Programa do espetáculo que estreou e ficou em temporada no Teatro Gláucio Gill, de 25.03.2013

Cartaz, 2013

Filipeta, 2012

Barra

Anneli Olljum

Fotos: A.C. Bernardes

Barra

Anneli Olljum e Leonam Thurler

Leonam Thurler

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

ACB Teatral
apresenta

PEREZ & GIL – PIRATAS

As incríveis aventuras de um pirata e seu inseparável papagaio

(Interior)

Perez & Gil – Piratas é para mim a história de um vínculo, de uma amizade que começa e se fortalece, apesar das dificuldades. O pirata e seu papagaio discutem, brigam, se contradizem, se desafiam, tentando manter escondido o afeto que os une e a certeza de que não poderiam viver um sem o outro. Perez é um pirata que acha ter fracassado, que perdeu sua caravela e seus dias de glória, mas que não perdeu o entusiasmo e a esperança. Enquanto constrói seu novo (e pequeno) barco, revive com o papagaio e único tripulante, suas aventuras no mar.

Desenvolvemos numa proposta de teatro de bonecos e atores, que pudesse se afastar um pouco do já conhecido, e que o boneco pudesse ser quase real, em sua relação com o ator. Também criamos uma ruptura no tempo em que a história vai e volta, do presente ao passado, rumo a novas aventuras no mar.

Assim, Perez & Gil – Piratas, esta nova produção de Antonio Carlos Bernardes é o resultado de um estreito vínculo, de um trabalho em conjunto de enfrentar dificuldades e festejar os  resultados e por que não lançar-se ao mar em busca de novas aventuras que unam artistas de ambos países.

María Inés Falconi

Parafraseando o poeta, AMIGO é para se guardar debaixo de sete chaves. Que o digam Perez e Gil, dois turrões, que entre tapas e beijos, não se largam por nada. É a verdadeira história de uma amizade, como todos gostariam de ter.

Depois de mostrarmos o nascimento de um bebê, para o irmão curioso, em Tudo o que você sempre quis saber sobre os bebês e nunca ninguém teve coragem de revelar!, texto de Fátima Valença; e contar sobre a difícil relação entre uma menina e seus amigos, devido as suas diferenças, em Levitador Interplanetário Xereta Orbital, texto de Ivanir Calado, resolvi montar um espetáculo cujo tema é amizade. Perez & Gil – Piratas, texto de María Inés Falconi.

Este terceiro espetáculo, junta-se aos dois primeiros em nosso repertório: Tudo o que você queria… , há nove anos em cartaz,  com quase 200 apresentações, participou de Festivais Nacionais e Internacionais e foi apresentado em diversas cidades da Argentina, em Angola e na Colômbia. Levitador há dois anos em cartaz, está com quase 50 apresentações e já esteve na Argentina. Queremos que Piratas também tenha uma longa vida, pois nada melhor que uma amizade longa e verdadeira.

E por falar em amizade, este espetáculo só pode ser montado pela perseverança do grupo de amigos que compõe a ACB Teatral. A todos meu muito obrigado.

Antonio Carlos Bernardes

Espetáculos de Repertório da ACB Teatral

Tudo o que você sempre quis saber sobre os bebês e nunca ninguém teve coragem de revelar
 Levitador Interplanetário Xereta Orbital,

Elenco

Leonam Thurler
Gabriel Naegele
Anneli Olljum ou Vilma Melo

Ficha Técnica

Tradução, Adaptação e Direção: Antonio Carlos Bernardes
Texto: Maria Inés Falconi
Cenário e Produção: Antonio Carlos Bernardes
Pintura de Arte: Elisio José
Figurino: Leonam Thurler
Adereços: Leonam Thurler  e Gabriel Naegele
Trilha Sonora: Warley Goulart
Iluminação: Djalma Amaral
Operação de Som e Luz: Dio Jaime
Confecção: Denise Peixoto
Ilustrações e Programação Visual: Bia Salgueiro
Divulgação: Target/Marcia Vilela

Agradecimentos

Bia Salgueiro, Elisio Filho, Renato Ornay, Felipe Vidal e Equipe do Teatro Glaucio Gill

Realização

(Logo) ACB Produções Artísticas

Ocupação Artística

(Logo) Complexo Duplo

Governo do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Cultura
Fundação Anita Mantuano de Arte do Estado do Rio de Janeiro

Apoio

(Logos) Associado ao CBTIJ, a4Mãos, Fotosfera, 3 Corações, Santa Cruz, Radio Roquette FM. gEparq, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, FUNARJ

Livre para todos os públicos

(Última Capa – Desenho do papagaio)