Programa do espetáculo que estreou em 24.03 com temporada até 29.04.2012, no Teatro do Jóckey

Filipeta, 2012

Fotos: Fernanda Sabença

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e
Secretaria Municipal de Cultura
apresentam
Cia. Escaramucha de Teatro
em

HISTÓRIAS QUE O ECO CANTA

Texto e Direção Ilo Krugli

Centro de Referência Cultura Infância
Teatro Municipal do Jockey

Livre para todos os públicos

Patrocínio

(Logo) Rio Prefeitura / Cultura

Promoção

(Logo) Globo

Realização

(Logo) Prama Comunicação

(Interior)

As Histórias que o Eco Canta vem de longe… dos brinquedos em que a infância da humanidade foi desenvolvendo histórias de verdade e imaginárias… que se contavam e voltavam a contar, de mão em mão, de olhares, de sorrisos entre lágrimas e sonhos, e muitos medos e vontades. Também nas noites ao luar, nas rodas junto ao fogo, para esquentar o coração invernal… E, sempre “no próximo verão”, onde se podia brincar ao sol e às sombras, correndo e se escondendo, e , ainda, podendo ser às vezes heróis… e, outros vilões, amigos, irmãos enamorados, pai e mãe, e filhos naturais e sobrenaturais. Navegadores dos rios doces e salgados, das terras e dos ares. O teatro pode ser feito em qualquer lugar: nas ruas, nas escadarias, nos telhados, debaixo dos telhados, nos subsolos, subindo e descendo, pulando até o palco mais antigo e tradicional.

Ilo Krugli

Voltar a conviver e a trabalhar com o Ilo aqui no Rio é bem como a música Volver a los 17 da Mercedes Soza. Quase quatro décadas passadas e a poesia é permanente. O despojamento também. Assim como a visão crítica e generosa e bem-humorada de nossos semelhantes, pequenos ou grandes, como todos nós. Sou um homem de sorte.

Caíque Botkay

A Cia Escaramucha de Teatro iniciou suas atividades em 2003 no Festival Criação Teatral Volkswagen com a encenação de uma adaptação de Antonio Abujamra para A Cantora Careca, texto de Eugene Ionesco. Em seguida, numa fase autoral, realizamos o espetáculo juvenil Enamorados (2003 a 2004) e o musical infantil O Garoto que não Sabe Rir (2005 a 2007), ambos escritos por Rômulo Rodrigues, um dos integrantes e fundadores da Escaramucha. Em 2007 começamos uma pesquisa como o objetivo de, encenando suas obras, homenagear autores e grupos que fizeram a história do teatro brasileiro: foi assim com a montagem de Quando as Máquinas Param (2009 a 2011), do inesquecível Plínio Marcos, e agora o é com esse mergulho no universo de Ilo Krugli e do Grupo Ventoforte através da montagem de Histórias que o Eco Canta.

Histórias que o Eco Canta é um espetáculo que mistura histórias, mas principalmente mistura talentos e generosidades. Generosidade do autor e diretor Ilo Krugli, que recebeu de braços abertos o projeto desde o nosso contato inicial, que nos acolheu carinhosamente durante um mês no seu Teatro Ventoforte em São Paulo, compartilhou conosco toda a sua experiência e as particularidades do seu fazer teatral, e abriu mão da dedicação exclusiva ao seu grupo para nos acompanhar também no Rio de Janeiro até a nossa estreia. Generosidade de toda a nossa equipe, antigos e novos parceiros, um time dos sonhos que se dispôs a mergulhar no universo impar do mestre Ilo e a desenvolver sua criação a partir da essência do Ventoforte: profissionais e pessoas maravilhosas sempre prontas a construir e desconstruir, até chegar ao resultado final que hoje temos o prazer de dividir com vocês, senhores grandes, menores e pequenos!

Cia. Escaramucha de Teatro

Inspirado em contos do poeta Oscar Wilde (Histórias sem final feliz)

O Aniversário da Infanta / O Rouxinol e a Rosa / O Gigante Egoista

Ana Berttines
Diego de Abreu
Flávio Vidaure
Itala Isis
Laura Becker
Mariana Xavier
Nelson Yabeta
Renata Tavares
Rômulo Rodrigues

Texto e Direção: Ilo Krugli
Direção Musical e Músicas: Caíque Botkay
Codireção: Ribamar Ribeiro
Arranjos: Caíque Botkay e Daniel Fernandes
Figurinos Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo (Espetacular! Produções e Artes)
Assistente de Figurinos: Renata Lamenza
Adereços de Figurinos: Claudia Taylor
Costura: Atelier das Meninas
Visagismo: André Vidal
Cenário: Derô Martin
Iluminação: Djalma Amaral
Direção de Movimento: Sueli Guerra
Assistente de Direção de Movimento: Edney di Conti
Preparação Vocal: Pedro Lima
Assistente de Preparação Vocal: Marcelo Resende
Preparação Musical: Daniel Fernandes
Designer Gráfico: Fred Martins
Fotografia: Fernanda Sabença
Direção de Produção: Felipe Santos
Realização: Cia. Escaramucha de Teatro e Prama Comunicação

Agradecimentos

Carlos Augusto Nazareth, Claudeir Gonçalves, Juan Velasques, Karen Acioly, Marco Aurélio Hamellin, Maria Helena Kühner, CBTIJ

(Última Página)

Essas empresas apoiam a cultura:

(Anúncio) Werner

(Logos) Itapemirim, Cantina e Pizzaria Piolin, Vidraçaria Maracanã

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

A Cia. Escaramucha de Teatro, com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, estreia dia 24 de março o espetáculo infanto-juvenil Histórias que o Eco Canta, que traz para o Rio de Janeiro um pouco da pesquisa de um dos nomes mais importantes no teatro brasileiro, o diretor, ator, artista plástico e escritor Ilo Krugli.  Seu trabalho dentro do Grupo Ventoforte, transitando por diversas linguagens artísticas, influenciou criadores do mundo inteiro, tornando-se uma referência de teatro para crianças e um marco na arte-educação brasileira.

Encenado apenas uma vez, em 1994, na cidade de São Paulo, “Histórias que o Eco Canta” recebeu os principais prêmios da época. Essa nova montagem será dirigida pelo próprio autor e conta com a direção musical de Caíque Botkay, que em 1974, fundou no Rio de Janeiro, junto com Ilo, o Grupo Ventoforte, um dos principais grupos de teatro do Brasil. O projeto promove, dessa forma, o reencontro profissional desses dois grandes nomes.

O espetáculo Histórias que o Eco Canta, escrito por Ilo Krugli é baseado em três contos de Oscar Wilde, e pode ser reconhecido como uma dessas peças que, de maneira lúdica, apresenta para o público infanto-juvenil questões contemporâneas e eternas, como morte, amor, solidão e poder. Na peça, narradores inspirados pelo eco, costuram três histórias: na primeira um anão se apaixona por uma princesa e espera a hora de voltar a encontrá-la; na segunda, um rouxinol troca a sua vida por uma rosa vermelha, que irá supostamente, garantir a um estudante o amor de sua vida; na terceira, um gigante egoísta proíbe crianças de brincar no seu jardim, trancando-o de forma que nem mesmo a primavera consegue entrar. Todas as histórias sugerem imagens fantásticas cheias de possibilidades plásticas e poéticas.

O Espetáculo estreia dia 24 de março no Teatro Municipal do Jockey ficando em cartaz até 29 de abril, todos os sábados e domingos às 16h30.

Serviço

Espetáculo: Histórias que o Eco Canta
Texto e Direção: Ilo Krugli
Com a Cia Escaramucha de Teatro

A Cia Escaramucha de Teatro apresenta com texto e direção de Ilo Krugli o espetáculo Histórias que o Eco Canta que mostra três histórias contadas,  cantadas e misturadas pelo eco: O Aniversário da Infanta, O Rouxinol e a Rosa e O Gigante Egoísta.

Dias e horários:  sábados e domingos às 16h30
Classificação: livre
Ingresso: R$20,00
Duração: 60min.

Local: Centro de Referência Cultura Infância -Teatro Municipal do Jockey
Endereço: Rua Mário Ribeiro, 410 – Entrada de Automóveis
Rua Bartolomeu Mitre, 1110 – Gávea – Entrada de Pedestres
Bilheteria aberta a partir das 15h (sáb. e dom.)
De 24 de março a 29 de abril

Cia Escaramucha de Teatro

Ana Berttines
Diego de Abreu
Flavio Vidaurre
Itala Isis
Laura Becker
Mariana Xavier
Nelson Yabeta
Renata Tavares
Rômulo Rodrigues

Texto e Direção: Ilo Krugli
Direção Musical e Músicas – Caique Botkay
Codireção: Ribamar Ribeiro
Arranjos: Caíque Botkay e Daniel Fernandes
Figurinos: Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo (Espetacular! Produções e Artes)
Assistente de Figurino: Renata Lamenza
Adereços de Figurino: Claudia Taylor
Costura: Atelier das Meninas
Visagismo: Andre Vital
Cenário: Derô Martin
Iluminação: Djalma Amaral
Direção de movimento: Sueli Guerra
Preparação Vocal: Pedro Lima
Assistente de Preparação Vocal: Marcelo Resende
Preparação Musical: Daniel Fernandes
Design Gráfico: Fred Martins
Fotografia: Fernanda Sabença
Direção de Produção: Ana Berttines e Rômulo Rodrigues
Produção Executiva: Romero Monteiro
Assistente de Produção: Fellipe Santos
Realização e Cia Escaramucha de Teatro e Prama Comunicação