Cartaz, 2012

Programa do espetáculo que estreou em 17.03.2012, no Centro Cultural Justiça Federal, 2012

Filipeta, 2012

Barra

cbtij-acervo-cleiton-echeveste-cabeca-de-vent-filip-sesc-2012

Filipeta para a temporada do Teatro SESC Tijuca, 2012

Eduardo Almeida e Jan Macedo. Foto Cristina Froment

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA PARA O CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL)

(Capa)

Pandorga Cia. de Teatro e Gam Produções apresentam

CABEÇA DE VENTO

Texto e Direção: Cleiton Echeveste

(Interior)

Como agir diante da perda de um pai? Como lidar com essa ausência/presença – ou presença/ausência? Qual o lugar que passa a ocupar esse pai que se foi, mas que, ainda assim, permanece? Foi na tentativa de buscar respostas possíveis a estas perguntas, com as quais eu fui pessoalmente confrontado, e outras, que talvez nem tenha conseguido articular, que surgiu Cabeça de Vento.

Durante essa busca-mergulho-investigação, muito particular, em meio a um emaranhado de sentimentos, encontrei um elo que acabou me servindo de eixo central pra contar essa história: a pipa – ou papagaio, ou pandorga, por coincidência, ou não, o nome da companhia de teatro que Eduardo e eu criamos em 2005. Resolvi seguir essa pista, fisgar essa “isca”. Brincadeira/arte/esporte que eu aprendi com meu pai, construir e soltar pipas mostrou-se uma metáfora muito apropriada nesse momento. A pipa traz a leveza, a desenvoltura, a sutileza e o simbolismo que eu buscava. Afinal, o vento que faz a pipa voar é o mesmo vento que traz renovação, que carrega o pólen possibilitando a fecundação de plantas, que se transforma em furacão, que apaga a vela – que pode significar tanto a vida quanto a morte.

Sou grato ao Teatro, que nos coloca a necessidade constante de abertura e de escuta do outro. E não posso deixar de ser grata também a outra arte, a do Encontro. Sem alguns encontros fundamentais, não seria possível trazermos até vocês esse espetáculo. Primeiro, o encontro com essas três figuras fascinantes que a História nos traz, cujas vidas estão, verdadeira ou imaginariamente, ligadas à pipa: Benjamin, Fu Hao e Ricardo – que vieram nos auxiliar como mestres nessa jornada de amadurecimento e crescimento de Léo. E, é claro, os encontros com essa equipe fantástica que compõe uma ficha técnica dos sonhos de qualquer diretor, novos e antigos amigos/parceiros que embarcaram comigo nessa viagem, com amor, dedicação, imenso talento e generosidade. Obrigado a todos vocês!

Numa produção conjunta com a Gam Produções, este espetáculo foi montado e teve sua temporada de estreia patrocinada pela Petrobras, através do 1º Prêmio Montagem Cênica 2011, da Secretaria de Estado da Cultura.

Que o espetáculo seja tão instigante e prazeroso pra vocês quanto tem sido para mim. Boa viagem a todos!

Dedico Cabeça de Vento a meu pai, uma das minhas maiores inspirações, nesse espetáculo e na vida.
Cleiton Echeveste

Benjamin Franklin (1706-1790) – Cientista, diplomata e inventor norte-americano, um dos patronos da Declaração de Independência dos EUA; seus experimentos com uma pipa o levaram à invenção do para-raios.

Experimento da pipa – suposto experimento feito por Benjamin Franklin, em 1752, para comprovar que o relâmpago é um fenômeno elétrico, o que o levou à invenção do para-raios.

Joseph Priestley (1733-1804) – Teólogo e educador inglês que em 1767 publicou o livro A História e o Estado Presente da Eletricidade, no qual relatou o experimento feito por Benjamin Franklin.

Tu, Qjang, Ba – Grupos étnicos chineses inimigos da dinastia Shang.

Fu Hao – viveu por volta de 1200 a.C.- Generala e sacerdotisa chinesa, uma das esposas do Rei Wu Ding, da dinastia Shang (1766 a.C. a 1122 a.C.)

Zodíaco chinês – sistema de previsão do futuro e também de descrição de tendências de traços de personalidade, representado por doze animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Leão e Porco.

Buda – na filosofia budista, título dado àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal redescoberta aos demais seres.

Rei Ricardo I da Inglaterra (1157-1199) – Filho de Henrique II e Leonor, conhecido como Ricardo Coração de Leão, por sua bravura, foi um dos líderes da Terceira Cruzada.

Saladino (1138-1193) – Chefe militar muçulmano que se tornou sultão do Egito e da Síria e liderou a oposição islâmica aos cruzados europeus.

Rei João I da Inglaterra (1166-1216) – Irmão de Ricardo Coração de Leão – ficou conhecido como João Sem Terra, por não ter herdado nenhuma terra quando seu pai morreu.

Cruzadas – Movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa em direção à Terra Santa, nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina, e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las e mantê-las sob domínio cristão; a Terceira Cruzada aconteceu entre 1189 e 1192.

Rei Filipe II da França (1165-1223) – foi um dos líderes da Terceira Cruzada, junto a Ricardo Coração de Leão, com quem posteriormente rompeu, aliando-se a João Sem Terra.

Elenco

Eduardo Almeida
Jan Macedo
Luciana Zule

Ficha Técnica

Texto e Direção: Cleiton Echeveste
Assistência de Direção: Roseane Milani
Assistência de Produção: Eduardo Almeida
Produção Executiva: André  Roman
Trilha Sonora e Sonoplastia: Gustavo Finkler
Operação de Som: Arthur Scheinert
Cenografia e Figurinos: Daniele Geammal
Cenotécnica: Bambutec
Responsável pela Cenotécnica: Patrick Stoffel
Contrarregra: Wellington Fernandes
Camareira: Maria Amélia
Assistência de Figurino e Confecção: Caio Braga
Estagiária de Figurino: Inessa Azevedo
Visagismo Rodrigo Reinoso
Iluminação: Tiago Mantovani
Operação de Luz: Jorge Raibott
Preparação Corporal: Fernanda Guimarães
Preparação Vocal: Dani Calazans
Assessoria Pedagógica: Janine Hofmeister
Assessoria de Imprensa: Mônica Riani
Assessoria de Kung Fu: Lucilene Pessanha
Fotografia: Cristina Froment
Identidade Visual: Arthur Schreinert
Ilustrações: André Arantes
Coordenação do Projeto: Roseane Milani
Administração: GAM Produções

(Última Capa)

Agradecimentos

Angelita de Souza, Áurea Pitta, Ballet Isabella Augusta, Carolina Garcia, Devlin Belfort, Equipe do CCJF, Eugênio Pipas, Francisco Emanuel  Leite, Isabella Augusta Noronha, João Bina, José Geraldo Demézio, José Newton Canabarro, Karina Cavalcanti, Karla Martins, Leocádia Costa, Luísa Pitta, Maíra Bastos, Marcelo Aquino, Márcia Andrade, Mário Seixas, Nice Simeão, Oficina Social Produções, Rubens Nemitz, Silvia Carvalho, Tânia D’Almeida

Dedicamos também esse espetáculo às nossas crianças: Alice, Antônio e Júlia.

Cabeça de Vento estreou no dia 17 de março de 2012 no Centro Cultural Justiça Federal.

cabecadeventoteatro.wordpress.com

Este espetáculo foi contemplado com o Prêmio Montagem Cênica 2011

Patrocínio

(Logos) BR Petrobras, Governo Federal, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Este espetáculo foi contemplado com o Prêmio Montagem Cênica 2011.

Realização

(Logos) Oscip Nova Sociedade, Prêmio Montagem Cênica 2011, Pandorga, GAM Produções 

Apoio Cultural

(Logos) Bambutec, RP, Donna Natureza, Sun Fresh, Associação de Kung Fu Shaolin Norte, CBTIJ, Lavanderia Flor de Copacabana, Max Forma, Iaiá Garcia, Chapelaria Porto, Lunetterie, Rio, 94.1FM, Ki Doguinho, Calçados Motex, Calçados Motex, R & P, Werner

Apoio Institucional

(Logo) Centro Cultural Justiça Federal 

Promoção

(Logo) Globo, Metrô Rio