Programa, 2012

Filipeta, 2012

barra-laranja

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Grupo Sobrevento
apresenta

3ª SEMANA INTERNACIONAL DE TEATRO DE ANIMAÇÃO DO SOBREVENTO – FRAGILIDADE

Espetáculos
Debates
Oficinas

de 3 a 11 de Novembro

(Verso da Capa)

E o tempo passou e o mundo mudou e o peso das vozes fortes, das ideias fixas, das verdades absolutas, das certezas, das arbitrariedades, dos pulsos firmes revelou a sua inconsistência. Novos ventos vêm varrendo dogmas, preconceitos, machismo, racismo, cartesianismo, aristotelismo, pontas de peixeira, aristocracias, tradições, hábitos, inflexibilidades políticas, econômicas, filosóficas, estéticas, morais e religiosas.

Surrada pelo italiano Antonio Catalano, ressoada pela Cia. espanhola La Casa Incierta, segredada pelo francês Eric de Sarria, ressoprada pela belga Agnès Limbos, criada a pão de ló pelos espanhóis Hermanos Oligor; flutuando pelo ar nos quatro cantos do mundo, em uma conspiração de artistas, a ideia da fragilidade veio aninhar-se em nós. Esta Mostra – ela mesma tão frágil, tão delicada, tão vulnerável, tão instável – é a reunião de espetáculos de países e Culturas muito diferentes, de seres humanos muito parecidos. É um encontro de dúvidas – que são a própria alma da Arte – e não uma demonstração da força do Teatro de Animação. É a reunião de frutos delicados de uma árvore cultivada com muito cuidado, oferecidos a quem queira e saiba apreciar sabores sutis, aromas suaves e cores tênues. Frutos raros, oferecidos aos companheiros. E companheiros não são aqueles dos gritos, das palavras da ordem, das imposições: são, desde sempre, os que acompanham, os que comem, juntos, o mesmo pão.

Fragilidade – Grupo Sobrevento
(Página 01)

Fragilidade

(Página 02)

O Grupo Sobrevento

Uma das companhias teatrais brasileiras que mais viaja pelo país e que mais representa o Brasil no estrangeiros, o Sobrevento tem estado em países tão diferentes quanto a Estônia, Suécia, o Irã a Colômbia, a Irlanda, a Espanha, o Chile e Angola, entre outros. Tem sido responsável pela vinda de um grande número de companhias estrangeiras de Teatro de Bonecos e de Objetos ao país, além de responder pela organização e curadoria de diferentes Festivais. O Grupo completou 25 anos de fundação e acredita no risco, no compartilhamento de experiências entre artistas, na beleza de sua Arte, na modéstia de seu ofício e no Teatro como encontro.

O Espaço Sobrevento

Única sala dedicada ao Teatro de Animação na cidade de São Paulo, o Espaço Sobrevento é um galpão de 400 m² capaz de receber produções que um teatro tradicional não comportaria. Com uma estrutura móvel, a sala pode abrigar tanto uma pequena lona de circo, quanto uma tenda, um espetáculo intimista, uma montagem criada para o ar livre ou uma produção convencional. Situado na região do Brás, a duas quadras do Metrô Bresser, é de fácil acesso para toda a população e mantém um vínculo particularmente estreito com a sua vizinhança. Mais que uma sala de espetáculos, o Espaço Sobrevento é um lugar de pensamento, discussão, pesquisa, aprendizado, aperfeiçoamento e reunião de quem gosta do melhor Teatro de Bonecos e de Animação.

barra-laranja15

(Página 03)

Tic Tac Tic Tac
Antonio Catalano – Itália
(Para Bebês)

Microcontos, pequenas ações, movimentos delicados, sussurrados, sem palavras, falam do tempo que passa e do tempo que fica, em histórias escondidas em relógios especiais. Há muito tempo, Antonio Catalano – palhaço, ator, músico, e artista plástico consagrado na Itália, dono de um trabalho prolífico e singular – teoriza a prática e abandono da ideia tradicional de espetáculo, realizando um novo tipo de encontro artístico com os pequenos “espectadores”, nos quais busca provocar experiências vitais. Com o uso fantástico de objetos naturais e da vida contidiana (relógios, brinquedos, folhas, ramos), entre cenas, pinturas e esculturas – em um cenário que reinventará ao chegar ao Brasil, com materiais daqui -, o artista, que só viaja com uma pequena mala, consegue criar mundos estranhos e maravilhosos.

barra-laranja15

As Tribulações de Virgínia
Hermanos Oligor – Espanha
(Para Adultos )

Por três anos e meio, os irmãos Oligor estiveram fechados em um porão, inventado bonecos, traquitanas, autômatas animadas por roldanas e pedais, brinquedos mecânicos e maquinas. Para tratar das feridas de uma relação sem final feliz, terminaram por envolver toda uma cidade em uma aventura que, só depois de muito tempo, viu a luz – real – do sol. Acionando os diferentes e incríveis mecanismos, Valentin nos confidencia, no seu porão, a sua história: a história muito pessoal e verdadeira, de amor e desamor, que inventou.

barra-laranja15

(Página 04)

A História de Dallae
Art Stage SAN – Coreia
(Para todo Público)

Misturando Teatro de Bonecos e Dança, a peça, sem palavras, conta a história de uma família durante a Guerra da Coreia, em 1950, sob o olhar de uma criança Dallae. Tocante e poético, o espetáculo não fala propriamente da guerra, mas dos esforços de uma para superar as dificuldades naquele tempo difícil e nos deixa compreender um pouco do que é a Coreia, de forma sensível e delicada, lembrando-nos da esperança e da capacidade de superação do homem, mesmo quando a violência e a brutalidade estão à porta. Tendo viajado por diferentes países da Europa e da Ásia, esta apresentação marca a estreia nas Américas desta que é a mais destacada companhia coreana de Teatro de Animação contemporâneo e que ganhou, com este espetáculo, alguns dos maiores mundiais do Teatro de Animação.

barra-laranja15

A Cabeça nas Nuvens
Cia. Playground – Espanha
(Para Adultos)

A Cabeça nas Nuvens é uma criação do catalão Xavi Bobès, com a direção do francês Eric de Sarria, que transita entre o Teatro e as Artes Plásticas e que se vale de objetos, de coisas, para revelar a brincadeira dos adultos no mundo. Como uma criança, a manipulação dos objetos, de forma casual, transforma estes brinquedos nos personagens principais do espetáculo, representando as vivências de uma mulher a partir do dia em que é abandonada pela pessoa que ama. O espectador não ouve uma história, mas poderá viver todo o processo de adaptação da personagem: a solidão, as lembranças, os desejos frustrados, o desconsolo e as novas paixões. Xavi Bobês propõe um espetáculo pouco comum, delicado, sutil e, exatamente por isto, provocador. Fundada em 2003, a Cia. Playground aborda o Teatro como um jogo cênico a partir de uma pesquisa centrada nos objetos cotidianos.

barra-laranja15

(Página 05)

Pequenos Suicídios
Cia Rocamora – Espanha
(Para Adultos)

Pequenos Suicídios
é o famoso espetáculo do húngaro Gyula Molndr, considerado por muitos a primeira montagem de Teatro de Objetos. Apresentado pelo ator catalão Carles Cañellas, a quem o autor confiou o espetáculo, desde que desistiu de viajar. Este espetáculo em três quadros alcançou muito sucesso nos anos 80, em muitos países, e ainda hoje é uma obra cultuada pelos especialistas, que continua a surpreender e emocionar o público de hoje. Alka-Seltzer é uma tragédia na qual um remédio efervescente procura escapar de seu destino. Pita e Jög revela a paixão de um fósforo sueco por uma semente de café brasileira, exótica, fascinante e encantadora. O Tempo, a poesia tragicômica que encerra o espetáculo, é uma paródia sobre o inexorável passar dos anos. Pequenos Suicídios caminha sobre o arame fino que separa o Teatro de Atores e o Teatro de Bonecos.

barra-laranja15

Um Rio que Vem de Longe
Teatro Ventoforte – Brasil
(Crianças)

Um pequeno barco ancorado, que nunca tinha navegado, apaixona-se por uma flor que a correnteza levava. Quando o barquinho consegue libertar-se, é levado pelas correntezas, como a flor, e quase naufraga no mar. É salvo por um marinheiro, que lhe ensina a usar a âncora e, a saber, parar em frente aos que ama. O espetáculo explora a linguagem, os rituais e o imaginário das festas populares, é apresentado desde 1963. O Teatro Ventoforte, liderado por Ilo Krugli, é um marco do teatro para crianças no Brasil. Na sua trajetória, já apresentou trinta espetáculos, que somam mais de cinquenta dos prêmios de Teatro mais importantes do país.

barra-laranja15

(Página 06)

Meu Jardim
Grupo Sobrevento – Brasil
(Para Bebês)

Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto de uma autora belga de origem iraniana, o Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. A estrutura do texto original – que se lê em idioma ocidental, da esquerda para a direita, e em persa, da direita para a esquerda – mantêm-se, nesta montagem, com a construção e a desconstrução do jardim. Uma desconstrução que deixa, porém, uma semente, como presente de esperança e de possibilidade de recriação, ao alcance de todos nós. Para o Sobrevento, criar um mundo, um jardim, do nada, como o faz neste espetáculo, como Mandana Sadat o fez em seu livro, como o público o fez ao ter os seus bebês, é a crença de que há um mundo bonito a ser construído e de que a vida, definitivamente, vale a pena.

barra-laranja15

Presente Misterioso e Barro
Crazy Body Group – Irã
(Para Adultos)

Yaser Khaseb é um artista raro, que transita entre a Dança e o Teatro de Animação e que amalgama influências de grandes artistas da Austrália, do Brasil e de Israel. Quase desconhecido dos brasileiros, o teatro iraniano é muito rico, antigo, profundo e avançado e seus jovens artistas, dinâmicos, inquietos e inovadores. Khaseb apresenta dois espetáculos diferentes, que revelam seu virtuosismo e inventividade e que discutem o Teatro de Bonecos em uma encenação moderna, performática, que fala da batalha do artista consigo mesmo, com o mundo que o cerca, com suas criações. Premiado no Irã, seu trabalho vem ganhando reconhecimento em diferentes países europeus e afirmando-se em um país onde a Arte se expressa com uma coragem e uma força admiráveis.

barra-laranja15

(Página 07)

A Exploração do Objeto Vinculado ao Corpo, ao Conflito e à Memória – Xavi Bobés

Cia. Playground (Espanha)
6, 7 e 8/11 9h a 12h

O universo dos objetos revela aos atores numerosos enigmas sobre o que os cerca e sobre si mesmos. Esta oficina não poderá revelá-los e decodificá-los completamente, mas apresentará o potencial do objeto neste jogo e brincará com as suas possibilidades, em exercícios cênicos.

Simulacro das Sombras – Ronaldo Robles
Cia. Quase Cinema (Brasil)
8/11 – 17h a 19h

Simulacro das Sombras é um espaço para a reflexão sobre o Teatro de Sombras contemporâneo e a experimentação das novas descobertas da Cia. Quase Cinema para um Teatro de Sombras na rua. Ronaldo Robles esteve recentemente no Teatro Gioco Vita, na Itália, no primeiro intercâmbio-residência oferecido pelo mestre Fabrizio Montecchi. Após a oficina, Ronaldo coordenará uma sessão de projeções, demonstrando o resultado daquele workshop. Uma realização da Cia. Quase Cinema com o patrocínio do Ministério da Cultura – Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura.

(Página 08)

As seguintes companhias debaterão com o público os seus princípios este e os seus processos de criação, após uma de suas apresentações

Hermanos Oligor – Espanha – 3/11
Art Stage San – Coreia – 5/11
Cia. Playground – Espanha – 7/11
Cia. Rocamora – Espanha – 8/11
Crazy Body Group – Irã – 10/11

A Fragilidade do Mundo e das Pessoas:
O Teatro para Crianças de Hoje

Art Stage SAN (Coreia), Antonio Catalano (Itália), Teatro Ventoforte (Brasil) e Grupo Sobrevento (Brasil)
5/11 – 16h

A Fragilidade do Teatro: o Teatro de Animação e as outras Artes

Cia. Playground (Espanha), Cia. Rocamora (Espanha), Hermanos Oligor (Espanha) e Crazy Body Group (Irã)
9/11 – 16h

(Verso da Última Capa)

Tic Tac Tic Tac

Antonio Catalano – Itália
3 e 4/11 16h (Sab e Dom)
Para Bebês

As Tribulações de Virgínia
Hermanos Oligor – Espanha
3 e 4/11 20h (Sab e Dom)
Para Adultos

A História de Dallae
Art Stage SAN – Coreia
5 e 6/11 – 20h (Seg a Ter)
Para Crianças

A Cabeça nas Nuvens
Cia. Playground – Espanha
7/11 – 20h (qua)
Para Adultos

Pequenos Suicídios
Cia. Rocamora – Espanha
8 e 9/11 20h (Qui e Sex)
Para Adultos

Um Rio que Vem de Longe
Teatro Ventoforte – Brasil
10/11 – 16h (Sab)
Para Crianças

Meu Jardim

Grupo Sobrevento – Brasil
11/11 – 16h (dom)
Para Bebês

Presente Misterioso e Barro
Crazy Body Group Irã
10 e 11/11 20h (Sab e Dom)
Para Adultos

Espaço Sobrevento
R. Cel. Albino Bairão, 42, Metrô Bresser-Mooca.
Tel.: 3399-3589
www.sobrevento.com.br

(Última Capa)

A 3ª Semana Internacional de Teatro de Animação do Sobrevento é dedicada à memória de Rachel Ribas, fundador do Grupo Contadores de Estórias (Paraty, RJ). Um dos grandes privilégios que tivemos, em nossas vidas e carreira, foi ter feito de uma das artistas que mais admirávamos nossa amiga. Com Rachel, aprendemos muito. Nela, nos espalhamos. Dela, recebemos o conselho e a bênção antes da partida para o nosso primeiro Festival no estrangeiro. Guardamos os momentos que passamos com ela como um tesouro precioso. E, assim como nós, o Teatro brasileiro deve muito a ela.

Ficha tecnica-laranja

Idealização: Grupo Sobrevento
Curadoria: Sandra Vargas e Luiz André Cherubini
Direção de Produção: Grupo Sobrevento
Produção Executiva: Lucia Erceg
Assistência de Produção: Alessandra Cino e Maurício Santana
Programação Visual: Marcos Corrêa / Ato Gráfico
Assessoria de Imprensa: Quatro Elementos
Comunicação & Mkt. Cultural/EVCOM
Cenotécnico: Agnaldo Souza
Registro Fotográfico: Marco Aurélio Olimpo
Técnico de Iluminação: Marcelo Amaral
Equipe de Apoio: Giuliana Pellegrini, J. E. Tico, Henrique de Lemos Silva, Anita Erceg

Agradecimentos

Eduardo/Transportes Vidali, Hermanos Oligor, Dra. Martha Macruz de Sá.

Celebrando os 10 Anos da Lei de Fomento ao Teatro

Entrada Franca
Livre para Todos os Públicos

Patrocínio

(Logo) Petrobrás

Copatrocínio

(Logo) Korea Foundation

Apoio

(Logos) IBERESCENA, Governo da Espanha, Inaem, Secretária de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Realização

(Logos) Grupo Sobrevento, Programa Municipal de Fomento Teatro