Programa do evento que aconteceu na cidade de Brasília, no CCBB, de 28.07 a 21.08.2011

barra-laranja

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Ministério da Cultura e Banco do Brasil
apresentam e patrocinam

PRIMEIRO CICLO INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS

Espetáculos + Mesa-Redonda + Oficina
28 de Julho a 21 de Agosto 2011
Entrada Franca

(Verso da Capa)

Banco do Brasil e Ministério da Cultura apresentam o Primeiro Teatro Ciclo Internacional de Teatro para Bebês, projeto inédito no País, destinado à primeira infância.

Em parceria com o Grupo Sobrevento, destacada companhia teatral brasileira, e La Casa Incierta renomada companhia de teatro para bebês da Europa e responsável pelo ciclo internacional que acontece há nove anos consecutivos na cidade de Madri, o Centro Cultural Banco do Brasil realiza esse projeto por acreditar na importância do estimulo à convivência social entre bebês e seus pais, no direito do ser humano à cultura desde o seu nascimento e no poder de comunicação da arte.
Espaço de formação de público e de artistas, o CCBB recebe com alegria, uma nova geração que nos inspira ternura e esperança. É a oportunidade de dar a essas crianças, boas-vindas ao teatro, à arte e à vida.

Centro Cultural Banco do Brasil

(Página 01)

Todo ser humano é pleno desde que nasce. A um bebê não falta nada. É capaz de se comunicar de se relacionar, de se emocionar desde sempre. Entende tudo o que merece ser entendido. E isto é o suficiente e o importante para o Teatro, cujos elementos não são feitos de moléculas, de medidas, de quantias, mas de poesia, da poesia inata em todo ser humano.

O Teatro para Bebês é, ainda, um desafio para a artista e para o público. Luta contra o tédio, o cinismo, a desesperança, o preconceito, a força. Questiona o Teatro em que o Teatro se transformou. Busca um Teatro que foi, que poderia ter sido ou que ainda pode ser. Querendo, não a novidade, a modernidade ou a contemporaneidade, mas a dúvida.

Quando os nossos filhos nascem, aprendemos, juntos, um jeito de nos comunicar. Criamos formas de nos relacionar, de nos reconhecer. E terminamos por nos entender um pouco melhor. Este é o Teatro que o Teatro para Bebês quer ser: um encontro frágil onde cada atitude, cada gesto de cada participante, provoca novos resultados, um descobrimento, um novo olhar, um olhar de quem vê as coisas pela primeira vez e que é capaz de se maravilhar com elas, uma comunhão de gente que se quer, que acredita, que se entrega, que precisa dos outros e que nos outros se reconhece…

Grupo Sobrevento

barra-laranja15

(Página 02)

Bailarina

Grupo Sobrevento (Brasil)

Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afogou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha – agora, como quando pequena – teima em despertar.

Bailarina é um espetáculo muito íntimo e delicado que se comunica com o público dando-se por meio de silêncios, ações físicas, utilização de objetos, valorização das mínimas ações, que, na relação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior. Criado a partir de um texto inédito da atriz Sandra Vargas, é a primeira montagem do Sobrevento destinada à primeira infância, um Grupo brasileiro de renome internacional que completa 25 anos em novembro.

barra-laranja15

(Página 03)

Meu Jardim

Grupo Sobrevento (Brasil)

Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto de uma autora belga de origem iraniana, o SobreVento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. A estrutura do texto original – que se lê em idioma ocidental, da esquerda para a direita, e em persa, da direita para a esquerda – mantém-se nesta montagem, com a construção e a desconstrução do jardim. Uma desconstrução que deixa, entretanto, uma semente como presente de esperança e de possibilidade de recriação, ao alcance de todos nós. Para o Grupo SobreVento, criar um mundo, um jardim, do nada, no nada, como o faz em seu espetáculo, como o fez Mandana Sadat ao escrever o seu livro, como fez o público ao ter os seus bebês, é a crença de que há um mundo bonito a ser construído e que a vida, definitivamente, vale a pena.

O Grupo SobreVento é patrocinado pela Petrobras.

barra-laranja15

(Página 04)

Geometria dos Sonhos

Cia. La Casa Incierta (Espanha)

O espetáculos mostra um caminho poético que evoca a história de uma pedra que, movendo-se das entranhas da terra até seu destino, transforma em nuvem para, assim, realizar o seu sonho de poder chorar. O espaço é um sonho geométrico em forma de colmeia onde os espectadores penetram, uma caverna primitiva, o encontro com a fecundidade do mundo: o espaço onde se gera a luz que abre um caminho na escuridão. A Companhia La Casa Incierta, criadora do espetáculo, é precursora do Teatro para Bebês na Espanha, onde realiza um Ciclo Internacional de Teatro para a Primeira Infância, que já se encontra em sua nona edição.

barra-laranja15

(Página 05)

Tic Tac Tic Tac

Antonio Catalano (Itália)

Microcontos, pequenas ações, movimentos delicados, sussurrados, sem palavras falam do tempo que passa e do tempo que fica, em histórias escondidas em relógios especiais. Há muito tempo, Antonio Catalano teoriza e pratica o abandono da ideia tradicional de espetáculo, realizando um novo tipo de encontro artístico com os pequenos “espectadores”, nos quais busca provocar experiências vitais. Com o uso fantástico de objetos naturais e da vida cotidiana (Relógios, Brinquedos, Folhas, Ramos), entre cenas, pinturas e esculturas, consegue criar mundos estranhos e maravilhosos.

barra-laranja15

(Página 06)

Mesa-Redonda: O Teatro para Bebês no Mundo

Com Laurent Dupont (França), Antonio Catalano (Itália), La Casa Incierta (Espanha) e Grupo SobreVento (Brasil)

O Teatro para Bebês não só garante à primeira infância o seu direito à integração social e à cultura, mas também questiona o próprio Teatro que o Teatro se tornou, oferecendo novas perspectivas e abordagens que desafiam e motivam a experimentação de artistas maduros do mundo inteiro. Artistas com origem na Dança, na Música, nas Artes Plásticas, no Teatro de Animação, no Teatro de Atores, compõem essa mesa, que discutirá as provocações que a tomada dos bebês como público vem criando no panorama do Teatro Contemporâneo.

(Página 07)

Oficina
O Teatro para a Primeira Infância

com Laurent Dupont (França)

O Teatro para Bebês obriga os seus criadores a uma nova postura e a um novo olhar. Partindo do pressuposto de que todo ser humano tem uma capacidade inata de entendimento, de comunicação e de sensibilidade, chegamos a um ponto que desconhecemos, em que temos mais a aprender que a ensinar. Não nos servem mais os truques, as caretas, as cartas na manga, a emoção técnica e superficial, os velhos esquemas. E, de quebra, descobrimos que o espaço, o jogo, a forma e o lugar social que o Teatro assumiu também podem ser questionados. E que estas ideias às quais andamos agarrados – mesmo princípios científicos e fundamentos pedagógicos – não passam de preconceitos. E temos que olhar tudo como pela primeira vez. E redescobrir aquilo que achávamos que conhecíamos. Em busca de um novo Teatro, de uma nova comunicação e de nós mesmos.

Laurent Dupont é um dos pioneiros do Teatro para Bebês, Diretor de diferentes companhias, criador de um grande número de espetáculos, é uma das maiores referências mundiais no Teatro para a Primeira Infância. Em sua trajetória, enfrentou duras críticas, muita rejeição e até mesmo o deboche. Afirmou-se, porém, como um grande criador e pensador do Teatro Contemporâneo, a partir de sua tomada de posição radical, fazendo dos bebês o seu público primeiro e confiando em sua escuta e sensibilidade artística para desenvolver o seu espaço de expressão e criação.

(Página 08)

Espetáculos (Quinta a Domingo)

Bailarina
28 a 31.07- Qui a Dom, 11h e 15h

Meu Jardim
04 a 07.08 – Qui e Sex, 15h e 17h Sab e Dom, 11h e 15h

Geometria dos Sonhos
11 a 14/08 – Qui e Sex, 15h e 17h, Sáb e Dom, 11h e 15h

Tic-Tac Tic Tac

18 a 21.08 – Qui e Sex, 15h e 17h / Sab e Dom, 11h e 15h

Mesa-Redonda, 20h
O Teatro para Bebês no Mundo – 16.08

Oficina, 18h às 21h
Teatro para a Primeira Infância – 17 a 19.08

28 a 31/07 Bailarina, entrada mediante retirada de senhas uma hora antes do início do espetáculo
04 a 21/08 Demais Espetáculos, entrada mediante agendamento pelo telefone 3108-7600 (Terça a Domingo, de 9h às 21h)

(Verso da Última Capa)

Ficha tecnica-laranja

(Brasília)

Curadoria: Grupo Sobrevento e La Casa Incierta
Direção de Produção: Grupo Sobrevento
Assistência de Produção: Lucia Erceg
Produção Executiva: Janaína André
Acolhimento do Público: Renata Sabóia e Janaína André
Administração: Maurício Santana
Programação Visual: Marcos Corrêa/Ato Gráfico
Responsável Técnico: Marcelo Amaral
Cenotécnico: Agnaldo Souza
Assessoria de Imprensa: Iara Vidal

Patrocínio

(Logo) Ministério da Cultura e Banco do Brasil

Realização

(Logo) Centro Cultural Banco do Brasil, Grupo SobreVento

barra-laranja15

Bailarina

Elenco-laranja

Sandra Vargas

Ficha tecnica-laranja

Realização e Concepção Visual: Grupo Sobrevento
Texto: Sandra Vargas
Tradução e Adaptação: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Interpretação: Sandra Vargas
Direção Geral: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Cenografia, Bonecos e Adereços: Grupo SobreVento
Figurino: Sandra Vargas
Orientação Coreográfica: Juliana Pardo
Iluminação: Renato Machado
Operador de Som: Agnaldo Souza
Produção Executiva: Lucia Erceg

barra-laranja15

Meu Jardim

Elenco-laranja

Luiz André Cherubini
Maurício Santana

Ficha tecnica-laranja

Realização e Concepção Visual: Grupo Sobrevento
Texto: Mandana Sadat
Tradução e Adaptação: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Direção Geral: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Cenografia, Bonecos e Adereços: Grupo SobreVento
Orientação Cenográfica: André Cortez
Figurino: Thais Larizzatti
Direção Musical e Músicas Originais: João Poleto
Iluminação Renato Machado
Orientação Coreográfica: Alício Amaral, Juliana Pardo e J. E. Tico
Produção Executiva: Lucia Erceg

barra-laranja15

Geometria dos Sonhos

Elenco-laranja

Clarice Cardell

Ficha tecnica-laranja

Cenografia: Antonio Catalano e Zomes
Composição Musical: Queyi
Figurino: Val Barreto
Iluminação: Carlos Laredo
Preparação de Atriz: Irina Kouberskaya
Produção: La casa Incierta
Direção e Dramaturgia: Carlos Laredo

barra-laranja15

Tic Tac Tic Tac

Ficha tecnica-laranja

Criação, Direção, Dramaturgia e Interpretação Antonio Catalano
Produção: Companhia Casa Degli Alfieri

(Última Capa)

Livre para Todos os Públicos

SCES, Trecho 02, Lote 22 – (61) 3108-7600
bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_df
facebook.com/ccbb.brasilia
SAC 0800 729 0722 – Ouvidoria BB 0800 729 5678
Deficiente Auditivo ou de Fala 0800 729 0088

Realização

(Logos) Lei de Incentivo à Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Ministério da Cultura, Governo Federal