Derô Martin e tantos outros. Estamos muito felizes em comemorar esta data com a nossa versão de Pinóquio e agradecemos à Oi e à Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro por esta possibilidade.

Este espetáculo é dedicado a todas as fadinhas, as presentes e as que já se foram.

Ana Barroso e Monica Biel

Elenco

Ana Barroso
Monica Biel

Ficha Técnica

Texto: Monica Biel
Adaptação livre de As Aventuras de Pinocchio – História de um Boneco
De Carlo Collodi
Direção: Ana Barroso e Monica Biel
Direção Musical: Newton Cardoso
Iluminação: Aurélio de Simoni
Cenário e Figurinos: Ana Barroso e Monica Biel
Bonecos: Fátima Café e Maria Rêgo Barros
Máscaras: Luciana Maia
Adereços: Kassandra Speltri, Ana Barroso e Monica Biel
Voz de Carlo Collodi e Jornaleiro: Julio Adrião
Programação Visual: Joana Bielschowsky
Assessoria de imprensa: Ney Motta
Fotos: Chico Lima
Cenotécnico e Pintura de Arte: Derô Martin
Costureira: Lucia Lima
Operador de Luz: Anderson Bispo
Operador de som: Rodrigo Bispo
Contra Regra: Yuri Carvalho
Administração: Amanda Lima
Produção Executiva: Kassandra Speltri
Direção de Produção: Ana Barroso e Monica Biel
Realização: BB Produções Artísticas Ltda.

Carlo Collodi é o pseudônimo de Carlo Lorenzini, jornalista, editor e escritor italiano, nascido em 1826. Seu primeiro livro infantil foi publicado em 1876 e intitulou-se Racconti Delle Fate. O primeiro capítulo de Storia di um Burattino, História de um Boneco, apareceu em 1881 no periódico Giornale per i Bambini, Jornal para as Crianças, com enorme sucesso. A publicação em folhetim terminou em 1883 e a história foi a seguir impressa na forma de livro, sob o título de Le Avventure de Pinocchio-Storia di um Burattino, As Aventuras de Pinocchio – História de um Boneco. Collodi morreu em Florença, em 1890.

Agradecimentos

Angela Pecego, Antonio Carlos Bernardes, Edmundo Alvim, Grace Rial e equipe Sala Baden Powell, Irany Oliveira, Isabel Salgado, Jenny e Walter Barroso, João Guilherme, Josie Antello, Julio Adrião, Katiuscia Canoro, Maria Arlete Gonçalves, Miguel Vellinho, Moacir Chaves, Roberto Guimarães e equipe Oi Futuro, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Zélia Peixoto, e aos nossos filhos Bruno, Daniel e Vicente

(Última Capa)

Estreia no dia 30 de junho de 2012 às 16 horas
Oi Futuro Flamengo

Livre para todos os públicos

Patrocínio

Este espetáculo foi contemplado pelo edital Montagem de Espetáculo 2010
(Logos) Oi, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Realização

(Logos) Oi Futuro, BB Produções Artísticas

Apoio

(Logos) Baukurs Cultural, Associado ao CBTIJ